PORTUGAL VÍNICO Rotas Turismo Vinhos Wines

ROTAS DOS VINHOS – VINHOS VERDES

Rota dos Vinhos Verdes
Rota dos Vinhos Verdes
Rota dos Vinhos Verdes

 

Esta região vitivinícola ocupa a parte noroeste do território nacional e fica, na quase totalidade, entre os rios Minho e Douro. Apresenta uma paisagem e clima muito peculiares: zona de colinas e vales, com solos maioritariamente de origem granítica, tem verões frescos e invernos amenos. A humidade é elevada, resultado de uma precipitação significativa que se verifica uma boa parte do ano, bem como dos ventos que sopram do mar.

As vinhas, que se caracterizam pela sua grande expansão vegetativa, com diferentes tipos de condução, ocupam uma área de 21 mil hectares e correspondem a 15% da área vitícola nacional.

As referências mais antigas à produção de vinhos nesta região remontam já à época romana. Zona densamente povoada, onde os produtores são em grande número e a maioria das produções muito pequenas, a cultura da vinha assume aqui contornos únicos.

Um dos traços mais característicos da paisagem, são as ramadas sobre os caminhos e as videiras entrelaçadas nas árvores que ladeiam os campos.

Mas estas formas de condução das videiras têm vindo a ser substituídas por outras, mais modernas, que facilitam o trabalho e ajudam a melhorar a qualidade dos vinhos. Questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas levaram à divisão da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (DOC) em nove sub-regiões: Amarante”, “Ave”, “Baião”, “Basto”, “Cávado”, “Lima”, “Monção e Melgaço”, “Paiva” e “Sousa”.
É o verde que marca a paisagem do Minho e Douro Litoral, onde se situa a região Demarcada dos Vinhos Verdes. Não é difícil cruzar-se com campos verdejantes onde correm pequenos ribeiros e a plantação das vinhas é feita em ramada e partilha o espaço de cultivo com outros produtos agrícolas. A região é marcada pelo granito dos castelos, igrejas, pontes e os típicos espigueiros. Encante-se com os locais históricos das cidades de Guimarães e Braga, sinta a brisa marítima em Viana do Castelo e rume até à tradicional Ponte de Lima. No Norte da região deguste aquele que é considerado, por muitos, o melhor Vinho Verde de toda a região, o Alvarinho. Aproveite para visitar as aldeias serranas do Soajo e Castro Laboreiro e aprecie as magníficas paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

AS ROTAS

(clique nos links para mais informação)

POR ONDE PODE PASSAR
ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3
Melgaço Ponte da Barca Braga
Monção Ponte de Lima Guimarães
Vila Nova de Cerveira Viana do Castelo  
PRODUTORES DE VINHO JÁ APRESENTADOS QUE PODERÁ ENCONTRAR
PROVAM ADEGA COOPERATIVA DE PONTE DE LIMA VINHO VERDE CASA DA TAPADA
QUINTAS DE MELGAÇO   TAPADA DOS MONGES
VINHOS SOALHEIRO    
     
POR ONDE PODE PASSAR
ROTA 4 ROTA 5 ROTA 6
Vila Nova de Famalicão Celorico de Basto Guimarães
  Mondim de Basto Porto
PRODUTORES DE VINHO JÁ APRESENTADOS QUE PODERÁ ENCONTRAR
  CASA DO VALLE TAPADA DOS MONGES
     
POR ONDE PODE PASSAR  
ROTA 7 ROTA 8  
Amarante Marco de Canaveses  
Paredes    
Penafiel    
PRODUTORES DE VINHO JÁ APRESENTADOS QUE PODERÁ ENCONTRAR  
QUINTA DA AVELEDA    
CASA DE OLEIROS    
QUINTA DA LIXA    

Deixe o seu comentário