Como se inicia o Abrolhamento da Videira

O ciclo vegetativo propriamente dito inicia-se com abrolhamento da videira dependendo da localização da vinha, por isso nem todas as plantas iniciam o ciclo vegetativo ao mesmo tempo.

O Ciclo Vegetativo em 2008

Normalmente esta fase inicia-se entre os 80 a 130 dias após o dia 1 de Janeiro.

abrolhamento-floracao-pintor-maturacao

No Hemisfério Norte o abrolhamento ocorre geralmente durante o mês de Março, quando as temperaturas se elevam acima do zero vegetativo.

abrolhamento 4
O zero vegetativo corresponde aproximadamente a 10 ºC, mas pode variar em função das castas e da latitude do lugar onde são cultivadas as videiras.

O Aquecimento Global

Seria suposto que este ciclo vegetativo se iniciasse com a Primavera. Contudo, o aquecimento global está a provocar a antecipação destes ciclos.

Abrolhamento da Fernão Pires em Trás-os-Montes / 2016

Aspeto

Os gomos deixados ficam parecidos com algodão, nos nós deixados da poda e começam a aumentar o volume devido à humidade.

Depois aparecerá uma ponta verde, seguida de pequenas folhas verdes perfeitamente definidas e visíveis.

Antes do Abrolhamento da Videira

Falou-se anteriormente no choro da videira ou Lacrima Vitis, em consequência do rápido incremento da actividade radicular pela elevação da temperatura do solo, que consiste, na perda de seiva através dos cortes da poda feita durante o Inverno.

choro da videira 2
Este fenómeno antecede pouco tempo antes do abrolhamento ou da rebentação dos gomos (cerca de 2 semanas).

poda de frutificacao
Pode, no entanto, ocorrer bastante mais cedo (a partir de Janeiro), sempre que a temperatura do solo se eleve provocando a activação do sistema radicular.

choro da videira 5

Se a videira iniciar o ciclo vegetativo cedo demais, o risco de sofrer as consequências das geadas primaveris é mais elevado.