2014 Concursos Nacionais Vinhos Wines

Revista de Vinhos elegeu ontem Os Melhores do Ano 2014 no vinho e na gastronomia‏

RV OMA 2014 - Imagem Baixo

A Revista de Vinhos premiou ontem ‘Os Melhores do Ano 2014’ no sector do vinho e da gastronomia em Portugal. Entre ‘Prémios de Excelência’ e ‘Prémios Especiais’ foram cinquenta os galardões entregues no palco da 18.º edição dos já conhecidos como “Óscares do Vinho”, evento que este ano teve lugar no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega, no Porto. Ainda nos vinhos, foram 169 os que conquistaram a distinção de ‘Melhor de Portugal’ e 624 os que viram o seu selo de ‘Boa Compra’ em 2014 transformado em diploma.

 (clique nas imagens para ampliar)

Se os ‘Prémios Especiais’ distinguiram pessoas, projectos, empresas e entidades do sector do vinho e da gastronomia, os ‘Prémios de Excelência’ elegeram os trinta vinhos mais aplaudidos pelo painel de provadores da Revista de Vinhos, publicação para apreciadores exigentes e que este ano está a celebrar o seu 25.º aniversário. A cada ano, enfrentam a dura tarefa de selecionar, entre as mais de 2000 notas de prova, aquelas que justificam a escolha final dos 30 ‘Prémios de Excelência’. Uma distinção que, para além de uma avaliação superlativa, exige consenso entre os jurados. Este ano, a lista é mais variada do que em 2013: o lote dos trinta magníficos de 2014 inclui dezanove tintos, quatro brancos, quatro vinhos do Porto, um espumante, um Moscatel e um Madeira. A qualidade está por todo o lado.

 (clique nas imagens para ampliar)

Dezanove categorias e vinte troféus: foi este o saldo dos ‘Prémios Especiais’ de 2014. Peter Bright, nos vinhos, e José Avillez, na comida, foram os grandes nomes da noite, ao receberem respectivamente os prémios de Senhor do Vinho e Gastronomia “David Lopes Ramos”. Peter Bright é australiano, mas foi em Portugal que decidiu assentar arraiais e, nos anos 80, na então chamada “João Pires” (que viria a dar origem à Bacalhôa), apontou caminhos que ajudaram a moldar a moderna enologia portuguesa. Bem mais tarde, criou os seus projectos enológicos pessoais: Fiúza & Bright, no Ribatejo, e as Terras de Alter, no Alto Alentejo. Em ambos, mostra o seu “dedo” e intuição para produzir vinhos de grande qualidade que são do agrado do público, quem que para isso tenham de ser caros e inacessíveis. José Avillez, que tem arrecadado inúmeros distinções nos últimos tempos – com destaque para a recente conquista da segunda estrela Michelin – é um visionário, que reúne talento, vontade, paixão, competência, ambição e rigor. Este prémio visa reconhecer o excepcional cozinheiro que é, mas também a sua vertente de profissional da restauração, com incrível capacidade de gestão, motivacional, ousadia empresarial, ambição e até pressa de fazer as coisas acontecer.

 (clique nas imagens para ampliar)

Nos produtores, o Douro esteve em destaque, com a João Nicolau de Almeida & Filhos a arrecadar o troféu de produtor revelação e a Wine & Soul, da dupla Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, a ser considerado produtor do ano. Ambos projectos com uma forte vertente familiar. O primeiro nasceu como um incontrolável impulso genético, ou não corresse vinho nas veias de João Nicolau de Almeida e dos seus filhos Mafalda, João e Mateus. Ao lado da Wine & Soul esteve O Abrigo da Passarela, também eleito como produtor do ano.

 (clique nas imagens para ampliar)

Identidade e Carácter é um titulo que cai que nem ginjas na Quinta do Ameal. Pedro Araújo decidiu em finais de 90 apostar numa única casta para fazer tudo o que fosse possível a partir dela: o Loureiro do Ameal avançou sempre na direcção da qualidade com carácter. Ainda na arte de fazer vinho, foram dois os enólogos distinguidos perante uma plateia de mais de 900 pessoas: Osvaldo Amado e José Manuel Sousa Soares. Produzir bem, em quantidade e com estilos que sejam do agrado dos consumidores são os pressupostos inerentes ao trabalho de Osvaldo Amado, enólogo que faz vinho em todo o país, deixando neles a sua marca. Sousa Soares destacou-se por romper com a tradição, arriscando novos caminhos na Gran Cruz, que tem hoje um portefólio bem mais rico do que tinha, com Porto Colheita, Vintage e L.B.V. de grande qualidade.

