Vinhos

9 Dicas Para Quem Deseja Ter uma Vinha

Ter-uma-Vinha

Vamos começar por partilhar consigo a consideração mais relevante. Criar e manter uma vinha em condições ideais para produzir vinho não é tarefa fácil. Se o seu sonho é vir a tornar-se um produtor vinícola, as próximas linhas têm como objetivo levá-lo a considerar os diversos aspetos envolvidos.

As seguintes 9 dicas dão rumo a uma aventura que lhe trará muitos desafios e idealmente, muita satisfação.

 

Considere a Luz

A exposição solar é um dos primeiros aspetos e dos mais importantes a considerar. Opte por um terreno onde as videiras estejam viradas a sul para otimizar o elemento que vai alimentar as uvas e definir o seu nível de açúcar.

 

Atenção ao Vento

O vento é um fator importante e deseja-se que as videiras estejam relativamente protegidas de intempéries. Não é por acaso que nos pontos mais expostos a clima volátil como as vinhas do Pico, nos Açores, existem muros erguidos em redor das mesmas.

 

O Mercado Dita a Produção

Se o seu intuito é produzir para venda, estude antecipadamente os vinhos que têm maior saída. Dessa forma saberá onde focar a sua energia e o investimento. Afinal, a produção de um bom e leve rosé ou um tinto encorpado não seguem os mesmos padrões.

 

A Uva Ideal

Tal como existem muitas variedades de vinho, é apenas natural que existam diversos tipos de uvas. Assegure-se que a zona do país onde pretende levar a cabo esta empreitada é convidativa para o tipo de uva e que o vinho que delas se produz alcança a qualidade necessária.

 

O Terreno Apropriado

As vinhas proliferam em tempo quente, com boa drenagem e idealmente num terreno íngreme. Para um produto final de qualidade, estas caraterísticas devem estar presentes na fatia de terra que pretende explorar.

 

A Qualidade do Solo

A terra não é toda igual e cada elemento que a compõe vai refletir-se acentuadamente na uva e no vinho. Não é por acaso que os vinhos Alentejanos e os do Ribatejo partilham elementos, mas são distintos. Comparemo-los com os vinhos do Douro e as caraterísticas do solo resultam em vinhos incontornavelmente diferentes.

 

Controlo de Pragas

Não será surpresa que as doenças podem acabar com o seu sonho rapidamente. Aprenda como manter as suas videiras saudáveis e controlar as pragas sem provocar danos no solo ou nas plantas. A qualidade final do vinho vai fazer a diferença.

 

Perspetiva de Lucro

É ideal começar por baixo e aprender com os seus erros antes de pensar em investir em maior escala. Qualquer negócio sustentável deve superar as suas dores de crescimento antes de considerar a expansão. Considere começar pelo mercado local e crie a sua marca, passo a passo.

 

Localização Ideal

Muitos dos melhores produtores de vinho nacionais vivem em casas rodeadas de vinha. Algumas delas são obras incríveis que juntam o prazer de viver numa casa de sonho, com a produção vinícola. Pode encontrar esta e outras propriedades pensadas para a produção de vinho online no portal de referência Imovirtual.

 

A produção de vinho não é um empreendimento particularmente fácil, ainda que seja muito prazeroso. Exige tempo, prática, paciência, tentativa e erro. Porém, com os argumentos certos, pode dedicar-se a este sonho de vida e empreender por um novo rumo.

Na pior das hipóteses, ganhará conhecimento acerca de uma área tão importante para a economia do nosso país e certamente terá a oportunidade de provar o fruto do seu trabalho: literalmente.

Deixe o seu comentário