A Poças, produtor de Vinho do Porto e DOC Douro, acaba de lançar no mercado português o «Trava-Línguas tinto 2019», o seu mais recente DOC Douro. Fugindo aos clássicos, este lançamento, da empresa fundada em 1918, tem o seu foco no lado mais convivial e descomplicado do vinho.

Para implementar este conceito de aproximação com o consumidor, a Poças apresenta uma APP – Poças Wines AR – que transporta para uma experiência imersiva original e inovadora, a partir da ilustração que compõe o rótulo da garrafa que, no mercado português, foi criada pelo artista André da Loba. Através do QR code no contrarrótulo – ou das habituais lojas de aplicações Android e IOS – é possível instalar esta aplicação que permite visualizar uma animação em realidade aumentada, que corre no espaço do rótulo, que traduz a interpretação que o ilustrador faz de um trava-línguas tradicional. A experiência pode ser gravada e partilhada nas redes sociais, através da própria aplicação, desenvolvida pela BOUND, consultora de tecnologia criativa, especializada em multimédia, realidade virtual/aumentada e inteligência artificial.

A utilização de novas tecnologias foi pensada para chegar a um público mais jovem e cosmopolita, e a colaboração com o artista nacional vem reforçar a ligação da Poças a diversos movimentos artísticos, o que tem acontecido nos últimos anos através de vários projetos desenvolvidos com artistas portugueses. Mas quando se fala de arte, tal como o vinho, esta ultrapassa fronteiras, e para os mercados estrangeiros, a Poças já começou a desafiar artistas locais, com trabalho reconhecido na área da ilustração, para lançar o vinho em diferentes mercados. É este o caso do Québec, no Canadá, onde Julien Posture foi o ilustrador escolhido para criar um rótulo com a sua interpretação visual de um trava-línguas local, neste caso, na língua francesa, para comercialização do vinho no mercado canadiano. E assim será em cada país onde a Poças lançar este DOC Douro.

“O lançamento do Trava-Línguas e da app permite-nos mostrar um lado mais descontraído do vinho, aproximando o vinho das pessoas, de uma forma divertida, continuando a apostar na ligação da Poças ao mundo das artes, através da colaboração com ilustradores reconhecidos nos vários países em que o iremos lançar. Fizemos também uma versão em inglês – o Tongue Twister – para apresentação aos mercados internacionais, e já estamos a preparar o lançamento no Canadá, com rótulo e animação ilustrados por um artista local, o que possibilita essa aproximação ao consumidor, com a utilização de trava-línguas de cada país ou região.” – afirma Pedro Poças Pintão, Diretor de Marketing e Comunicação e Presidente do Conselho de Administração da Poças.

Além de um portal de entrada no desenho criativo e arrojado de André da Loba, a app Poças Wines AR, traz consigo outras funcionalidades, como um add-on de gamificação, com um divertido jogo em que o desafio é pronunciar corretamente vários trava-línguas que a app vai sugerindo aleatoriamente, numa lógica de “facemask”. O desafio poderá igualmente ser gravado e partilhado nas redes sociais. O convite é para viver esta experiência entre amigos, o que proporcionará certamente momentos descontraídos e animados. A par disto, uma componente mais informativa da aplicação apresenta o projeto e o artista, e dá acesso a um localizador de pontos de venda do produto, que neste momento se encontra disponível na loja física da Poças, bem como na loja online – https://shop.pocas.pt/ – por um PVP de 6,00€.

Para brindar e saborear, a proposta da Poças é de um vinho tinto sedoso e elegante, que incorpora boa intensidade aromática com notas de frutos silvestres, alcaçuz e cacau, e que termina com um final longo e fresco. Produzido com as castas tradicionais Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de vinhas com 40 a 60 anos de idade, 20% do lote estagiou em barrica de segundo ano de carvalho francês.

Com um objetivo claro de reunir pessoas à volta da mesa, e da garrafa, o «Trava-Línguas tinto 2019» acompanha na perfeição pratos ideais para este tipo de convívios, como carne de churrasco, pizza, ou lasanha de carne.