Alentejo Lojas do Produtor Produtores Restauração Restaurantes Turismo Vinhos Wines

HERDADE DAS SERVAS

HS
herdade_das_Servas
Serrano Mira – Sociedade Vinícola, S.A. Herdade das Servas Apartado 286 7101- 909 Estremoz Telefone: (+ 351) 268 322 949 Fax: (+ 351) 258 339 420 www.herdadedasservas.com info@herdadedasservas.com

 

A família Serrano Mira está ligada à criação de vinhos de qualidade há inúmeras gerações.

Herdade das Servas

De acordo com Luís Mira, nas propriedades da Herdade foram conservadas talhas de barro, datadas de 1667, que serviam de recipientes para a produção de vinho.

Os irmãos Mira, Carlos e Luís, acompanharam desde muito cedo as actividades familiares no sector do vinho e, ao longo do tempo, foram assimilando vivências importantíssimas para o desenvolvimento do projecto Herdade das Servas.

A família Serrano Mira zela por um património vinícola de 220 hectares, dividido em quatro vinhas: Azinhal, Judia, Clérigo e Servas.

As idades das vinhas estão compreendidas entre os 20 e 60 anos, excepto a Vinha das Servas, plantada em Janeiro de 2007.

Estão implantadas por talhões as seguintes castas: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Merlot, Petit Verdot, Sangiovese, Syrah, Touriga Franca, Touriga Nacional, Trincadeira e Vinhão, nas tintas e Alvarinho, Antão Vaz, Arinto, Encruzado, Rabo de Ovelha, Roupeiro, Semillon, Verdelho e Viognier, nas brancas.

As vinhas são seguidas por uma equipa de viticultura, liderada pelo Carlos Mira e assessorado pelo Prof. Yvon Bugaret, especialista em doenças na vinha e professor na Universidade de Bordéus, que faz um acompanhamento permanente através da estação meteorológica.

Herdade-das-Servas-Enoturismo-Estremoz-1-21

A adega da Herdade das Servas está preparada para vinificar pequenos lotes em separado. Assim, as cubas/lagares de vinificação não ultrapassam os 14 mil quilos, com sistema de temperatura controlada e em aço inoxidável.

As cubas de armazenagem são de pequena dimensão para levar as castas/lotes até ao final do processo em estreme, até ao momento em que a equipa de enologia efectue os melhores blends ou decida que determinada casta/lote tem por si só características de excelência, saindo assim em monovarietal.

Esta equipa é liderada pelo Luís Mira em estreita cooperação com Tiago Garcia, que executa todas as actividades.

No estágio dos vinhos, são utilizadas barricas de madeira de carvalho francês e americano das melhores tanoarias mundiais: Seguin-Moreau, Laffite, Demptos, Vicard, entre outras. O processo dura pelo menos 12 meses.

Todos os vinhos, depois de engarrafados, permanecem na cave no mínimo 6 meses.

A Herdade das Servas é o berço de vinhos que reflectem a história de uma zona de origem demarcada que afirma profundamente as suas características e qualidades.

Recentemente ainda, a Herdade das Servas inaugurou o seu restaurante, aberto nos seguintes dias e horários:

Horas
Seg: 12:30 – 0:00
Qua – Dom: 12:30 – 0:00

Este slideshow necessita de JavaScript.

A dedicação com que são produzidos há várias gerações confere-lhe um corpo e uma identidade e alma próprias. Venha descobri-los!

ALGUM PORTEFÓLIO