Menus Completos Turismo Vinhos Wines

Henrique Sá Pessoa Com Vinhos da Adega de Castelo Rodrigo

MENU		

ENTRADA	BOLINHOS DE COUVE-FLOR	Torre de Aguiar Frisante Branco
ANTEPASTO	GNOCCHIS DE BATATA	Torre de Aguiar Rosé
PEIXE	CATAPLANA DE POLVO (COM GENGIBRE E BATATA DOCE)	Castelo Rodrigo Síria Branco 2013
CARNE	MAGRET DE PATO (LACADO COM MEL)	Castelo Rodrigo Tinto 2008
SOBREMESA	DELÍCIA DE FRAMBOESA	Espumante Castelo Rodrigo Meio-Seco Branco
MENU ENTRADA BOLINHOS DE COUVE-FLORTorre de Aguiar Frisante Branco ANTEPASTOGNOCCHIS DE BATATA	Torre de Aguiar Rosé PEIXE	CATAPLANA DE POLVO (COM GENGIBRE E BATATA DOCE)	Castelo Rodrigo Síria Branco 2013 CARNE	MAGRET DE PATO (LACADO COM MEL)	Castelo Rodrigo Tinto 2008 SOBREMESA	DELÍCIA DE FRAMBOESA	Espumante Castelo Rodrigo Meio-Seco Branco
MENU
ENTRADA BOLINHOS DE COUVE-FLOR Torre de Aguiar Frisante Branco
ANTEPASTO GNOCCHIS DE BATATA Torre de Aguiar Rosé
PEIXE CATAPLANA DE POLVO (COM GENGIBRE E BATATA DOCE) Castelo Rodrigo Síria Branco 2013
CARNE MAGRET DE PATO (LACADO COM MEL) Castelo Rodrigo Tinto 2008
SOBREMESA DELÍCIA DE FRAMBOESA Espumante Castelo Rodrigo Meio-Seco Branco

 

INGREDIENTES   [Para 6 a 8 pessoas] 200 g couve flor 150 g ervilhas 1 pepino  1 dente de alho 5 colheres de sopa de iogurte natural 1 colher de sopa de sumo de limão 2 ovos 150 g de farinha 1 colher de chá de cominhos 1 colher de chá de açafrão das indias Sal q.b. Pimenta q.b. PREPARAÇÃO Coloque a couve-flor a cozer numa panela com água e quando estiver quase cozida, adicione as ervilhas e deixe cozer durante mais dois minutos. Escorra a couve-flor e as ervilhas. Ainda a quente, faça um puré. Adicione farinha com uma peneira, juntando os cominhos e o açafrão da Índia. Envolva tudo. Numa taça coloque um ovo inteiro e uma clara e bata ligeiramente. Incorpore o ovo batido.  Com uma colher, molde a massa em forma de bolinhos de bacalhau e frite os bolinhos num tacho com óleo bem quente. Corte o pepino em cubos pequenos. Numa taça envolva bem o pepino, o alho, o iogurte natural, o sal e o sumo de limão.
INGREDIENTES
[Para 6 a 8 pessoas]
200 g couve flor
150 g ervilhas
1 pepino
1 dente de alho
5 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de sumo de limão
2 ovos
150 g de farinha
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de açafrão das indias
Sal q.b.
Pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Coloque a couve-flor a cozer numa panela com água e quando estiver quase cozida, adicione as ervilhas e deixe cozer durante mais dois minutos. Escorra a couve-flor e as ervilhas. Ainda a quente, faça um puré.
Adicione farinha com uma peneira, juntando os cominhos e o açafrão da Índia. Envolva tudo.
Numa taça coloque um ovo inteiro e uma clara e bata ligeiramente. Incorpore o ovo batido.
Com uma colher, molde a massa em forma de bolinhos de bacalhau e frite os bolinhos num tacho com óleo bem quente.
Corte o pepino em cubos pequenos.
Numa taça envolva bem o pepino, o alho, o iogurte natural, o sal e o sumo de limão.

