PORTUGAL VÍNICO Roteiros Turismo Vinhos Wines

Aguardentes Vínicas – Denominação de Origem Lourinhã

lourinhaa

A Denominação de Origem

A Lourinhã é a única Denominação de Origem exclusiva para aguardentes em Portugal! A história perde-se nos tempos. Mais de 5 séculos a produzir e a envelhecer aguardentes!

Mapa da demarcação da Denominação de Origem Lourinhã
Mapa da demarcação da Denominação de Origem Lourinhã

Durante mais de 200 anos fortificou os melhores vinhos do Porto e atualmente é utilizada na fortificação do renascido Vinho de Carcavelos!

acl1234567Legislação

A região da Lourinhã é, tradicionalmente, produtora de aguardentes vínicas cuja qualidade tem sido reconhecida desde meados do século passado.

Insere-se esta afirmação no preâmbulo do Decreto-Lei nº 34/92, de 7 de Março, que reconhece a denominação de origem Lourinhã e que criou a primeira região demarcada do país para produção exclusiva de aguardente.

adega-a-j-vinhos-4

Evolução

No relatório sobre os estudos realizados em aguardentes da Lourinhã pela Estação Vitivinícola Nacional na década de setenta é referido terem os vinhos da região características normalmente existentes nas regiões de aguardente.

Nomeadamente a predominância de vinhos brancos, com baixo teor alcoólico e alta acidez fixa e provenientes de vinhas instaladas em zona de clima fresco e solos calcários.

Apesar das alterações estruturais entretanto ocorridas, dos 44 636 hl produzidos no ano 2000, o vinho branco representa 63%, continuando assim a produção de aguardente na conjuntura actual a ser um bom escoamento.

Requisitos Legais

O Estatuto da Região Demarcada das Aguardentes Vínicas da Lourinhã – Decreto-Lei nº 323/94, de 29 de Dezembro – quanto à delimitação, contempla essencialmente o concelho da Lourinhã.

Sendo específico em diversos aspectos dos quais se destaca o título alcoométrico natural máximo dos vinhos a destilar ser de 10% vol., a vinificação ser feita sem adição de anidrido sulfuroso.

Os sistemas utilizados na destilação poderem ser destilação contínua com título alcoométrico máximo de 78% vol. ou destilação descontínua com título alcoométrico máximo de 72% vol. para a aguardente de coração, e uma exigência de envelhecimento para comercialização no mínimo de 24 meses em barris de carvalho.

Agentes económicos

Os principais produtores são a Adega Cooperativa da Lourinhã e a Quinta do Rol, que, apesar duma conjuntura actualmente também desfavorável para as bebidas espirituosas, têm diligenciado a comercialização da aguardente com denominação de origem tanto no mercado nacional como no estrangeiro.

Temos então aguardentes DOC Lourinhã com identidade e alma próprias. Diria mesmo um produto único e genuíno.

2 Comentários

  1. Excelente aguardente, tenho o prazer de conhecer. ?

    1. Boa tarde. é muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses informam e agradam aos seus leitores. Este é o primeiro artigo de vários preparados semanalmente para dar a conhecer Aguardentes Vínicas. Cumprimentos.

Deixe o seu comentário