(clique nas imagens para ampliar)

Depois de em 2013 a enóloga Filipa Tomaz da Costa ter sido eleita enóloga do ano, no que toca aos vinhos generosos, é agora a vez da empresa onde trabalha – Bacalhôa Vinhos de Portugal – ser eleita a empresa do ano: em 2014 foram lançados vinhos que impressionaram em diversos segmentos de preço. 2014 foi um ano de aclamação generalizada da Symington Family Estates, o que lhe valeu o galardão da melhor empresa de vinhos generosos. O lançamento do “super tawny” Ne Oublie foi um acontecimento marcado a letras de ouro na história da empresa, que em muito contribuiu para esta distinção. No que toca à Cooperativa do Ano, o prémio foi para a região do Tejo, com a eleição da Adega do Cartaxo, que tem vindo a ganhar a batalha da qualidade dos seus vinhos – com forte aposta nos tintos –, procurando impor de novo o nome da ‘capital do vinho’, mas agora com uma conotação bem diferente.

 

O prémio de Viticultura foi, uma vez mais, dado à equipa da The Fladgate Partnership – em 2000 foi atribuído a António Magalhães –, pelo trabalho de modernidade que procura descodificar a viticultura genuína do vale do Douro, no sentido da melhoria do presente, mas sobretudo na consolidação do futuro.  A Bairrada começa hoje a ser vista como uma região renovada, que está “a dar cartas” sem trair a sua forte identidade. Um feito para o qual em muito tem contribuído o papel e trabalho da Comissão Vitivinícola da Bairrada, eleita como a melhor Organização Vitivinícola de 2014.

 

A equipa da Revista de Vinhos visita e “inspecciona” anualmente doze unidades de enoturismo. Em 2014 foi a Casa de Mateus, em Vila Real, a que mais pontos reuniu: 19,5 no total. Um lugar idílico e de peregrinação, onde a cultura e a história têm os pés bem assentes na terra, mas o vinho não é descurado.

 

Os prémios para melhor Loja Gourmet, Wine Bar e Garrafeira foram geograficamente distribuídos de Norte a Sul do país, tendo, respectivamente, sido arrecadados pela Casa Gourmet, em Guimarães, o Wine Bar Dux, Petiscos & Vinhos, em Coimbra, e a Garrafeira Soares, com 15 lojas no Algarve. Para a região mais a Sul do país foi também o “troféu” de melhor Restaurante de 2014, entregue ao São Gabriel, em Almancil. Aqui habita uma cozinha complexa, harmoniosa e de extraordinária beleza, criada pelas mãos do chefe Leonel Pereira, que acaba de recuperar a merecida estrela Michelin para este espaço. No que toca ao Restaurante de Cozinha Tradicional Portuguesa, destaque para o Elvira, em Braga, onde a qualidade de uma comida assente em receituários familiares é irrevogável.

 

Foi ainda premiada a Campanha Publicitária aos fungicidas da família Luna (Bayer), uma campanha que apostou no humor. Com uma mensagem desconcertante, subverte os códigos habituais da comunicação deste tipo de produtos.

LOGO RV

PRÉMIOS ESPECIAIS

1 Campanha Publicitária Bayer (Produto Luna)
2 Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa Elvira (Braga)
3 Restaurante São Gabriel (Almancil)
4 Prémio Gastronomia David Lopes Ramos José Avillez
5 Loja Gourmet Casa Gourmet (Guimarães)
6 Garrafeira Garrafeira Soares (Algarve)
7 Wine Bar Dux, Petiscos & Vinhos (Coimbra)
8 Enoturismo Casa de Mateus (Vila Real)
9 Organização Vitivinícola Comissão Vitivinícola da Bairrada
10 Viticultura The Fladgate Partnership
11 Adega Cooperativa Adega Cooperativa do Cartaxo
12 Produtor Revelação do Ano João Nicolau de Almeida & Filhos (Douro)
13 Produtor (a) Wine & Soul
14 Produtor (b) O Abrigo da Passarela
15 Empresa Vinhos Generosos Symington Family Estates
16 Empresa Bacalhôa Vinhos de Portugal
17 Identidade e Carácter Quinta do Ameal
18 Enólogo Vinhos Generosos José Manuel Sousa Soares (Porto Cruz)
19 Enólogo Osvaldo Amado
20 Senhor do Vinho Peter Bright

PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA

1 Vértice Douro Espumante Pinot Noir rosé 2006 Vértice – Caves Transmontanas
2 Parcela Única Vinho Verde Alvarinho branco 2012 Anselmo Mendes Vinhos
3 Quinta de Soalheiro Vinho Verde Alvarinho Reserva branco 2012 Vinusoalleirus
4 Antónia Adelaide Ferreira Douro tinto 2011 Sogrape Vinhos
5 Chryseia Douro tinto 2012 Prats & Symington
6 CV Douro tinto 2012 Lemos & Van Zeller
7 Quinta da Gaivosa Douro tinto 2009 Alves de Sousa
8 Quinta da Manoella Vinhas Velhas Douro tinto 2012 Wine & Soul
9 Quinta da Touriga Chã Douro tinto 2012 Jorge Rosas
10 Quinta do Monte Xisto Douro tinto 2012 João Nicolau de Almeida & Filhos
11 Carlos Lucas “20 Anos” Dão tinto 2012 Magnum Vinhos
12 Carrocel Dão tinto 2011 Quinta da Pellada – Álvaro Castro
13 Quinta da Vegia Superior Dão tinto 2007 Casa de Cello / Quinta da Vegia
14 Campolargo Bairrada branco 2011 Manuel dos Santos Campolargo
15 Luís Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2011 Luís Pato
16 Pai Abel Bairrada branco 2012 Mário Sérgio Alves Nuno
17 1836 DoTejo Grande Reserva tinto 2012 Companhia das Lezírias
18 Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira tinto 2011 Esporão
19 Incógnito Reg. Alentejano tinto 2011 Cortes de Cima
20 Marquês de Borba Alentejo Reserva tinto 2012 J. Portugal Ramos Vinhos
21 Mouchão Reg. Alentejano tinto 2007 Vinhos da Cavaca Dourada
22 Quinta do Mouro “Rótulo Dourado”Reg. Alentejano tinto 2009 Miguel Louro – Quinta do Mouro
23 Siza Reg. Alentejano tinto 2009 Adega Mayor
24 T Quinta da Terrugem Alentejo tinto 2011 Aliança – Vinhos de Portugal
25 Andresen Porto White 40 anos J.H. Andresen
26 Quinta da Romaneira 40 year old Tawny Port Sociedade Agrícola da Romaneira
27 Quinta do Noval Porto Vintage 2012 Quinta do Noval – Vinhos
28 Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2012 Symington Family Estates
29 Alambre Moscatel de Setúbal 40 anos José Maria da Fonseca Vinhos
30 Blandy’s Madeira Frasqueira Malvasia 1988 Blandy’s Wine Lodge