INGREDIENTES [Para 5 pessoas] Gnocchis 1 kg de batata velha (com casca e terra) 1 ovo Noz-moscada q.b. 150 a 200g de farinha (se a batata for bem seca precisa de menos farinha) sal e pimenta q.b. Pesto de manjericão 3 molhos de manjericão 4 colheres de sopa de pinhões 3 dentes de alho 4 colheres de sopa de queijo parmesão azeite q.b (suficiente para cobrir a pasta de manjericão) sal q.b PREPARAÇÃO Coloque uma panela de água ao lume com a quantidade suficiente para cobrir as batatas. Lave bem as batatas e coza-as durante cerca de 10 a 15 minutos (devem ficar bem cozidas). Os gnocchis ficam mais fofos se a batata absorver pouca água. Escorra bem as batatas e descasque-as ainda quentes para que a pele saia mais facilmente. Passe as batatas com a ajuda de um passe-vite. Junte a gema do ovo e a farinha numa taça e envolva bem - sem trabalhar muito a massa para não ficar elástica. Junte o sal, a pimenta, a noz-moscada, o queijo parmesão e incorpore tudo. Reserve e tape a massa para não secar. Retire pequenos pedaços da massa, faça rolos com a palma da mão na mesa de trabalho. Corte em cubos pequenos. Entretanto, aqueça uma panela com água, deixe ferver e mergulhe os gnocchis na água. Retire os gnocchis da água e envolva-os com o pesto. Rale queijo parmesão por cima e sirva.   Pesto de manjericão (Acompanhamento) Junte as folhas de manjericão e três dentes de alho num copo misturador. Triture um pouco as folhas, junte os pinhões, o azeite e volte a triturar. Adicione sal, queijo parmesão ralado e triture tudo mais uma vez. Continue a triturar até ficar cremoso. Conservar.
INGREDIENTES
[Para 5 pessoas]
Gnocchis
1 kg de batata velha (com casca e terra)
1 ovo
Noz-moscada q.b.
150 a 200g de farinha (se a batata for bem seca precisa de menos farinha)
sal e pimenta q.b.
Pesto de manjericão
3 molhos de manjericão
4 colheres de sopa de pinhões
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de queijo parmesão
azeite q.b (suficiente para cobrir a pasta de manjericão)
sal q.b
PREPARAÇÃO
Coloque uma panela de água ao lume com a quantidade suficiente para cobrir as batatas.
Lave bem as batatas e coza-as durante cerca de 10 a 15 minutos (devem ficar bem cozidas).
Os gnocchis ficam mais fofos se a batata absorver pouca água.
Escorra bem as batatas e descasque-as ainda quentes para que a pele saia mais facilmente. Passe as batatas com a ajuda de um passe-vite. Junte a gema do ovo e a farinha numa taça e envolva bem – sem trabalhar muito a massa para não ficar elástica. Junte o sal, a pimenta, a noz-moscada, o queijo parmesão e incorpore tudo. Reserve e tape a massa para não secar.
Retire pequenos pedaços da massa, faça rolos com a palma da mão na mesa de trabalho. Corte em cubos pequenos. Entretanto, aqueça uma panela com água, deixe ferver e mergulhe os gnocchis na água.
Retire os gnocchis da água e envolva-os com o pesto.
Rale queijo parmesão por cima e sirva.
Pesto de manjericão (Acompanhamento)
Junte as folhas de manjericão e três dentes de alho num copo misturador. Triture um pouco as folhas, junte os pinhões, o azeite e volte a triturar. Adicione sal, queijo parmesão ralado e triture tudo mais uma vez.
Continue a triturar até ficar cremoso. Conservar.
INGREDIENTES   [Para 4 pessoas] 4 tentáculos de polvo 1 cebola 1 pimento vermelho 2 alhos  1 malagueta  Talos de um molho de coentros picados 1 dente de gengibre  Azeite q.b. 50 g de batata doce  2 pedacinhos de cardamomo ½ copo de vinho branco ½ lata das grandes de tomate triturado Salsa a gosto PREPARAÇÃO Corte a cebola e o pimento vermelho à juliana, pique os alhos, 1 malagueta com sementes e os talos de coentros. Aqueça uma cataplana com azeite e refogue a cebola, o alho, os talos de coentros, o pimento vermelho e a malagueta durante cerca de 5 minutos em lume brando. Esmague o cardamomo e junte. Corte os tentáculos de polvo em pedaços e junte ao refogado, mexendo tudo para absorver bem os aromas. Junte o vinho branco e deixe apurar. Adicione a batata doce e o tomate triturado. Tape a cataplana, baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante 30 minutos. Tempere com salsa a gosto.
INGREDIENTES
[Para 4 pessoas]
4 tentáculos de polvo
1 cebola
1 pimento vermelho
2 alhos
1 malagueta
Talos de um molho de coentros picados
1 dente de gengibre
Azeite q.b.
50 g de batata doce
2 pedacinhos de cardamomo
½ copo de vinho branco
½ lata das grandes de tomate triturado
Salsa a gosto
PREPARAÇÃO
Corte a cebola e o pimento vermelho à juliana, pique os alhos, 1 malagueta com sementes e os talos de coentros.
Aqueça uma cataplana com azeite e refogue a cebola, o alho, os talos de coentros, o pimento vermelho e a malagueta durante cerca de 5 minutos em lume brando.
Esmague o cardamomo e junte. Corte os tentáculos de polvo em pedaços e junte ao refogado, mexendo tudo para absorver bem os aromas. Junte o vinho branco e deixe apurar. Adicione a batata doce e o tomate triturado. Tape a cataplana, baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante 30 minutos.
Tempere com salsa a gosto.

