Vinhos

Niepoort lança novo sake TANAKA 1789 X CHARTIER

Esta colaboração entre Dirk Niepoort e François Chartier resultou no primeiro sake que a Niepoort já produziu

É o primeiro sake que sai da Casa Niepoort. Este lançamento de um novo sake japonês, o TANAKA 1789 X CHARTIER, nasce da colaboração inovadora entre Dirk Niepoort (Diretor Geral da Casa Niepoort) e François Chartier (Produtor Executivo do conceito), com o objetivo de alargar a oferta da empresa e atacar um novo nicho de mercado – o sake.

 Desde 2017 que François Chartier tem vindo a trabalhar na produção de sake para os amantes e curiosos de vinho, criando autênticas revoluções, que estão presentes em 24 países desde setembro de 2020. Este ano, o objetivo é lançar dois sakes – um primeiro lote de 1.789 garrafas e um segundo lote de 1.842 garrafas, de forma a refletir a experiência cruzada da Casa Niepoort (fundada em 1842) e da Takana Shuzoten Brewery, fundada em 1789.

“Foi uma experiência tremenda misturar sake com o Dirk”, explica François Chartier, que conheceu Dirk Niepoort na década de 1990, enquanto trabalhava como sommelier no Quebec. “Vimos a sua experiência de ‘masterblender’ brilhar imediatamente – ele é único na sua capacidade de misturar.

Em fevereiro de 2022, por entre contínuas restrições devidas à Covid-19 no Japão, os componentes do blend, elaborados por Chartier, foram enviados da cervejaria de sake no Japão para a adega da Niepoort em Vila Nova de Gaia, em Portugal, onde Dirk e François sentaram juntos, com Daniel Niepoort e o colaborador de Chartier Nicolas Roche, para uma sessão de blending. “Sou apaixonado por sake há muitos anos, é uma das minhas bebidas favoritas”, explica DirkNiepoort“Tinha uma ideia muito clara do que procurava e depois de provar cada componente do sake, teimosamente fiz a mistura que tinha na cabeça – tentando criar o tipo de sake que me deixa louco… Um sake com umami, expressões de chá verde, alguma redução e o mesmo sal.”

 O primeiro lote do novo sake TANAKA 1789 X CHARTIER X NIEPOORT será lançado em Agosto, numa edição limitada de 1.789 garrafas, disponível em caixas de madeira de três garrafas. As garrafas pretas de sake TANAKA 1789 X CHARTIER serão apresentadas com um rótulo personalizado, desenhado pela Niepoort.

“Quando comecei a fazer o TANAKA 1789 X CHARTIER, tinha o objetivo de criar um sake para os amantes do vinho, com mais acidez natural e umami do que o normal”, explica Chartier, que escreveu livros premiados sobre a ciência aromática de “Harmonias Moleculares”, e que é considerado um dos melhores sommeliers e especialistas em sabor do mundo. Esta colaboração com a Niepoort é a confirmação de que esta era a direção certa a tomar – acho que terá um enorme impacto quando as pessoas provarem. Queremos abrir a porta aos sommeliers e ver o sake nas suas listas de vinhos – não apenas nas listas de sake em restaurantes japoneses”, complementa Chartier.

No final do ano, um segundo lote será misturado novamente por Chartier e Niepoort – a ser lançado no início de 2023 com 1.842 garrafas. O próximo lote será uma nova experiência – será um novo dia e uma nova mistura”, acrescenta Niepoort. “Pode ser semelhante, mas também pode ser diferente. Misturar é ser paciente e esperar o momento certo.” Será o re-começo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.