Eventos Turismo Vinhos Wines

Almoço na Escola de Turismo do Oeste – Caldas da Rainha

logo-aetocdr

PATROCÍNIO

COMISSÃO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA
COMISSÃO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA

panorama

Na Escola de Hotelaria do Oeste, nas Caldas da Rainha, fomos recebidos pelo Prof. Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto, acompanhado do Sr. Fernando Bravo, do Hotel Vale d’Azenha / Restaurante Golden, agente económico que desejava conhecer de perto todo o extraordinário trabalho desenvolvido por alunos e professores.

Professor Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto
Professor Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto

No Restaurante Pedagógico, quer o jovem “Chef” quer o jovem Empregado de Mesa, apesar de jovens alunos, revelaram já grande traquejo e mostraram o bom que se ensina nas Escolas de Turismo em Portugal.

A Professora Escanção Marisa esteve igualmente sempre presente e atenta a algumas explicações dadas sobre enogastronomia.

O futuro está assegurado com estes jovens e Professores muito profissionais e à altura do desafio! Assim tenham todos asas para voar.

Um encontro sempre caloroso com o meu amigo, Prof. Jorge Guilherme
Um encontro sempre caloroso com o meu amigo, Prof. Jorge Guilherme
O GRUPO COM ALUNOS, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA
O GRUPO COM ALUNOS, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA

O Menu foi composto de uma Entrada, depois uma Sopa de Legumes, Vitela Estufada com Amêndoa e por fim uma Torta de Laranja.
O convite tinha sido endereçado pessoalmente pelo Dr. Daniel Pinto ao qual acedi sem mais questão, a não ser o desafio que lancei. Eu escolhi os vinhos, os alunos desenharam a ementa, ou seja, invertendo a equação. E a prova foi plenamente superada.

OS VINHOS ESCOLHIDOS

Para a entrada, a harmonização foi com um vinho Sensato Leve Rosé 2015, que entre a Sopa de Legumes e a Vitela se abriu um Casal Figueira António Vital 2013, fazendo ponte para a Vitela, contrariando o paradigma de que as carnes vão sempre com vinhos tintos. Claro que neste último prato se abriu ainda um Reserva dos Amigos Tinto 2013 das Caves Vidigal, concluindo o repasto com uma extraordinária sobremesa de Torta de Laranja, harmonizada com um Cortém Sauvignon Blanc-Viognier Branco 2012, um vinho com curtimenta prolongada, cuja tonalidade o define como Orange Wine.

OS PRATOS SERVIDOS

Todos os presentes ficaram agradados a pedir um bis para uma próxima.

Aguardem pelo meu próximo desafio, Prof. Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto.

 

Deixe o seu comentário