Menus Completos Turismo Vinhos Wines

Sugestão de almoço de Domingo com vinhos das Caves São Domingos

camarao

Fonte das receitas: Teleculinária

 

Vinhos apresentados (clique nos vinhos para ver as notas de prova):

Espumante São Domingos Elpídio Branco Bruto
São Domingos Colheita Branco 2012
Espumante São Domingos Tinto Bruto 2010
Espumante São Domingos Reserva Meio Seco Branco

 

Ingredientes:  800 g de batatinhas novas  250 g de bacon  1 dl de azeite  1 colher (café) de colorau em pó  2 dentes de alho  Tomilho q.b.  Sal e pimenta q.b.   Preparação: Descasque as batatinhas e coza-as em água abundante temperada com sal. Depois retire-as e coloque-as em água fria para arrefecerem. Descasque e corte os alhos em lâminas. Reserve. Aqueça o forno a 180 graus. Enrole uma fatia de bacon em cada batata e prenda com um palito. Coloque as batatas enroladas num tabuleiro e tempere com sal, pimenta, os alhos laminados, tomilho e o colorau. Regue com o azeite e leve ao forno até o bacon ficar crocante. Sirva como entrada, petisco ou acompanhamento.
Ingredientes:
800 g de batatinhas novas
250 g de bacon
1 dl de azeite
1 colher (café) de colorau em pó
2 dentes de alho
Tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as batatinhas e coza-as em água abundante temperada com sal. Depois retire-as e coloque-as em água fria para arrefecerem. Descasque e corte os alhos em lâminas. Reserve.
Aqueça o forno a 180 graus. Enrole uma fatia de bacon em cada batata e prenda com um palito. Coloque as batatas enroladas num tabuleiro e tempere com sal, pimenta, os alhos laminados, tomilho e o colorau.
Regue com o azeite e leve ao forno até o bacon ficar crocante. Sirva como entrada, petisco ou acompanhamento.
Ingredientes:  500 g de camarão 40/60  300 g de massa de conchas  1 pimento vermelho pequeno  1 pimento verde pequeno  1 cebola grande  2 dentes de alho  3 colheres (sopa) de polpa de tomate  1 dl de azeite  1 dl de vinho branco  1 colher (chá) de colorau  Tabasco q.b.  Coentros picados q.b.  Sal e pimenta q.b.   Preparação: Descasque a cebola e os dentes de alho, pique-os e aloure-os num tacho com o azeite. Depois de limpos e cortados em cubos, junte os pimentos ao refogado, bem como o colorau, e deixe refogar até ganhar cor. Acrescente depois a polpa de tomate, refresque com vinho branco, mexa e adicione 1,5 L de água. Deixe levantar fervura, junte a massa e deixe cozer. Descasque o camarão, mantendo apenas a cauda e a cabeça, e junte à massa quando estiver quase cozida. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até o caldo apurar. Tempere com sal, pimenta e tabasco e, no final, adicione, se desejar, um pouco de coentros picados.
Ingredientes:
500 g de camarão 40/60
300 g de massa de conchas
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento verde pequeno
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 dl de azeite
1 dl de vinho branco
1 colher (chá) de colorau
Tabasco q.b.
Coentros picados q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque a cebola e os dentes de alho, pique-os e aloure-os num tacho com o azeite. Depois de limpos e cortados em cubos, junte os pimentos ao refogado, bem como o colorau, e deixe refogar até ganhar cor.
Acrescente depois a polpa de tomate, refresque com vinho branco, mexa e adicione 1,5 L de água. Deixe levantar fervura, junte a massa e deixe cozer.
Descasque o camarão, mantendo apenas a cauda e a cabeça, e junte à massa quando estiver quase cozida. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até o caldo apurar. Tempere com sal, pimenta e tabasco e, no final, adicione, se desejar, um pouco de coentros picados.

 

Ingredientes:   1 cebola grande  3 dentes de alho  500 g de carne de porco aos cubos  1 colher (sopa) de massa de pimentão  2 dl de vinho branco  Sal e pimenta q.b.  1 dl de azeite  500 g de amêijoas  250 g de miolo de camarão  4 camarões médios  1 linguiça pequena  Coentros q.b.   Preparação: Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os dentes de alho. Arranje a carne e tempere-a com a massa de pimentão, o vinho branco, os alhos, sal e pimenta. Envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos. Aqueça metade do azeite num tacho, junte depois os cubos de carne escorridos e deixe-os corar de ambos os lados. Adicione a marinada, deixe apurar, retire do lume e reserve. Numa cataplana, coloque metade da cebola, depois a carne escorrida, as amêijoas, o miolo de camarão, os camarões, a restante cebola, a linguiça cortada em rodelas e um molhinho de coentros. Regue com o molho da carne e o restante azeite, feche e leve ao lume durante 25 minutos, virando a meio e sacudindo a cataplana de vez em quando. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva polvilhado com coentros picados.
Ingredientes:
1 cebola grande
3 dentes de alho
500 g de carne de porco aos cubos
1 colher (sopa) de massa de pimentão
2 dl de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
1 dl de azeite
500 g de amêijoas
250 g de miolo de camarão
4 camarões médios
1 linguiça pequena
Coentros q.b.
Preparação:
Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em rodelas e pique os dentes de alho. Arranje a carne e tempere-a com a massa de pimentão, o vinho branco, os alhos, sal e pimenta. Envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos.
Aqueça metade do azeite num tacho, junte depois os cubos de carne escorridos e deixe-os corar de ambos os lados. Adicione a marinada, deixe apurar, retire do lume e reserve.
Numa cataplana, coloque metade da cebola, depois a carne escorrida, as amêijoas, o miolo de camarão, os camarões, a restante cebola, a linguiça cortada em rodelas e um molhinho de coentros. Regue com o molho da carne e o restante azeite, feche e leve ao lume durante 25 minutos, virando a meio e sacudindo a cataplana de vez em quando. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva polvilhado com coentros picados.

Ingredientes:  100 g de açúcar  100 g de coco ralado  50 g de farinha maisena  6 gemas  1 lata de leite condensado  4 dl de leite de coco  2 dl de leite  1 pau de canela  1 casquinha de limão  Coco ralado torrado para polvilhar   Preparação: Leve ao lume o leite com o leite condensado, o pau de canela, a casca de limão e o leite de coco. Deixe ferver, mexendo de vez em quando para não queimar o leite condensado. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e mexa. Adicione depois o coco e as gemas e mexa novamente. Rejeite a canela e a casca de limão do preparado de leite e adicione-o em fio ao preparado das gemas. Leve novamente ao lume até engrossar, retire do lume e divida por taças. Decore com coco com ralado e paus de canela e sirva.

Ingredientes:
100 g de açúcar
100 g de coco ralado
50 g de farinha maisena
6 gemas
1 lata de leite condensado
4 dl de leite de coco
2 dl de leite
1 pau de canela
1 casquinha de limão
Coco ralado torrado para polvilhar
Preparação:
Leve ao lume o leite com o leite condensado, o pau de canela, a casca de limão e o leite de coco. Deixe ferver, mexendo de vez em quando para não queimar o leite condensado.
Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e mexa. Adicione depois o coco e as gemas e mexa novamente.
Rejeite a canela e a casca de limão do preparado de leite e adicione-o em fio ao preparado das gemas. Leve novamente ao lume até engrossar, retire do lume e divida por taças. Decore com coco com ralado e paus de canela e sirva.

 

1 Comentário

Deixe o seu comentário