Menus Completos Turismo Vinhos Wines

Sugestão de S. Martinho com Caves São João

Ingredientes: 

 1 farinheira

 4 colheres (sopa) de azeite

 400 g de arroz agulha

 9 dl de água a ferver

 Sal e picante q.b.

 

Preparação: 

Retire a pele à farinheira, desfaça-a bem, deite-a para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer bem.

Adicione o arroz, mexa até ficar bem quente e brilhante, junte a água a ferver, mexa, tempere com sal e picante a gosto, tape, reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos.

Depois desligue o lume, deixe descansar alguns minutos e sirva decorado a gosto.

Fonte das receitas: Teleculinária

Vinhos apresentados (clique nas referências para ver as notas de prova respetivas):

Ingredientes:  1,500 kg de polvo  1/2 pimento vermelho pequeno  1/2 pimento verde pequeno  1 cebola média  1 dl de azeite  2 colheres (chá) de vinagre  Sal e pimenta q.b.  Película aderente   Preparação: Coza o polvo na panela de pressão com um pouco de água e deixe ferver durante cerca de 30 minutos ou até ficar macio. Retire a pressão, tempere com um pouco de sal se necessário e deixe o polvo amornar. Coloque 3 folhas de película aderente sobrepostas, disponha o polvo escorrido por cima, enrole em forma de cilindro apertando bem e leve ao frio para ganhar consistência. Depois retire a película aderente e corte o polvo em rodelas muito finas com uma faca bem afiada. Descasque e pique a cebola finamente. Lave os pimentos, retire-lhes as sementes e peles brancas e corte-os em cubinhos. Deite o azeite numa tigela, junte o vinagre e misture bem. Adicione depois a cebola e os pimentos e mexa. Disponha o polvo num prato largo, como vê na foto, regue com o molho anterior, tempere com sal e pimenta moída no momento e sirva bem frio. Acompanhe com pão ou tostas.
Ingredientes:
1,500 kg de polvo
1/2 pimento vermelho pequeno
1/2 pimento verde pequeno
1 cebola média
1 dl de azeite
2 colheres (chá) de vinagre
Sal e pimenta q.b.
Película aderente
Preparação:
Coza o polvo na panela de pressão com um pouco de água e deixe ferver durante cerca de 30 minutos ou até ficar macio. Retire a pressão, tempere com um pouco de sal se necessário e deixe o polvo amornar.
Coloque 3 folhas de película aderente sobrepostas, disponha o polvo escorrido por cima, enrole em forma de cilindro apertando bem e leve ao frio para ganhar consistência. Depois retire a película aderente e corte o polvo em rodelas muito finas com uma faca bem afiada.
Descasque e pique a cebola finamente. Lave os pimentos, retire-lhes as sementes e peles brancas e corte-os em cubinhos. Deite o azeite numa tigela, junte o vinagre e misture bem. Adicione depois a cebola e os pimentos e mexa.
Disponha o polvo num prato largo, como vê na foto, regue com o molho anterior, tempere com sal e pimenta moída no momento e sirva bem frio. Acompanhe com pão ou tostas.
Ingredientes:  600 g de camarão com casca  1 cebola pequena  1,5 dl de leite de coco  1 lima  2 colheres (sopa) de óleo de amendoim  1 colher (chá) gengibre ralado  1 molho de cebolinho  1 pitada de canela em pó  1 pitada de pimenta branca  Sal q.b. Preparação: Descasque os camarões deixando-lhes apenas a ponta da cauda e retire-lhes o filamento escuro. Raspa a casca e esprema o sumo à lima, deite para um tacho, junte o leite de coco, o gengibre, a pimenta, a canela e as cabeças dos camarões, mexa bem, leve ao lume e deixe ferver durante 2 minutos. Retire do lume, passe por um passador de rede e rejeite as cabeças dos camarões. Descasque e corte a cebola em meias luas. Leve uma frigideira ao lume com o óleo de amendoim, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar até que fique macia. Adicione os camarões, tempere com sal e deixe saltear durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte então a mistura do leite de coco, mexa mais 2 minutos, retire do lume e sirva como petisco, polvilhado com o cebolinho picado e acompanhado com fatias de pão torrado. Se preferir sirva como prato com arroz branco.
Ingredientes:
600 g de camarão com casca
1 cebola pequena
1,5 dl de leite de coco
1 lima
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
1 colher (chá) gengibre ralado
1 molho de cebolinho
1 pitada de canela em pó
1 pitada de pimenta branca
Sal q.b.
Preparação:
Descasque os camarões deixando-lhes apenas a ponta da cauda e retire-lhes o filamento escuro.
Raspa a casca e esprema o sumo à lima, deite para um tacho, junte o leite de coco, o gengibre, a pimenta, a canela e as cabeças dos camarões, mexa bem, leve ao lume e deixe ferver durante 2 minutos. Retire do lume, passe por um passador de rede e rejeite as cabeças dos camarões.
