Produtores Turismo Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

QUINTA DO AVELAR – HISTÓRIA REVISITADA EM BUCELAS

LOGO QUINTA DO AVELAR
Sociedade Agro - Pecuária Quinta do Avelar, Lda. Quinta do Avelar - Freixial 2670 - 676 Bucelas Tel. (+351) 21 969 30 24 Fax (+351) 21 969 48 28
Sociedade Agro – Pecuária Quinta do Avelar, Lda.
Quinta do Avelar – Freixial
2670 – 676 Bucelas
Tel. (+351) 219 694 119 ou 219 964 174 (Adega)
Fax: 219 694 119

O entrar na Quinta do Avelar é um suster de respiração.

qta avelar 6

À partida nada indica que irei entrar num dos mais antigos produtores de vinho do DOC de Bucelas.

Ostentando orgulhosamente os seus 15 hetcares, com uma média de produção de 6 toneladas/hectare, estamos aqui perente um produtor suberbo, cheio de encanto e de história, que nos remete para um recuo no tempo.

Um ambiente bucólico, o chilrear dos pássaros sempre presente, longe do movimento dos veículos e cheio de encanto.
Toda a visita, além da companhia dos proprietários, foi conduzida pelo muito competente enólogo, Eng. Mário Andrade a quem agradeço todo o esclarecimento à cerca do que pensa do vinho de Bucelas.

Na realidade, e como refere e bem, e isso nota-se nos vinhos aqui produzidos, o verdadeiro vinho de Bucelas deve/deveria ter 18 meses de estágio mínimo. Ao fim deste tempo todo continua sempre muito fresco, e frutado, visto estarmos em solos calcários, e ganha-se ao mesmo tempo comprimento de nota e muita complexidade.

A fórmula base da Quinta do Avelar para o seu DOC Bucelas são 85% de Arinto de Bucelas, com os restantes 15% divididos entre Esgana-cão (Sercial) e Rabo-de-ovelha. E diga-se, resulta muito bem!

A propriedade foi adquirida pela família Geraldes Barba, completando uma área de 235 hectares. Um espaço totalmente amigo do ambiente circundante e integrado sob ponto de vista paisagístico, tendo até uma criação de gamos e veados. O seu proprietário original era o senhor Camilo Alves. Nada mais!

JCA
As vinhas são na maioria muito velhas, chegando algumas a ser centenárias. Em média têm 20-30 anos. Muita história do vinho de bucelas se encontra aqui!

 

1 Comentário

  1. Quinta do Avelar,que saudades do tempo em que se podia passar por lá assim como na quinta da arroteia,aceito que se fizesse desvios para não devassar a propriedade,mas aqueles portões,ó Nuno e João Paulo vocês parecem pré históricos!

Deixe o seu comentário