A Casta Negra Mole

A Casta Negra Mole tem o seu berço no Algarve e é lá que é rainha.

Negra Mole da zona de Tavira

Esteve quase extinta !

A Casta Negra Mole foi durante uns anos abandonada e esquecida em centenas de hectares de vinhas nas províncias algarvias pelos seus agricultores que dela, pensaram que mais não havia a fazer.

Vinhedos de Negra Mole

Casta tosca, de aparência deslavada, com cachos grande e tricolores (uvas brancas, tintas e rosadas), dependendo do clone.

Clone em branco

A Casta Negra Mole apresenta aroma frutado e pouca concentração.

Especialmente os vinhos tintos ganham imensa alma estagiando em madeira durante 12 meses.

FONTE: JM Gonçalves

Não são certamente os melhores atributos que se conhece de uma casta dita de grande valor enológico.

Curiosamente a Casta Negra Mole torna-se tão rica, quando convertida num vinho que é muito expressivo e cheio de linguagem ancestral algarvia.

????????????????????????????????????

Macerados por pouco tempo, descobrem-se os claretes de outrora, cheios de fruta vermelha e sabor profundo.

Também os brancos estagiando parcialmente em barrica de carvalho ganham outra estrutura e amplitude de aromas.

tanoaria white reserve

FONTE: JM Gonçalves

A distribuição da Negra Mole

Macerados por mais tempo, vinhos produzidos com a Casta Negra Mole, permite-nos entrar no mundo dos tintos, tipo “Borgonha”.

Leves, mas ao mesmo tempo tensos, de fruta limpa, e boca longa.

Vinha em Alvor

Vinhos elaborados com a Casta Negra Mole inquietam os críticos e desafiam os mais primários conceitos do que são na verdade os grandes vinhos.

Se a concentração é o máximo que se procura, se é a elegância ou mesmo a autenticidade tão própria de cada região vitivinícola.

nmole4
Cada região tem que apresentar a sua alma e identidade própria. A Casta Negra Mole confere este binómio aos vinhos algarvios !!!

Vinhos-e-vinha-975x596
Prensada ao de leve, produz mostos brancos, os famosos “brancos de tintas” ou “ blanc de Noir”, super frescos, minerais e salinos, excelentes para os melhores bases espumantes ou para brancos de gastronómicos.

A casta Negra Mole requer barricas de carvalho francês ! FONTE: JM Gonçalves

Prensados com mais firmeza, produzem mostos rosa claros, quase salmão a puxar aos famosos rosés de “Provence”, aroma frutado e fresco, como uma elegância esmagadora.

Negra Mole provada no Clube de Vinhos Portugueses

Em 2017, o Clube de Vinhos Portugueses teve a grata experiência de provar um monovarietal desta casta.

O aspeto do vinho em copo

O aspeto do vinho em copo; imagem de 2016

Sob orientação da jovem enóloga Joana Maçanita, a Quinta João Clara foi o primeiro produtor do Algarve responsável por este ressurgimento e a produzir um monovarietal.

Clique na imagem que se segue para aceder à nossa apreciação deste fabuloso vinho, um dos melhores provados em 2017 e altamente recomendado.

negramole

Quinta João Clara Negra Mole Tinto 2014

Referência para este artigo: A negra mole – Fonte de história vitícola do Algarve, por Joana Maçanita