Douro Eventos

Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023

Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023

Resultado de uma candidatura conjunta de 19 municípios durienses com objectivo de projetar a região, os vinhos e o enoturismo, junto da RECEVIN, no âmbito do concurso criado desde 2012, designado por Cidade Europeia do Vinho, com o mote “Douro All Around Wine” foi escolhida. Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023 é uma vitória que merece ser celebrada.

A candidatura Douro All Around Wine, apresentada à Cidade Europeia do Vinho 2023, uniu os 19 municípios durienses com o propósito de projectar a região, através de uma candidatura supra Municipal e que, ao ser contemplada, será transversal a todo o território.

Portugal já sabia que em 2023 a Cidade Europeia do Vinho seria certamente portuguesa e foram apresentadas três candidaturas a esta distinção promovida pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN). Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023 foi escolhida no passado dia 15 de Junho de 2022 no Parlamento Europeu, em Bruxelas depois de feita a respectiva apresentação, com um vídeo que pode assistir aqui.

Para além do Douro, foram ainda apresentadas as candidaturas Algarve Golden Terroir, que junta os municípios de Lagoa, Albufeira, Lagos e Silves, e uma outra do Vale do Lima, que agrega os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo todas com méritos.

Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023
Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023

Atualmente Aranda de Duero, em Espanha, é a detentora deste título atribuído pela Rede Europeia de Cidades de Vinho e esteve em destaque no pavilhão da AMPV presente agora em permanência no CNEMA, a propósito da FNA2022 – Feira Nacional de Agricultura.

Importa aqui relembrar que o Município de Peso da Régua apresentou em Novembro de 2017 no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a candidatura a CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2018. O galardão foi, no entanto, atribuído a Torres Vedras/Alenquer.

Apesar de não ter sido escolhida nessa altura , ficou assente a ideia que havia de haver novas oportunidades para se apresentar à Europa, numa demonstração clara das potencialidades do território duriense e do valor incomensurável das suas gentes.

Chegou a nova oportunidade e desta feita com o sucesso desejado e ambicionado, mas desta feita numa candidatura conjunta, Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023 é uma candidatura vencedora a quem saudamos e esperamos pelas respectivas iniciativas. 

Saúde e Parabéns à candidatura vencedora Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023.

Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023
Douro All Around Wine Cidade Europeia do Vinho 2023

 

 

Deixe o seu comentário