MELHORES DE PORTUGAL

ESPUMANTES
1 A. Henriques Edição Especial 70 Anos Bairrada Espumante Bruto branco 2006 Caves da Montanha – A. Henriques
2 Campolargo Espumante Pinot Noir rosé 2012 Manuel dos Santos Campolargo
3 Colinas Espumante Reserva branco 2010 Colinas de São Lourenço
4 Condessa de Santar Dão Espumante Extra Bruto branco 2010 Sociedade Agrícola de Santar
5 Encontro Special Cuvée Bairrada Espumante branco 2010 Quinta do Encontro
6 Kompassus Bairrada Espumante Blanc de Noirs branco 2011 Kompassus Vinhos
7 Murganheira Cuvée Reserva Especial Távora-Varosa branco 2003 Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa
8 Murganheira Vintage Távora-Varosa Espumante Bruto branco 2006 Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa
9 Quinta do Portal Douro Espumante Super Reserva rosé 2008 Soc. Quinta do Portal
10 Real Companhia Velha Espumante Chardonnay / Pinot Noir branco 2012 Real Companhia Velha
11 Vértice Douro Espumante Gouveio branco 2007 Caves Transmontanas
12 Vértice Reg. Duriense Espumante Chardonnay branco 2009 Caves Transmontanas
VINHO VERDE ALVARINHO
1 Contacto Vinho Verde Alvarinho branco 2013 Anselmo Mendes Vinhos
2 Deu La Deu Vinho Verde Grande Escolha Alvarinho branco 2013 Adega Coop. Regional de Monção
3 Muros de Melgaço Vinho Verde Alvarinho branco 2013 Anselmo Mendes Vinhos
4 QM Vinhas Velhas Vinho Verde Alvarinho branco 2012 Quintas de Melgaço
5 Soalheiro Vinho Verde Alvarinho branco 2013 Vinusoalleirus
6 Soalheiro Primeiras Vinhas Vinho Verde Alvarinho branco 2013 Vinusoalleirus
VINHO VERDE
1 Aphros Ten Vinho Verde Loureiro branco 2013 Aphros Wine
2 Covela Reg. Minho Escolha branco 2013 Lima Smith
3 Encostas de Arêgos Vinho Verde Col. Selec. branco 2013 Álvaro Monteiro Ribeiro
4 Paço do Teixeiró Vinho Verde Grande Escolha branco 2012 Montez Champalimaud
5 Quinta da Massôrra Reg. Minho Reserva branco 2012 Rui Viseu Cardoso – Quinta da Massôrra
6 Quinta de Sanjoanne Vinho Verde Escolha branco 2013 Casa de Cello /Quinta da Vegia
7 Quinta do Ameal Vinho Verde branco 2013 Quinta do Ameal
8 Sem Igual Vinho Verde branco 2012 João Camizão Rocha
DOURO
1 Abandonado Douro tinto 2009 Alves de Sousa
2 Batuta Douro tinto 2012 Niepoort (Vinhos)
3 Carvalhas Douro branco 2013 Real Companhia Velha
4 Carvalhas Douro tinto 2012 Real Companhia Velha
5 Conceito Douro branco 2013 Conceito Vinhos
6 Duas Quintas Douro Reserva Especial tinto 2007 Adriano Ramos Pinto
7 Grandes Quintas Douro Reserva tinto 2011 Soc. Agr. da Casa d’Arrochella
8 Guru Douro branco 2013 Wine & Soul
9 La Rosa Douro Reserva tinto 2011 Quinta de La Rosa
10 Lavradores de Feitoria Três Bagos Douro Grande Escolha tinto 2011 Lavradores de Feitoria
11 Maritávora Vinhas Velhas Douro Grande Reserva tinto 2011 Maritávora
12 Mirabilis Douro Grande Reserva branco 2013 Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo
13 Oboé Douro Grande Escolha tinto 2009 CVD- Companhia dos Vinhos do Douro
14 Palato do Côa Douro Grande Reserva tinto 2011 5 Bagos
15 Pintas Douro tinto 2012 Wine & Soul
16 Portal Auru Douro tinto 2011 Soc. Quinta do Portal
17 Quanta Terra Douro Grande Reserva tinto 2011 Quanta Terra
18 Quinta da Casa Amarela Douro Grande Reserva tinto 2011 Quinta da Casa Amarela
19 Quinta da Leda Douro tinto 2011 Sogrape Vinhos
20 Quinta de S. José Douro Reserva tinto 2012 João Brito e Cunha
21 Quinta do Crasto Douro Touriga Nacional tinto 2011 Quinta do Crasto
22 Quinta do Vale Meão Douro tinto 2012 F. Olazabal & Filhos
