Vinhos Wines

A Arte e Técnica da Tanoaria

26071485_145636482764512_5961139393933606912_n (1)

A Arte e Técnica da Tanoaria

Existem inúmeras referências antigas sobre A Arte e Técnica da Tanoaria e objetos utilizados por tanoeiros.

93931

A Mitologia Grega

Conta que Zeus condena as 49 filhas do pobre Danaos, assassinas dos seus esposos, filhos de Egyptos, a voltar a encher com água do rio Tártaro um tonel sem fundo.

Antiguidade Clássica

O velho Diógenes, agonizado por não encontrar um só gomem segundo o que exigia a filosofia cínica, retirou-se do mundo para dentro dum barril.

Velho Diógenes

Os romanos

Conheceram o tonel celta, mas serviam-se preferencialmente de ânforas.

Contudo estes utensílios eram desvantajosos sob ponto de vista económico, especialmente para transporte marítimo de vinho e azeite, contribuindo para a estagnação técnica atribuída ao Império Romano.

Mesmo as pipas não sendo de utilização generalizada na Península Itálica antes do final do Séc. III, em Roma e no centro da atual Itália as pipas chegavam provenientes das mais diversas origens, sendo o utensílio conhecido desde o Séc. I.

Museu Galileo Roma
Os monumentos ilustrativos e figurativos

No Museu do Capitólio existe um baixo-relevo a representar um barco carregado de pipas, existe ainda uma lucerna no Museu Britânico fabricada numa oficina na zona centro de Itália, entre os fins do Séc. II e início do Séc. III.

No Séc. II o tonel, de origem gaulesa, suplantava largamente outros utensílios para transporte de líquidos, mesmo para a atual Itália, na altura detida pelo Império Romano.

barrica gaulesa
Boa parte das representações de pipas em Roma datam destes séculos, na Coluna de Trajano, Coluna Aureliana ou o Arco do Séptimo Severo, com cenas ilustrativas de diversas zonas do Império.

Tem a vantagem de ser arredondada e consequentemente, facilmente manejável, rolável e dirigível.

O Museu Calvet de Avignon tem um baixo-relevo ilustrativo do transporte de pipas por via marítima ou pelas estradas e outras vias terrestres.

 

Em território português, muito antes da nacionalidade, já existia A Arte e Técnica da Tanoaria. Sobre este tema falaremos em artigos futuros.

wine

1 Comentário

  1. Bom dia, qual o valor de um tonel de carvalho francês novo?

Deixe o seu comentário