Rotas Turismo Vinhos Wines

ROTAS DOS VINHOS – RIBATEJO – Vinhos do Tejo

RIBATEJO – Vinhos do Tejo

rota_ribatejo

Situado no centro de Portugal, o Ribatejo, com uma vasta superfície agrícola utilizada, de 258.000 hectares, cerca de 7% da nacional e com uma área florestal de 160.000 hectares, perto de 17% da nacional, possui inegáveis condições naturais para o desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias.

A presença da arte vitícola no Ribatejo não é recente: já D.Afonso Henriques se referia aos vinhos da região, no foral de Santarém e Gil Vicente citou-os num dos seus autos.

Encontramos na Região três zonas distintas de produção, conhecidas como o “ campo”, o “ bairro” e a “charneca”.

O “campo”, com as suas extensas planícies, adjacente ao Rio Tejo, conhecido também como a Lezíria do Tejo, sujeita a inundações periódicas, que causam alguns transtornos, são também responsáveis pelos elevados índices de fertilidade que aqueles solos de aluvião possuem. É, por excelência, a zona dos vinhos brancos, onde a casta Fernão Pires é rainha.

O bairro”, situado entre o Vale do Tejo e os contrafortes dos maciços de Porto de Mós, Candeeiros e Montejunto, com solos argilo-calcários, de relevo um pouco mais acidentado, é a zona ideal para as castas tintas, nomeadamente a Castelão e Trincadeira.

A “charneca”, localizada a sul do “campo”, na margem esquerda do Rio Tejo, com solos arenosos e medianamente férteis, se por um lado apresenta rendimentos abaixo da média da Região, por outro, induz a um afinamento, quer de vinhos brancos, quer de vinhos tintos. Os vinhos e os produtos vínicos com a Denominação de Origem ” Do Tejo”, podem ser originários das 6 Sub-Regiões: Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.

O vinho com a Indicação Geográfica “Vinho Regional Tejo” pode ser originário de um qualquer local dentro da Região Ribatejana e de um conjunto alargado de castas, representando neste momento cerca de 4/5 do volume total de vinhos certificados e engarrafados.

AS ROTAS

(clique nos links assinalados para mais informações)

POR ONDE PODE PASSAR
ROTA 1 ROTA 2 ROTA 3 ROTA 4
Azambuja Coruche Almeirim Abrantes
Cartaxo Samora Correia Alpiarça Constância
Golegã   Benavente Sardoal
Santarém   Chamusca Tomar
Golegã Torres Novas
  Salvaterra de Magos Vila Nova da Barquinha
Samora Correia
PRODUTORES DE VINHO JÁ APRESENTADOS QUE PODERÁ ENCONTRAR
ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕES   ADEGA COOPERATIVA DE ALMEIRIM QUINTA DO CASAL DA COELHEIRA
Adega do Cartaxo   CASA CADAVAL
CASAL DO CONDE   Quinta da Alorna 
QUINTA DA RIBEIRINHA   QUINTA DA LAGOALVA DE CIMA
QUINTA DO FALCÃO   QUINTA DO CASAL BRANCO
QUINTA VALE DE FORNOS    

Deixe o seu comentário