INGREDIENTES 1 magret de Pato 1 cabeça de Brócolos 125g (salgado) Amendoim 1 colher de sopa Mel 1 colher de sopa Five-Spices* 2 dentes Alho 2 colher sopa molho Soja Light a gosto Óleo Vegetal a gosto Flor de Sal PREPARAÇÃO Dê uns golpes na pele do pato. Coloque o pato a corar com a pele para baixo., numa frigideira fria. Numa taça, misture as Five-Spices com o mel e o molho de soja. Mexa bem e pincele o pato, ainda na frigideira. Tempere com sal e deixe cozinhar lentamente. Após cozinhar, deixe o pato repousar para repor os sucos. Aqueça um pouco de óleo vegetal numa frigideira. Junte os brócolos cortados em florete.  Junte tamém o alho laminado finamente e regue com o molho de soja. Sirva os brócolos e disponha o pato por cima. Decore com a mistura de mel e especiarias. *Five-Spices: mistura de 5 especiarias, bastante utilizada na Ásia. Normalmente, é composta de anis, canela, pimenta sichuan, sementes de funcho e cravinho.
INGREDIENTES
1 magret de Pato
1 cabeça de Brócolos
125g (salgado) Amendoim
1 colher de sopa Mel
1 colher de sopa Five-Spices*
2 dentes Alho
2 colher sopa molho Soja Light
a gosto Óleo Vegetal
a gosto Flor de Sal
PREPARAÇÃO
Dê uns golpes na pele do pato. Coloque o pato a corar com a pele para baixo., numa frigideira fria.
Numa taça, misture as Five-Spices com o mel e o molho de soja. Mexa bem e pincele o pato, ainda na frigideira. Tempere com sal e deixe cozinhar lentamente. Após cozinhar, deixe o pato repousar para repor os sucos.
Aqueça um pouco de óleo vegetal numa frigideira. Junte os brócolos cortados em florete.
Junte tamém o alho laminado finamente e regue com o molho de soja.
Sirva os brócolos e disponha o pato por cima. Decore com a mistura de mel e especiarias.
*Five-Spices: mistura de 5 especiarias, bastante utilizada na Ásia. Normalmente, é composta de anis, canela, pimenta sichuan, sementes de funcho e cravinho.
INGREDIENTES 1 Pão de Ló 225ml Nata 180ml Leite 2 Ovos Inteiros 3 Ovos Separados 1 Vagem Baunilha 180g Açúcar 150g Framboesas  Congeladas 2 Colher de Sopa Doce Framboesa a gosto Manteiga PREPARAÇÃO Pré-aqueça o forno a 160º.  Numa pequena forma, untada com manteiga, coloque o pão de ló em fatias finas, forrando toda a base. Retire as sementes de baunilha e coloque num tacho, juntamente com o leite e as natas e aqueça.  Separe os ovos e junte 2 ovos inteiros às gemas. Na taça das gemas, junte 120g de açúcar e bata bem com as varas. Junte tudo ao tacho de leite e natas. Leve ao lume sem ferver, mexendo vagarosamente. Coloque na forma e leve ao forno, 30 a 45 minutos. Retire do forno e reserve por 10 minutos. Cubra o pudim com o doce de framboesa e cubra com as framboesas congeladas.  Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar gradualmente. Cubra o pudim com o merengue. Leve ao forno por cerca de 10 minutos.
INGREDIENTES
1 Pão de Ló
225ml Nata
180ml Leite
2 Ovos Inteiros
3 Ovos Separados
1 Vagem Baunilha
180g Açúcar
150g Framboesas Congeladas
2 Colher de Sopa Doce Framboesa
a gosto Manteiga
PREPARAÇÃO
Pré-aqueça o forno a 160º.
Numa pequena forma, untada com manteiga, coloque o pão de ló em fatias finas, forrando toda a base.
Retire as sementes de baunilha e coloque num tacho, juntamente com o leite e as natas e aqueça.
Separe os ovos e junte 2 ovos inteiros às gemas. Na taça das gemas, junte 120g de açúcar e bata bem com as varas.
Junte tudo ao tacho de leite e natas. Leve ao lume sem ferver, mexendo vagarosamente.
Coloque na forma e leve ao forno, 30 a 45 minutos.
Retire do forno e reserve por 10 minutos. Cubra o pudim com o doce de framboesa e cubra com as framboesas congeladas.
Bata as claras em castelo e junte o restante açúcar gradualmente. Cubra o pudim com o merengue.
Leve ao forno por cerca de 10 minutos.

2 Comentários

Deixe o seu comentário