Vinhos Wines

Castas Brancas – Malvasia da Madeira ou Malmsey

Malvasia da Madeira ou Malmsey

Malvasia (ou Malvazia) é uma série de castas de uvas brancas e tintas de origem grega (Ilha de Creta) usada na fabricação de vários vinhos.

800px-de_wit_1680_monemvasia_b
As castas estão dispersas por toda a zona do Mar Mediterrâneo.

800px-malvasia_grapes

É uva para vinhos licorosos de sabor intenso doce e graduado, e é particularmente encontrada no Piemonte, Piacentino, Parmense, Sicília, Puglia (em particular no Salento) e Sardenha (malvasia di Bosa).

Malvasia para o famoso Vin Santo
Malvasia para o famoso Vin Santo

Na atual Região Demarcada da Madeira produz-se um dos mais afamados vinhos desta casta, que também é conhecido pelo nome inglês de Malmsey.

Apesar do Sercial, Verdelho, Boal, Bastardo, Terrantez e Tinta da Madeira terem contribuído para a fama do Vinho da Madeira foi sem dúvida a Malvasia nas suas variantes Cândida, Roxa, Babosa e a Malvasia propriamente dita que espalhou o nome do vinho da Madeira desde o início da ocupação da ilha.

800px-vinice_madeira_santana
A tradição indica que foi a primeira casta a ser introduzida na Ilha da Madeira sob ordem do Infante D. Henrique que em 1445 mandou vir os primeiros bacelos do Mediterrâneo.

Aqui desenvolveu-se em áreas específicas do litoral na vertente meridional da ilha, estendendo-se pela Fajã dos Padres (Campanário), Paúl do Mar, Jardim do Mar, Arco da Calheta, Madalena do Mar, Sítio do Lugar (Ribeira Brava) e Anjos (Canhas).

Malvasia em Faja dos Padres
Malvasia em Faja dos Padres

Actualmente encontra-se principalmente em São Jorge, Arco de S. Jorge e Santana, no concelho de Santana, na zona norte da ilha em altitudes próximas dos 200 e 300 metros.

malvasia-1

Contudo a melhor Malvasia cresce principalmente na zona sul da ilha, mais propriamente em Câmara de Lobos, Estreito da Calheta e Campanário.

madeiravinhas

A produção da Fajã dos Padres, localidade mítica dos vinhos da Madeira produzidos a partir desta casta, é meramente significativa.

faja-dos-padres

Actualmente representa cerca de 5% da produção total de uvas na ilha e é juntamente com o Boal a casta branca mais representativa.

vinhas-ilha-da-madeira

A variedade mais plantada actualmente é a Malvasia-de-São-Jorge mas felizmente com o programa de reconversão das vinhas em curso assiste-se ao ressurgimento da variedade Malvasia Cândida e a sua melhor localização em zonas de menor altitude.

Ver Ainda

Clique em qualquer imagem para aceder à informação.

Deixe o seu comentário