Alojamento Produtores Turismo Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

VINHOS CORTÉM

VINHOS CORTÉM
Rua Joao Alves 37-39, Cortém 2500-741, Vidais, Caldas da Rainha Telefone: +351 262930027
Rua Joao Alves 37-39, Cortém 2500-741, Vidais,
Caldas da Rainha
Telefone: +351 262930027


 

São cerca de 5 hectares de vinha a contornar um vale. Uma coleção impressionante de castas, algumas pouco comuns na região. Um processo de vinificação praticamente artesanal. Vinhos com muita classe! Com castas tradicionais: Jaen, Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonez e Tinto Cão, e internacionais como Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Petit verdot, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir, Petite Syrah, Carmenere, Sauvignon Blanc e Viognier.

Situados a perto de 20km das Caldas da Rainha num local bucólico e edílico, fui neste ambiente que fui extraordinariamente bem recebido pelo senhor Christopher Price e sua sempre simpática esposa, a senhora Helga Wagner. Ele um engenheiro de som, ela editora de som, tudo no campo de audiovisuais.

Os vinhos aqui são produzidos de forma orgânica. Segundo me contam os proprietários, há 70 anos atrás, praticamente só vinhas eram plantadas neste local. O casal iniciou a sua atividade nos Vinhos Cortém em 2004.
Aqui podem ser produzidas até 15000 garrafas.

8bottles

Dos serviços aqui prestados, além da venda ao público de vinho, tem também lugar a provas e ainda podem providenciar alojamento em ambiente de enoturismo de excelência.

Das provas que aqui fizemos em destaque para o seu exótico Orange Wine, um branco feito com Sauvignon Blanc e Viognier, com 15º. Um vinho muito aromático e expressivo, praticamente um dessert wine. De notas tropicais, excelente mineralidade, fresco no paladar, acidez equilibrada, apesar do álcool, não se sente o seu peso, sendo todo muito leve, tendo um ótimo final ao fruto.

Depois outro destaque para o seu tinto Tannat 2010, uma casca que começa a evoluir muito positivamente em Portugal, com notas de couro, grafite, frutos secos, avelâs, nozes, fruta vermelha madura, taninos irrepreensíveis, textura redonda e acetinada, de boa concentração e também com excelente fim de boca com algum prolongamento.

Finalmente uma curiosidade nos Vinhos de Lisboa. Um Jaen 2012, que mostra uma nuance curiosa em relação ao produzido na região do Dão! Aqui menos fruta vermelha e mais fruta preta, balsâmico, tosta, taninos sedosos, linear e muito saboroso. Uma curiosidade.

VC12345678910111213141516171819202122
Estão abertos todo o ano, pelo que merecem muito a sua visita.

VINHAS E ADEGA

2 Comentários

  1. Bom Dia Jorge,
    Muito obrigado para uma reportagem muito interessante, detalhado e favoravel sobre Cortém e nossos vinhos. Achamos tambem eles teem um toque especial deste terroir. Espero que tem tempo em breve visitar nos mais uma vez para provar todos os vinhos, e dar sua opiniao
    Chris e Helga

Deixe o seu comentário