Gastronomia Harmonização Outros Sabores Prémios

Queijos de São Jorge Medalha de Ouro em 2021

O Queijo de São Jorge DOP 24 mesesproduzido pela Lactaçores – União de Cooperativas de Lacticínios dos Açores UCRL, obteve a distinção “Melhor dos Melhores” no 11º Concurso Nacional de Queijos de Cura Prolongada Tradicionais Portugueses

A Gama de Queijos de São Jorge conquistaram (4) quatro Medalhas de Ouro no 11.º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses de Cura Prolongada, que se realizou este ano no CNEMA, em Santarém.

Os Queijos São Jorge DOP 4, 7, 12 e 24 meses de cura produzidos pela Uniqueijo e distribuídos pela LactoAçores, foram premiados e destacados com 4 medalhas de ouro, além de salientar-mos com o facto de o Queijo São Jorge DOP 24 meses acabou por merecer uma apreciação e distinção, tendo sido homenageado com medalha “O Melhor dos Melhores”.

Foi com prazer e muito gosto que tivemos o privilégio de degustar estes medalhados do ano, ao nível do queijo, não só por se tratar de DOP – Denominação de Origem Protegida, que muito valorizamos e somos da opinião que de facto deve merecer destaque especial um produto DOP, mas pela qualidade intrínseca dos referidos  Queijos de São Jorge. Aproveitamos para ensaiar uma harmonização que em breve vamos partilhar, até porque é daquelas experiências de harmonizar com Vinho, que por norma mais discussão pode suscitar. 

Os  Queijos de São Jorge, são queijos DOP, com reconhecimento a nível nacional e internacional é em exclusivo produzido na Ilha de São Jorge, da Região Autónoma dos Açores, isto desde a sua descoberta em meados do século XV.

Gama de Queijos de São Jorge DOP conquistaram em 2021 quatro medalhas de ouro.

Queijos de São Jorge são produzidos a partir de de leite de vaca cru, coalho e sal, resultando num queijo de aroma forte e sabor ligeiramente picante.

Na gama de Queijos de São Jorge, verifica-se opções com tempo de cura diferentes, desde 3 até uma cura máxima de 36 meses.

As especiais características dos Queijos de São Jorge resultam do clima da ilha onde são produzidos, que originam pastagens de cultura variadas, influenciando positivamente no resultado final, um queijo de excelência com teor de gordura de 36%.

Não é favor concluir e afirmar que a palavra excelência é uma palavra que também combina bem com os Queijos de São Jorge DOP, sendo ideal para partilhar em bons momentos com um copo de Vinho Português.

Procure nas lojas da especialidade, supermercados e hipermercados perto da sua casa, onde pode encontrar em diferentes formatos, inteiros, quartos de queijo, fatias, rolos e ralado.

Escolha o formato certo e o “sabor que é uma lenda” fará a diferença, porque nestes queijeiros nota-se uma cultura do queijo sempre presente.

Deixe o seu comentário