23 Quinta do Vallado Field Blend Douro Reserva tinto 2012 Quinta do Vallado
24 Quinta do Vesúvio Douro tinto 2011 Symington Family Estates
25 Quinta dos Murças Douro Reserva tinto 2010 Esporão – Quinta dos Murças
26 Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Douro tinto 2012 Lemos & Van Zeller
27 Reserva Especial Douro tinto 2007 Sogrape  Vinhos
TRÁS-OS-MONTES
1 Flor do Tua Trás-os-Montes Grande Reserva tinto 2011 Essência do Douro
2 Palácio dos Távoras Trás-os-Montes Grande Reserva tinto 2011 Essência do Douro
3 The Lost Corner Trás-os-Montes tinto 2010 Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas – Casal de Valle Pradinhos
4 Valle Pradinhos Trás-os-Montes Grande Reserva tinto 2011 Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas – Casal de Valle Pradinhos
DÃO
1 Conde Santar Dão tinto 2009 Soc. Agr. de Santar
2 Dona Georgina Dão tinto 2009 Quinta de Lemos
3 Julia Kemper Dão Touriga Nacional tinto 2010 Julia Kemper Wines
4 Ladeira da Santa Dão Grande Reserva tinto 2011 Ladeira da Santa
5 Pedra Cancela Dão Touriga Nacional tinto 2012 João Paulo Gouveia Vinhos – Pedra Cancela
6 Quinta da Falorca Dão Touriga Nacional tinto 2010 QVE -Sociedade Agricola de Silgueiros
7 Quinta da Pellada Primus Dão branco 2012 Quinta da Pellada – Àlvaro Castro
8 Quinta de Pinhanços Altitude Dão branco 2010 Quinta da Pellada – Àlvaro Castro
9 Quinta das Marias Dão Encruzado branco 2011 Quinta das Marias – Peter Eckert Vinhos
10 Quinta das Marias Dão Garrafeira tinto 2010 Quinta das Marias – Peter Eckert Vinhos
11 Quinta das Marias Dão Touriga Nacional Reserva tinto 2011 Quinta das Marias – Peter Eckert Vinhos
12 Quinta do Perdigão Dão Encruzado branco 2013 Quinta do Perdigão
13 Quinta dos Carvalhais Dão Reserva branco 2010 Sogrape Vinhos
14 Quinta dos Roques Dão Encruzado branco 2013 Quinta dos Roques
15 Quinta dos Roques Dão Touriga Nacional tinto 2011 Quinta dos Roques
16 Ribeiro Santo E.T. Dão tinto 2012 Magnum Vinhos
17 Titular Dão Touriga Nacional tinto 2012 Caminhos Cruzados
18 Varanda da Serra Dão branco 2013 Ares do Dão
19 Villa Oliveira Dão Encruzado branco 2011 Casa da Passarella
20 Villa Oliveira Dão Touriga Nacional tinto 2009 Casa da Passarella
BAIRRADA
1 Aliás Bairrada branco 2012 V Puro
2 Avô Fausto Bairrada tinto 2010 Mário Sérgio Alves Nuno
3 Encontro 1 Bairrada branco 2012 Quinta do Encontro
4 Grande Vadio Bairrada tinto 2011 Manuel Dinis Patrão
5 Kompassus Private Collection Bairrada Baga tinto 2011 Kompassus Vinhos
6 Luis Pato Vinha Formal Reg. Beira Atlântico tinto 2011 Luís Pato
7 Marquês de Marialva Confirmado Bairrada tinto 1991 Adega de Cantanhede
8 Messias Bairrada Clássico Garrafeira tinto 2010 Soc. Agr. e Com. Vinhos Messias
9 Nossa Calcário Bairrada branco 2013 Filipa Pato
10 Outrora Bairrada Clássico tinto 2011 V Puro
11 Pai Abel Bairrada tinto 2009 Mário Sérgio Alves Nuno
12 Quinta da Curia Clefs d’Or Bairrada tinto 2010 Colinas de São Lourenço
13 Quinta da Vacariça Tonel 18 Bairrada Garrafeira tinto 2011 Maria do Céu Martins Eleutério
14 Quinta das Bageiras Bairrada Garrafeira branco 2012 Mário Sérgio Alves Nuno
15 Quinta do Poço do Lobo Bairrada Reserva rosé 2013 Caves São João
16 Sempar Bairrada branco 2012 Niepoort (vinhos)
17 Sidónio de Sousa Bairrada Garrafeira tinto 2009 Dulcínea dos Santos Ferreira
BEIRA INTERIOR 
1 Vinhas Antigas da Beira Interior by Rui Madeira Beira Interior tinto 2011 Rui Roboredo Madeira
LISBOA
1 Casal Figueira António Reg. Lisboa branco 2012 António Carvalho
