Turismo Vinhos Vinhos Franceses Wines

Viajando pelo Mundo dos Vinhos Franceses – Região da Borgonha, parte 2, Denominação de Origem Chablis

Região da Borgonha, parte 2, Denominação de Origem Chablis

A região do Chardonnay!

chablis-mapa

É a zona mais a norte da Borgonha, produz um dos melhores vinhos brancos do mundo elaborado com esta casta.

Mapa de Chablis
Mapa de Chablis

Premier e Grand Crus

Os Premier Crus permitem uma guarda de quatro a sete anos, enquanto os Grand Crus permitem estender esse período por mais uns três anos.

Mapa dos Grand Crus de Chablis
Mapa dos Grand Crus de Chablis

Importante considerar estes potenciais tempos de guarda para não cair em algumas eventuais armadilhas encontradas em promoções no mercado com oferta de vinhos velhos.

O seu clima é fresco, o que origina vinhos com maior acidez e menos frutados, relativamente a zonas mais quentes.

chablis-2
Estes vinhos têm muitas vezes uma nota “flinty“, às vezes descrito como ” goût de pierre à fusil ” ( “degustação de gunflint “), e às vezes como ‘aço‘.

Aspetos da Chardonnay

Maturação em Barrica

A quantidade de maturação de barril, se houver, é uma escolha estilística que varia amplamente entre os produtores de Chablis. Muitos vinhos Grand Cru e Premier Cru recebem alguma maturação em barris de carvalho, mas tipicamente o tempo em barris e a proporção de barris novos é muito menor do que para os vinhos brancos da Côte de Beaune.

Vinhedos

A região cobre uma área de 15km x 20km em 27 municípios localizados ao longo do rio Serein.

Abadia de Pontigny: Foi fundada em 1114, e os monges plantaram videiras ao longo do Serein. Durante a Idade Média, a Igreja Católica , particularmente os monges cistercienses , tornou-se uma grande influência no estabelecimento do interesse económico e comercial da viticultura para a região.
Abadia de Pontigny:  Foi fundada em 1114, e os monges plantaram videiras ao longo do Serein. Durante a Idade Média, a Igreja Católica , particularmente os monges cistercienses , tornou-se uma grande influência no estabelecimento do interesse económico e comercial da viticultura para a região.

O solo é argila de Kimmeridge com afloramentos da mesma camada de giz que se estende de Sancerre até os White Cliffs de Dover , dando um nome ao período Cretáceo dos paleontólogos . O Grand Crus, os melhores vinhedos da região, todos situam-se numa única encosta pequena, virada a sudoeste e localizada ao norte da cidade de Chablis.
chablis-8

O início da Chardonnay

A Chardonnay crê-se ter sido primeiro plantada em Chablis pelos cistercienses de da Abadia de no século 12, e de lá se espalhou para o sul para o resto da região da Borgonha.

A Denominação de Origem Chablis

Em 1938, o Institut National des Appellations d’Origine criou a Appellation d’origine contrôlée (AOC) para Chablis que determinou a variedade de uvas (Chardonnay) e práticas aceitáveis de vinificação e viticultura dentro de limites definidos.

Um dos objetivos do estabelecimento da AOC foi proteger o nome “Chablis”, que por esta altura já estava sendo usado indevidamente para se referir a praticamente qualquer vinho branco feito a partir de qualquer número de variedades de uva branca em todo o mundo.

No início dos anos 60, os avanços tecnológicos na protecção contra as geadas dos vinhedos minimizaram alguns dos riscos e custos financeiros associados a vinhos variáveis e ao clima de Chablis.

chablis-3
O “Chardonnay-boom” mundial de meados do século XX, abriu mercados prósperos em todo o mundo a Chablis e as plantações de vinha viram um período de aumento constante.

chablis-18
Em 2004, as plantações de vinha em Chablis atingiram pouco mais de 10.000 acres (4.000 ha).

Aspeto de Chablis

Clima e geografia

Localizada no nordeste da França, a região de Chablis é considerada a extensão mais ao norte da região vinícola da Borgonha, mas está separada da Côte d’Or pelas colinas de Morvan , com a principal cidade vinícola de Beaune , na Borgonha, localizada a mais de 100 km, longe.

Isso torna a região de Chablis relativamente isolada de outras regiões vinícolas, com os vinhedos do sul da Champagne no departamento de Aube sendo o vizinho mais próximo vinificação.

chablis-17
A região vinícola de Chablis tem muito em comum com a província de Champagne , quando se trata de clima.

chablis-19Um Clima rigoroso!

Tem um clima semi-continental sem influência marítima . O pico da estação de crescimento do verão pode ser quente.

O inverno pode ser longo, frio e áspero, com condições geladas durar até maio adiantado.

Anos que experimentam muita chuva e baixa temperatura tendem a produzir vinhos excessivamente altos em acidez e frutas que é muito magra para apoiá-lo. Vintages que são extremamente quentes tendem a produzir gordura, flabby vinhos que são muito baixos em acidez.

chablis-20
A geada pode ser combatida por aquecedores, e asperção com recurso a sprinklers para formar uma camada de gelo.

O excepcionalmente pobre Chablis 1972 sofreu geada no tempo do vintage.

876_001
A região de Chablis situa-se na margem oriental da Bacia de Paris .

O solo mais antigo da região remonta à idade do Jurássico Superior , há mais de 180 milhões de anos e inclui um tipo de solo de vinha que é calcário e conhecido como argila de Kimmeridge .

Vinhas de Chablis Grand Cru

Vinhas de Chablis Premier Cru

Todos os vinhedos de Chablis Grand Cru e Premier Cru são plantados neste solo principalmente Kimmeridgean, o que dá uma nota distintamente mineral, cintilante para os vinhos.

Outras áreas, particularmente a maior parte das vinhas de Petit Chablis, são plantadas em um solo Portlandiano ligeiramente mais jovem , ainda de estrutura semelhante.

A paisagem do giz assemelha-se a algumas áreas de Champagne e de Sancerre.

Deixe o seu comentário