Descasque e corte a cebola em meias luas. Leve uma frigideira ao lume com o óleo de amendoim, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar até que fique macia. Adicione os camarões, tempere com sal e deixe saltear durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte então a mistura do leite de coco, mexa mais 2 minutos, retire do lume e sirva como petisco, polvilhado com o cebolinho picado e acompanhado com fatias de pão torrado. Se preferir sirva como prato com arroz branco.
Ingredientes:   1 farinheira  4 colheres (sopa) de azeite  400 g de arroz agulha  9 dl de água a ferver  Sal e picante q.b.   Preparação:  Retire a pele à farinheira, desfaça-a bem, deite-a para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer bem. Adicione o arroz, mexa até ficar bem quente e brilhante, junte a água a ferver, mexa, tempere com sal e picante a gosto, tape, reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos. Depois desligue o lume, deixe descansar alguns minutos e sirva decorado a gosto.
Ingredientes:
1 farinheira
4 colheres (sopa) de azeite
400 g de arroz agulha
9 dl de água a ferver
Sal e picante q.b.
Preparação:
Retire a pele à farinheira, desfaça-a bem, deite-a para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer bem.
Adicione o arroz, mexa até ficar bem quente e brilhante, junte a água a ferver, mexa, tempere com sal e picante a gosto, tape, reduza o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos.
Depois desligue o lume, deixe descansar alguns minutos e sirva decorado a gosto.
Ingredientes para base:  200 g de bolachas de água e sal  80 g de manteiga amolecida  50 g de açúcar   Ingredientes para recheio:  400 g de queijo creme  180 g de açúcar em pó  2 dl de natas  2 ovos  1 saqueta de gelatina de morango  7 folhas de gelatina  1 limão Preparação: Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem, deite-a para um tabuleiro passado por água fria, deixe arrefecer e leve ao frio de um dia para o outro. No dia, prepare a base: triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a manteiga amolecida e o açúcar e misture até ficar tipo uma farofa. Espalhe no fundo de uma forma de fundo amovível, pressione com uma colher até chegar aos rebordos da forma e reserve no frio. Bata as natas em chantilly e guarde-as no frio. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Raspe a casca e esprema o sumo ao limão. Numa tigela, bata o queijo creme com o açúcar em pó, as gemas, a raspa e o sumo do limão. Escorra a gelatina, leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte à mistura do queijo, adicione também o chantilly e misture. Bata depois as claras em castelo, junte-as à mistura e mexa delicadamente. Finalmente, corte a gelatina de morango em pedacinhos, adicione-os ao preparado e envolva delicadamente. Deite a mistura anterior para a forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até ficar bem solidificado. Depois abra a forma, desenforme e sirva decorado a gosto, se quiser com um pouco de compota de morango ou framboesa, como vê na foto.
Ingredientes para base:
200 g de bolachas de água e sal
80 g de manteiga amolecida
50 g de açúcar
Ingredientes para recheio:
400 g de queijo creme
180 g de açúcar em pó
2 dl de natas
2 ovos
1 saqueta de gelatina de morango
7 folhas de gelatina
1 limão
Preparação:
Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem, deite-a para um tabuleiro passado por água fria, deixe arrefecer e leve ao frio de um dia para o outro.
No dia, prepare a base: triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte a manteiga amolecida e o açúcar e misture até ficar tipo uma farofa. Espalhe no fundo de uma forma de fundo amovível, pressione com uma colher até chegar aos rebordos da forma e reserve no frio.
Bata as natas em chantilly e guarde-as no frio. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Raspe a casca e esprema o sumo ao limão. Numa tigela, bata o queijo creme com o açúcar em pó, as gemas, a raspa e o sumo do limão. Escorra a gelatina, leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte à mistura do queijo, adicione também o chantilly e misture. Bata depois as claras em castelo, junte-as à mistura e mexa delicadamente. Finalmente, corte a gelatina de morango em pedacinhos, adicione-os ao preparado e envolva delicadamente.
Deite a mistura anterior para a forma sobre a base de bolacha e leve ao frio até ficar bem solidificado. Depois abra a forma, desenforme e sirva decorado a gosto, se quiser com um pouco de compota de morango ou framboesa, como vê na foto.

2 Comentários

Deixe o seu comentário