Vinhos

SOGRAPE APRESENTA PLATAFORMA DE PREVISÕES CLIMÁTICAS PARA O SETOR DO VINHO

Desenvolvida no âmbito do projeto europeu MED-GOLD, a nova ferramenta está em fase de teste pelas empresas

Já está em funcionamento a plataforma que irá ajudar o setor agrícola a enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas e que contou com a cooperação da Sogrape. Desenvolvida no âmbito do projeto europeu MED-GOLD, a nova plataforma permite aceder ao histórico e previsões climáticas, para uma melhor gestão das principais culturas do Mediterrâneo, como vinha, olival e trigo duro.
 
A Sogrape foi a única entidade do setor vitivinícola europeu e também a única empresa portuguesa a participar no projeto, contribuindo para orientar o conhecimento dos parceiros científicos para a criação de serviços que permitissem o acesso a dados históricos, não só climáticos, como de cultura.
 
De acordo com António Graça, “a participação no MED-GOLD foi uma excelente oportunidade para confirmar o grande impacto que o clima tem no setor vitivinícola e especificamente no sabor e valor do vinho.” “Este tipo de ferramentas é fundamental para que os gestores agrícolas possam continuar a tomar as decisões certas para que a videira cresça e produza a melhor qualidade possível numa situação de crescente alteração climática”, refere o Diretor de Investigação & Desenvolvimento da Sogrape.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.