Bairrada Lojas do Produtor Produtores Turismo Vinhos Wines

CAVES SÃO JOÃO – O REGRESSO DE UM MITO

santo-5

LOGO

S. João da Azenha (Anadia) – Ap-1
3781-901 Avelãs de Caminho
PORTUGAL

geral@cavessaojoao.com

Tel.: (+351)234743118
Fax.: (+351)234743000

 

 

As Caves São João são do meu ponto de vista dos melhores produtores de vinhos da Bairrada de qualidade, que dispõem desde uma gama mais acessível ao público – mais económica -, a vinhos de extrema qualidade e de topo, de onde se destacam os vinhos da Quinta do Poço do Lobo. As suas linhas são do melhor que se pode provar e cujos valores são igualmente a um preço para que todos possam usufrui dum bom espumante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Desmistificando um pouco a harmonização com gastronomia, um espumante tem óbvias aptidões, e não apenas para serem consumidos em ocasiões festivas. Por exemplo, um espumante tipo vai muito bem com o típico leitão, mas também com um simples frango assado que trazemos das churrasqueiras, ou até um cabrito assado no forno. Se optar por um espumante branco vai muito bem com marisco, umas ameijoas na cataplana e até uma boa sardinha assada. Os espumantes rosé dão-se lindamente com pastas italianas, pizzas, saladas entre outras aplicações. Como pode o leitor verificar, tem inúmeras razões para optar por um bom espumante.

PME LIDER

 

 

Em 2020, as Caves São João farão um século de existência! Empresa familiar, que inicialmente comercializou vinhos de topo do Douro e licores, até aos anos 30, que devido à interdição na produção de vinhos do Porto fora da esfera de Gaia, começou aqui a épica aventura em vinhos e espumantes da Bairrada, cujo protagonista foi o enólogo francês Gaston Mainousson.

Daí as intermináveis galerias de cavaletes onde repousam tranquilamente os belíssimos espumantes das caves São João.

REFRESH
Para quem não saiba, para se ter um vinho espumante, legalmente terá que haver estágio mínimo de dois anos e meio, pressão dentro da garrafa de 6 bar e, dado não ser possível filtrar para manter a qualidade, é necessário pacientemente irem rodando as garrafas em romoage, para permitir uma decantação natural de depósitos.

MERCADO ALF PORTOMERCADO ALF PORTO

Interessante que as garrafas de espumante das Caves São João conservam o traço onde se começam a rodar as garrafas.

 

IMAGENS DAS CAVES ( clique para ampliar)

 

 

As Caves São João têm igualmente impacto na economia nacional, sendo dos principais exportadores de vinhos em mercados como o Brasil, África, Extremo Oriente, para onde enviam quase metade da sua produção.

 

A Quinta do Poço do Lobo possui cerca de 35 ha, e foi adquirida especificamente para produção de vinhos específicos da Bairrada, onde entre as castas tintas pontificam a Baga, Moreto, a Castelão e Cabernet Sauvignon. Destaque para o Espumante Tinto feito exclusivamente com Cabernet Sauvignon e comercializada a um valor bastante acessível rondando os 7€ no máximo. No que respeita a castas brancas temos o Arinto e o Chardonnay que contribui para mais um excelente espumente, o Quinta do Poço do Lobo Bruto, produzido precisamente das castas brancas mencionadas, igualmente vendido a valores máximos de 6€, mais uma vez acessível a todos.

 

PORTFÓLIO

 

FONTE E AGRADECIMENTOS: Caves São João e Sra. Da. Célia Alves (Bem haja!)