Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem

mapa

Breve historial

4

Fundada em 1954, a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazém concebeu desde os seus primórdios as suas infra-estruturas como cooperativa.

DSC_5520

Receber e vinificar as uvas cultivadas pelos seus associados, assente nas castas típicas da região do Dão, foi desde sempre o objectivo principal da Adega Cooperativa.

DSC_5514

Com quase 60 anos de existência, a notoriedade e sobriedade das suas marcas vincam o rigor desta Adega que vai de encontro à qualidade demarcada pela região do Dão.

DSC_5513

A primeira vindima realizada nas atuais instalações ocorreu em 1967, tendo entregue uvas cerca de 198 associados.

DSC_5512

Nos primeiros anos de actividade a Adega vendia toda a produção a granel.

DSC_5511

Gradualmente foi iniciando o processo de comercialização de vinhos engarrafados.

DSC_5510

Surge a primeira marca “Encosta da Estrela” em 1980 .

DSC_5509

Em 1985 a Adega Cooperativa atinge um passo importante na sua história ao tornar-se a primeira do seu género na região do Dão a ter linha de engarrafamento próprio.

DSC_5508

Ao mesmo tempo lança no mercado a marca “Pedra d’Orca”.

DSC_5507

Entretanto várias remodelações são efetuadas quer ao nível das instalações quer ao nível dos equipamentos, adaptando as infra estruturas iniciais aos novos procedimentos nas áreas de recepção, vinificação, armazenagem, engarrafamento e expedição.

DSC_5506

Atualmente a Adega Cooperativa possui um port-folio bastante alargado, comercializando vinhos, espumantes e aguardente.

DSC_5505

Produz anualmente cerca de 2 milhões de garrafas em várias marcas e segmentos dando especial importância aos vinhos DOC Dão.

DSC_5504

A notoriedade e qualidade dos produtos são a primazia da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, que aposta na melhor seleção de uvas e castas para as suas produções. Como produtora de vinhos de qualidade, a Adega através do seu portfólio de marcas pretende levar até à mesa dos consumidores a melhor companhia, para qualquer ocasião.

DSC_5503

A aposta no futuro é essencial para a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazém que procura diariamente, respeitando todos com quem se relaciona, colocar ao dispor do consumidor os melhores vinhos, distintos, elegantes, de aromas intensos e frutados, reveladores do carácter da região.

Região do Dão

Dão é terra de vinhos, de história e de contrastes. O acidentado do terreno, circundado por um conjunto de grandes serras que o protegem das influências exteriores (a poente encontra-se a serra do Caramulo, a sul a luxuriante Buçaco, a norte a serra da Nave e leste a imponente Estrela),

que constituem uma importante barreira às massas húmidas do litoral ou aos agrestes ventos continentais, o minifúndio e a exuberante vegetação com verde de todas as tonalidades que vai alternando com rocha, contribuem para o quase anonimato da vinha na paisagem. E, no entanto, as videiras estão lá plantadas em cerca de 20 000 hectares, onde as gentes do Dão aproveitam as excelentes condições edafo – climáticas para explorar a sua ancestral aptidão agrícola.

A rede hidrográfica da região caracteriza-se por um traçado rígido indicando um ajustamento claro à estrutura do relevo por onde correm os dois principais rios da região – o Dão e o Mondego – cujos cursos apresentam um grande paralelismo enquanto percorrem todo o maciço granítico. O rio Alva é o terceiro importante curso de água da região.

As vinhas estão instaladas em terrenos de baixa fertilidade, predominantemente graníticos com diversos afloramentos xistosos que surgem a sul e a poente da Região. Ainda que se encontre implantada em altitudes que rodam os 800 metros, é entre os 400 – 500 que vegeta em maior quantidade.
In: Comissão Vitivinícola do Dão

No Dão “os tintos são cintilantes, de cor rubi, encorpados, de aroma a sabor delicados. Envelhecem com extraordinária nobreza ganhando um bouquet esplendoroso, que os torna suaves e aveludados. Os brancos são leves e frescos, de cor amarela – citrina, com aroma suave e sabor frutado.”
In: Turismo do Centro de Portugal