Menus Completos Turismo Vinhos Wines

Refeição Completa Low Cost com vinhos da Adega do Fundão

LOGO

Origem das receitas: Teleculinária, pratos por menos de 1,50€

Vinhos apresentados:

(clique nas referências para aceder às respetivas notas de prova)

Ingredientes:   600 g de batatas novas pequenas  2 tomates  1 cebola nova  1 pepino pequeno  100 g de queijo feta  2 c. (sopa) de azeite  1 c. (chá) de vinagre de cidra  Cebolinho q.b.  Hortelã q.b.   Preparação:  Coza as batatas em água durante 25 minutos, retire-as da água, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Reserve. Retire o pedúnculo aos tomates, faça-lhes um corte em cruz e leve-os a escaldar durante 30 segundos. Retire, coloque em água fria, elimine-lhes a pele, corte-os ao meio e retire-lhe as sementes. Pique e reserve. Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte as extremidades ao pepino, descasque-o, retire-lhe as sementes e corte a polpa em cubinhos. Corte também o queijo em cubos pequenos e misture estes ingredientes com as batatas e o tomate picado. Regue com o azeite e o vinagre, salpique com cebolinho e hortelã picada, envolva tudo e sirva.
Ingredientes:
600 g de batatas novas pequenas
2 tomates
1 cebola nova
1 pepino pequeno
100 g de queijo feta
2 c. (sopa) de azeite
1 c. (chá) de vinagre de cidra
Cebolinho q.b.
Hortelã q.b.
Preparação:
Coza as batatas em água durante 25 minutos, retire-as da água, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Reserve.
Retire o pedúnculo aos tomates, faça-lhes um corte em cruz e leve-os a escaldar durante 30 segundos. Retire, coloque em água fria, elimine-lhes a pele, corte-os ao meio e retire-lhe as sementes. Pique e reserve.
Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte as extremidades ao pepino, descasque-o, retire-lhe as sementes e corte a polpa em cubinhos. Corte também o queijo em cubos pequenos e misture estes ingredientes com as batatas e o tomate picado. Regue com o azeite e o vinagre, salpique com cebolinho e hortelã picada, envolva tudo e sirva.
Ingredientes:   8 carapaus médios limpos e sem cabeça  Sal q.b.  1 dl de óleo  1 cenoura  4 dentes de alho  1 colher (chá) de açafrão  4 colheres (sopa) de molho de soja  1,5 dl de vinagre  1 raminho de coentros ou salsa  Óleo para fritar Preparação:  Tempere os carapaus com sal e deixe-os repousar durante 15 minutos. Depois leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer. Descasque a cenoura e os alhos, corte a cenoura em rodelas finas e esmague os alhos. Deite tudo para um tacho, junte óleo, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o açafrão e o molho de soja, junte depois o vinagre, deixe ferver e retire do lume. Regue os carapaus com o escabeche e sirva quente decorado com a salsa ou os coentros. Pode acompanhar com batata cozida.
Ingredientes:
8 carapaus médios limpos e sem cabeça
Sal q.b.
1 dl de óleo
1 cenoura
4 dentes de alho
1 colher (chá) de açafrão
4 colheres (sopa) de molho de soja
1,5 dl de vinagre
1 raminho de coentros ou salsa
Óleo para fritar
Preparação:
Tempere os carapaus com sal e deixe-os repousar durante 15 minutos. Depois leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer.
Descasque a cenoura e os alhos, corte a cenoura em rodelas finas e esmague os alhos. Deite tudo para um tacho, junte óleo, leve ao lume e deixe ferver. Adicione o açafrão e o molho de soja, junte depois o vinagre, deixe ferver e retire do lume.
Regue os carapaus com o escabeche e sirva quente decorado com a salsa ou os coentros. Pode acompanhar com batata cozida.
Ingredientes:   1 frango  1 cebola  2 dentes de alho  1 pimento vermelho  1 pimento verde  1 dl de azeite  1 lata pequena de tomate pelado  1 colher (chá) de açafrão em pó  400 g de arroz agulha  9 dl de caldo de galinha a ferver  Sal e pimenta q.b.  Óleo para fritar   Preparação:  Corte o frango em pedaços pequenos e leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos. Retire e deixe escorrer. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo muito fino e deite para um tacho. Corte os pimentos ao meio, retire-lhes as pevides e as peles brancas, corte-os em cubinhos e junte-os ao tacho. Adicione igualmente o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte então o tomate picado com o molho, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione o açafrão e o frango, deixe ferver, junte o arroz e o caldo de galinha bem quente, mexa bem e deixe ferver. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, mexa, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 20 minutos. Desligue o lume, deixe repousar durante 10 minutos e depois sirva polvilhado com salsa.
Ingredientes:
1 frango
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 dl de azeite
1 lata pequena de tomate pelado
1 colher (chá) de açafrão em pó
400 g de arroz agulha
9 dl de caldo de galinha a ferver
