Neste primeiro artigo sobre a Dão Sul, o Clube de Vinhos Portugueses irá abordar primeiramente as Quintas do Dão pertencentes à Empresa. Mais para a frente, irei às outras regiões onde a Dão Sul está presente.

Quinta de Cabriz

O grande e extenso universo da Dão Sul nasce na Quinta de Cabriz, uma extraordinária propriedade com casa senhorial e capela do Séc. XVII, na qual se abriu o Dão ao Mundo e provocou o renascimento dos vinhos desta região tão importante no panorama vínico nacional. Deixo uma nota de agradecimento ao Sr. Engº Luís Santos pela abertura demonstrada e amostras concedidas para prova e que se podem conferir no navegador do lado direito.

Uma das tipicidades verificadas no Dão podem ser observadas aqui: vinhas cercadas por pinhais, com produção integrada de uvas, conferindo aos vinhos acidez equilibrada e aromas com muito bouquet e elegantes, saindo daqui a marca Cabriz: desde a Colheita Selecionada ao Cabriz Four C, um topo de gama, mais espumantes e aguardentes.

A adega possui da mais avançada tecnologia para transformar quer uvas brancas quer uvas tintas, sendo os vinhos daqui resultantes exportados para todo o Mundo!

Entretanto com a expansão, e sob batuta do Sr. Engº Carlos Lucas, além de se ter expandido para outras quintas da Região do Dão, estendeu a sua atividade em outras regiões, Douro, Bairrada, Estremadura e Alentejo, associadas desde 2000 … até chegarem ao vale do S. Francisco no Brasil.

A Quinta tem aposta forte no Enoturismo, uma excelente forma da Empresa interagil diretamente com os consumidores, e também um restaurante com tudo o que é típico da região.

Toda esta atividade levou à criação do Grupo Global Wines, SGPS.

Casa de Santar

Associada ao espaço do Paço dos Cunhas de Santar está também a Sociedade Agrícola de Santar, com os seus vinhos Casa de Santar. O Solar do século XVII e XVIII, pertencente à Condessa de Santar e sua Família, é rodeado por jardins de sebes, buxos e labirintos de flores. Seguem-se as adegas da sociedade perfeitamente enquadradas no conjunto arquitectónico da propriedade.

Construída em granito, com os seus azulejos históricos, abriga, num ambiente do passado, as mais modernas e avançadas tecnologias. Aqui produzem-se vinhos de elevada qualidade, numa estrutura com um peso histórico de 400 anos.

Na varanda da sala de provas, sempre que o tempo o permita, provam-se os vinhos da casa de diferentes épocas, em companhia dos veados que se passeiam pacatamente pelo parque. Na continuação da adega, em harmonia paisagística, seguem-se as afamadas vinhas da propriedade entre pinhais e soutos verdejantes. Das uvas de elevada qualidade produzidas nesta propriedade, resultam os vinhos tranquilos brancos e tintos da Casa de Santar, que abrangem várias gamas para satisfazerem da melhor forma as necessidades dos consumidores, e ainda o vinho de sobremesa Colheita Tardia.

Em 2007 a Sociedade Agrícola de Santar SA, com os seus vinhos Casa de Santar, foi reconhecida com o prémio de Produtor do Ano atribuído pela Revista de Vinhos.

Paço dos Cunhas de Santar

A vila de Santar é um património histórico da região do Dão. De forma a manter as raízes históricas do vinho vivas, a Dão Sul adquiriu o Paço dos Cunhas de Santar, uma propriedade que data do início do séc. XVII. O Paço dos Cunhas de Santar é uma propriedade composta por duas casas apalaçadas com arquitecturas separadas por um século.

Aqui decorreram as obras de restauração do Paço dos Cunhas, transformando a propriedade num destino de charme, com um espaço de restauração, loja e espaço multiusos, onde os clientes podem desfrutar não só de excelentes condições para a realização de uma simples refeição ou de um evento, rodeados pela História da região do Dão.

Das vinhas desta estrutura saem os vinhos tintos e brancos Vinha do Contador, duas referências de topo da região do Dão, bem marcados pelas características da envolvente. O Paço dos Cunhas de Santar foi distinguido com o prémio de Enoturismo do Ano 2008, atribuído pela Revista de Vinhos.

Quinta dos Grilos

A Quinta dos Grilos encontra-se na pequena aldeia de Tonda e produz vinhos de qualidade desde meados da década de noventa, dispondo de cerca de dois terços de castas tintas e um de castas brancas nobres do Dão, implantadas numa das melhores zonas da região de Tondela.

Os vinhos resultantes desta propriedade distinguem-se pela sua qualidade e contribuem para o reconhecimento de uma sub-região do Dão, a sub-região de Besteiros, com enorme potencial vitivinícola. Presentemente estão a ser preparadas infra-estruturas para receber visitantes, não só para proporcionar provas e venda de vinhos no seu local de produção, mas principalmente para dar a conhecer uma paisagem natural de grande beleza, muito preservada e longe do bulício das grandes vias de comunicação.