A Adega Cooperativa de Ponte de Lima – ACPL –  foi fundada em 1959 e entrou em laboração em 1962.

Com sede na rua Conde de Bertiandos, na vila de Ponte de Lima – a vila mais antiga de Portugal – a Adega dispõe actualmente de uma capacidade instalada de onze milhões e meio de litros, a que correspondem vinte e três mil pipas.

A Adega Cooperativa, sendo a expressão institucional de cerca de 2000 produtores, seus familiares e trabalhadores, constitui sem dúvida a mais relevante estrutura – se se quiser – a maior empresa do concelho de Ponte de Lima.

Em 1998, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima obteve a Certificação de Qualidade pela Norma NP EN ISO 9001, atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, tornando-se, assim, a primeira adega cooperativa do País a dispor desta certificação.

Em 2009, foi realizado com êxito o processo de transição para a Norma NP EN ISO 9001:2008.

A ACPL insere-se na sub-região do Lima, uma das nove sub-regiões que integram a Região Demarcada dos Vinhos Verdes que pelas suas características naturais de solo e clima e pelas castas que possui, produz vinhos muito diferentes, mas todos com características comuns, medianamente alcoólicos, frutados e frescos.

Os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte de Lima resultam da vinificação de uvas perfeitamente maduras de castas regionais onde em que nos brancos, o Loureiro tem expressão especial pela sua magnífica adaptação ao “terroir” da Ribeira Lima dando origem a um vinho muito apreciado pelo aroma e pelas suas boas qualidades organolépticas.

A Adega Cooperativa de Ponte de Lima – ACPL – é uma instituição consciente das dificuldades existentes num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Na sua actividade, a ACPL procura uma melhoria constante e uma adequação permanente de forma a responder com flexibilidade às exigências do mercado e à satisfação dos clientes e associados.

Na ACPL a política da qualidade é um imperativo na procura da melhoria contínua, estando os seus associados e colaboradores  conscientes da sua relevância na actividade e resultados da Instituição.

Nesse sentido, a política da organização da ACPL visa entre outros, os seguintes aspectos:
– Satisfação das expectativas dos clientes e associados;
– Mobilização dos associados e colaboradores na procura contínua de novas fontes de melhoria;
– Estabelecimento de contactos permanentes com os clientes e fornecedores;
– Investimento em acções de formação e divulgação, designadamente na reconversão e reestruturação da vinha;
– Cumprimento da legislação relativa à Segurança Alimentar através da metodologia HACCP, bem como da relativa à Higiene e Segurança no Trabalho.

Contactos:
Rua Conde de Bertiandos