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Corte o frango em pedaços pequenos e leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos. Retire e deixe escorrer.
Descasque a cebola e os dentes de alho, pique tudo muito fino e deite para um tacho. Corte os pimentos ao meio, retire-lhes as pevides e as peles brancas, corte-os em cubinhos e junte-os ao tacho.
Adicione igualmente o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte então o tomate picado com o molho, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos.
Adicione o açafrão e o frango, deixe ferver, junte o arroz e o caldo de galinha bem quente, mexa bem e deixe ferver. Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, mexa, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 20 minutos. Desligue o lume, deixe repousar durante 10 minutos e depois sirva polvilhado com salsa.
Ingredientes: Para o bolo:  4 ovos  160 g de açúcar  1 saqueta de gelatina de morango  250 g de farinha  1 colher (chá) de fermento em pó  2 dl de natas  Margarina para untar  Farinha para polvilhar   Para o recheio:  1 saqueta de gelatina de morango  1 saqueta de gelatina de ananás  1 saqueta de gelatina de kiwi  6 folhas de gelatina  1 lata de leite condensado  2 dl de natas  1 colher (chá) de essência de baunilha   Para a cobertura:  1 saqueta de gelatina de morango Preparação:  Comece por preparar as gelatinas individualmente conforme as instruções das embalagens, deite cada uma num recipiente baixo e leve ao frio até solidificarem. Faça o bolo: ligue o forno a 180º C, barre uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar durante 20 minutos, junte o pó da gelatina de morango e mexa. Adicione depois metade da farinha peneirada com o fermento e também as natas, misture, junte o resto da farinha peneirada e envolva delicadamente. Deite na forma, leve ao forno cerca de 40 minutos, verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer. Termine o recheio: com a ajuda de um cortador pequeno, corte alguns círculos das gelatinas, reserve-os e corte o resto das gelatinas em cubos. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem ferver. Deite o leite condensado no liquidificador, adicione as natas, a essência de baunilha e a gelatina derretida, ligue e deixe bater bem. Deite para uma tigela, junte os cubos de gelatina e misture. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque dentro da forma a metade inferior, espalhe a mistura das gelatinas por cima, cubra com a outra metade do bolo e leve ao frio até ficar bem solidificado. Entretanto faça a cobertura preparando a gelatina de morango como indica a embalagem, deixe-a arrefecer, regue o bolo e leve mais uma vez ao frio até ficar bem solidificado. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme, decore com os círculos de gelatina que reservou e sirva bem fresco.
Ingredientes:
Para o bolo:
4 ovos
160 g de açúcar
1 saqueta de gelatina de morango
250 g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
2 dl de natas
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Para o recheio:
1 saqueta de gelatina de morango
1 saqueta de gelatina de ananás
1 saqueta de gelatina de kiwi
6 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
2 dl de natas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Para a cobertura:
1 saqueta de gelatina de morango
Preparação:
Comece por preparar as gelatinas individualmente conforme as instruções das embalagens, deite cada uma num recipiente baixo e leve ao frio até solidificarem.
Faça o bolo: ligue o forno a 180º C, barre uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar durante 20 minutos, junte o pó da gelatina de morango e mexa. Adicione depois metade da farinha peneirada com o fermento e também as natas, misture, junte o resto da farinha peneirada e envolva delicadamente. Deite na forma, leve ao forno cerca de 40 minutos, verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.
Termine o recheio: com a ajuda de um cortador pequeno, corte alguns círculos das gelatinas, reserve-os e corte o resto das gelatinas em cubos. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem ferver. Deite o leite condensado no liquidificador, adicione as natas, a essência de baunilha e a gelatina derretida, ligue e deixe bater bem. Deite para uma tigela, junte os cubos de gelatina e misture.
Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque dentro da forma a metade inferior, espalhe a mistura das gelatinas por cima, cubra com a outra metade do bolo e leve ao frio até ficar bem solidificado. Entretanto faça a cobertura preparando a gelatina de morango como indica a embalagem, deixe-a arrefecer, regue o bolo e leve mais uma vez ao frio até ficar bem solidificado. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme, decore com os círculos de gelatina que reservou e sirva bem fresco.

Deixe o seu comentário