Bairrada Produtores Turismo Vinhos Wines

Luís Pato

Adega Luís Pato
Rua da Quinta Nova
3780-017 
Amoreira da GândaraTelefone: 231 596 432
Fax: 231 596 842
Email: geral@luispato.com
Adega Luís Pato Rua da Quinta Nova 3780-017  Amoreira da GândaraTelefone: 231 596 432 Fax: 231 596 842 Email: geral@luispato.com
Adega Luís Pato
Rua da Quinta Nova
3780-017
Amoreira da GândaraTelefone: 231 596 432
Fax: 231 596 842
Email: geral@luispato.com

 

Luís Pato é um produtor que o próprio se auto-denomina como Produtor Rebelde. Total e inteiramente de acordo! É filho de João Pato, que há quase meia década que produz e engarrafa o seu próprio vinho! Depois da criação da região, foi o primeiro produtor organizado!. Está no sangue o espírito de alguma irreverência e rebeldia, e o querer andar em contra-corrente. Felizmente porque assim produz vinhos únicos com identidade e alma próprias!
Luís Pato é um produtor que o próprio se auto-denomina como Produtor Rebelde. Total e inteiramente de acordo! É filho de João Pato, que há quase meia década que produz e engarrafa o seu próprio vinho! Depois da criação da região, foi o primeiro produtor organizado!.
Está no sangue o espírito de alguma irreverência e rebeldia, e o querer andar em contra-corrente. Felizmente porque assim produz vinhos únicos com identidade e alma próprias!

 

A tradição secular alia-se às mais modernas técnicas e tecnologias, tentando acrescentar sempre algo de novo em cada ano e cada colheita que passam.
A tradição secular alia-se às mais modernas técnicas e tecnologias, tentando acrescentar sempre algo de novo em cada ano e cada colheita que passam.

Três séculos pelo menos fazem a história dos “Pato” na região. Todas as características do Engº Luís Pato são herdadas geracionalmente, com um espírito de sempre dar um passo em frente!

Muita aposta na casta Baga! Uma casta pela qual nutre grande carinho e consequentemente, acumulou ao longo dos anos um conhecimento profundo quer sobre a casta, condução de vinhas em pé-franco ( não enxertadas ), o terreno, o clima; estamos perante um património e tesouro únicos!

Arrepia saber que existe tanta história em cada copo, em cada gota que se libertam duma garrafa de Luís Pato.
Além que se auto-afirma. Inovou também na utilização de pipas de carvalho francês e na produção do primeiro vinho à base de colheitas em Vinhas Velhas do país.

Acontecimentos importantes:

1990 – Participa como júri no importante IWC: International Wine Challenge.

1999 – Larga a DOC para abraçar os Regional Beiras. E assim permanece até aos dias de hoje. Mais um sinal de rebeldia e de querer dar cunho e criatividade própria à sua obra, sem se sujeitar a alguns obstáculos.

VINHAS

Possui 60 hectares de vinha com as castas Baga, Touriga Nacional, Tinto Cão, Maria Gomes, Bical, Cerceal da Bairrada e Sercialinho. Os solos são argilo-calcários e arenosos.

 

5 Comentários

  1. …a nossa “indústria” vínica, devia tomar como exemplo esta casa !!..Entrar nos mercados com as castas da moda…só somos mais um Pais ..fazer como Luís Pato que felizmente assim, produz vinhos únicos com identidade e alma próprias !!

    1. Eu próprio identifico-me totalmente com o Eng Luís Pato e fui seu aluno, quando ele era assistente no IST em 1990. Pegou-me o gosto pelos vinhos.

Deixe o seu comentário