Vinhos Wines

Aromas do Vinho ( F, G, H )

aromas

Aromas do Vinho, letras F, G e H.

Faisonado Odor animal que recorda o dos animais de caça um pouco passados, que pode aparecer nos vinhos tintos velhos ou muito evoluídos. Tem origem na garrafa, por causa da redução.
Faisonado
Odor animal que recorda o dos animais de caça um pouco passados, que pode aparecer nos vinhos tintos velhos ou muito evoluídos. Tem origem na garrafa, por causa da redução.

Farmácia Odor químico, desagradável, que recorda o éter, o laboratório, a farmácia.
Farmácia
Odor químico, desagradável, que recorda o éter, o laboratório, a farmácia.

Feno Odor vegetal que recorda o da erva cortada, devido aos compostos carbonilados. Tem como base a cumarina, derivado do ácido cinâmico. É próprio dos vinhos tintos muito evoluídos.
Feno
Odor vegetal que recorda o da erva cortada, devido aos compostos carbonilados. Tem como base a cumarina, derivado do ácido cinâmico. É próprio dos vinhos tintos muito evoluídos.

Feto Aroma muito delicado e agradável, característico de certos vinhos brancos. Parece-se com o odor do musgo do carvalho, alfazema e da sálvia.
Feto
Aroma muito delicado e agradável, característico de certos vinhos brancos. Parece-se com o odor do musgo do carvalho, alfazema e da sálvia.

Floral Diz-se do aroma de certos vinhos que recorda o perfume de determinadas flores (rosa, espinheiro branco, tília, jasmim, violeta, roseira brava, madressilva, etc.).
Floral
Diz-se do aroma de certos vinhos que recorda o perfume de determinadas flores (rosa, espinheiro branco, tília, jasmim, violeta, roseira brava, madressilva, etc.).

Fosfatado Aroma que recorda a tinta, característico de certos vinhos ricos em fosfatos.
Fosfatado
Aroma que recorda a tinta, característico de certos vinhos ricos em fosfatos.

Framboesa Agradável aroma frutado de certos vinhos tintos.
Framboesa
Agradável aroma frutado de certos vinhos tintos.

Frutos secos Família de aromas que recordam aos frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, etc.). Os vinhos generosos, doces ou os tintos envelhecidos em toneis de madeira velha, exibem também aromas parecidos aos figos, passas, tâmaras, etc.
Frutos secos
Família de aromas que recordam aos frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, etc.). Os vinhos generosos, doces ou os tintos envelhecidos em toneis de madeira velha, exibem também aromas parecidos aos figos, passas, tâmaras, etc.

Frutos vermelhos Aroma de certos vinhos tintos que recorda as bagas vermelhas de bosque (framboesas, morangos, groselhas) ou às ameixas e cerejas maduras.
Frutos vermelhos
Aroma de certos vinhos tintos que recorda as bagas vermelhas de bosque (framboesas, morangos, groselhas) ou às ameixas e cerejas maduras.

Fumado Aroma que recorda o agradável cheiro da madeira queimada. É bastante característico de certas variedades brancas e também de alguns tintos de estágio.
Fumado
Aroma que recorda o agradável cheiro da madeira queimada. É bastante característico de certas variedades brancas e também de alguns tintos de estágio.

Girassol Aroma que parece em certos vinhos brancos.
Girassol
Aroma que parece em certos vinhos brancos.

Goivo Odor floral que recorda a forte fragrância das flores de goivo.
Goivo
Odor floral que recorda a forte fragrância das flores de goivo.

Grafite Odor mineral que aparece em certos tintos de grande classe.
Grafite
Odor mineral que aparece em certos tintos de grande classe.

Groselha Odor e sabor frutado que recorda o do fruto da groselheira. Existe uma groselha preta, também chamada cássis, cujo aroma se encontra sobretudo nos vinhos tintos.
Groselha
Odor e sabor frutado que recorda o do fruto da groselheira. Existe uma groselha preta, também chamada cássis, cujo aroma se encontra sobretudo nos vinhos tintos.

Herbáceo Odores ou aromas vegetais, com um matiz que recorda a erva. Considera-se um defeito se for excessivo, causado por uma prensagem ambiciosa ou pela presença de taninos verdes e óleos essenciais no vinho.
Herbáceo
Odores ou aromas vegetais, com um matiz que recorda a erva. Considera-se um defeito se for excessivo, causado por uma prensagem ambiciosa ou pela presença de taninos verdes e óleos essenciais no vinho.

Deixe o seu comentário