2 Casal Sta. Maria Reg. Lisboa Pinot Noir tinto 2011 Adraga
3 Monte Cascas Malvasia de Colares Colares branco 2011 Casca Wines
4 Morgado Sta. Catherina Bucelas Reserva branco 2012 Wine Ventures
5 Quinta do Monte d’Oiro Reg. Lisboa Reserva tinto 2010 Quinta do Monte d´Oiro – José Bento dos Santos
6 Quinta de Pancas Reg. Lisboa Grande Escolha tinto 2011 Companhia das Quintas
7 Quinta de Sant’Ana Reg. Lisboa Reserva tinto 2011 Quinta de Sant’Ana do Gradil
8 Quinta do Rol Reg. Lisboa Pinot Noir Reserva tinto 2009 Soc. Agr. Quinta do Rol
9 Syrah 24 by José Bento dos Santos Limited Edition Reg. Lisboa tinto 2011 Quinta do Monte d´Oiro – José Bento dos Santos
TEJO
1 Conde de Vimioso Reg. Tejo Reserva tinto 2011 Falua
2 Falcoaria Clássico Do Tejo tinto 2012 Quinta do Casal Branco
3 Marquesa de Alorna Do Tejo Grande Reserva tinto 2011 Quinta da Alorna Vinhos
4 Marquesa de Alorna Do Tejo Reserva branco 2012 Quinta da Alorna Vinhos
5 Tyto Alba Reg. Tejo Touriga Nacional tinto 2012 Companhia das Lezírias
PENÍNSULA DE SETUBAL 
1 António Saramago Reg. Península de Setúbal Reserva tinto 2010 António Saramago
2 FSF Reg. Península de Setúbal tinto 2011 José Maria da Fonseca Vinhos
3 Hexagon Reg. Península de Setúbal branco 2013 José Maria da Fonseca Vinhos
4 Pegos Claros Palmela Grande Escolha tinto 2010 HPC – Herdade de Pegos Claros
5 Quinta da Bacalhôa Reg. Península Setúbal branco 2013 Bacalhôa Vinhos de Portugal
6 Quinta da Bacalhôa Reg. Península de Setúbal Cabernet Sauvignon tinto 2012 Bacalhôa Vinhos de Portugal
ALENTEJO
1 Adega de Borba ‘Rótulo Cortiça’Reg. Alentejano Grande Reserva tinto 2011 Adega de Borba
2 Athayde Reg. Alentejano Grande Escolha tinto 2011 Monte da Raposinha
3 Blog Reg. Alentejano tinto 2011 Tiago Cabaço Wines
4 Conde d’Ervideira Alentejo Private Selection tinto 2012 Ervideira
5 Dona Maria Reg. Alentejano Reserva tinto 2009 Júlio Bastos – Dona Maria
6 Encostas de Estremoz Reg. Alentejano Reserva tinto 2011 Encostas de Estremoz
7 Esporão Private Selection Alentejo branco 2013 Esporão
8 Furtiva Lágrima Reg. Alentejano tinto 2010 Monte da Raposinha
9 Grande Rocim Alentejo Reserva tinto 2011 Rocim
10 Herdade de S. Miguel Reg. Alentejano Private collection tinto 2011 Casa Agr. Alexandre Relvas
11 Herdade do Peso Alentejo Reserva tinto 2012 Sogrape Vinhos
12 Herdade dos Grous Reg. Alentejano Reserva tinto 2011 Herdade dos Grous
13 Herdade Grande Reg. Alentejano Reserva tinto 2010 Herdade Grande Wines – António Manuel Lança
14 Herdade Paço do Conde Winemakers Selection Reg. Alentejano tinto 2011 Herdade Paço do Conde
15 Monte Branco Reg. Alentejano tinto 2011 Luís Louro – Adega do Monte Branco
16 Outeiro Reg. Alentejano tinto 2011 Terras de Alter
17 Paulo Laureano Reserve Vinea Julieta Alentejo tinto 2012 Paulo Laureano Vinus
18 Paulo Laureano Selectio Alentejo Tinta Grossa tinto 2011 Paulo Laureano Vinus
19 Procura Reg. Alentejano branco 2013 Susana Esteban
20 Procura Reg. Alentejano tinto 2012 Susana Esteban
21 Quinta do Carmo Reg. Alentejano Reserva tinto 2011 Bacalhôa Vinhos de Portugal
22 Quinta do Mouro Reg. Alentejano Cabernet Sauvignon tinto 2011 Miguel Louro – Quinta do Mouro
23 Quinta do Mouro Reg. Alentejano tinto 2008 Miguel Louro – Quinta do Mouro
24 Scala Coeli Reg. Alentejano Alfrocheiro tinto 2011 Fundação Eugénio de Almeida
25 Terrenus Vinhas Velhas Reg. Alentejano Reserva tinto 2011 Rui Reguinga
26 Vale de Ancho Alentejo Reserva tinto 2011 Soc. Agr. Gabriel F. Dias & Irmãs
ALGARVE
1 Barranco Longo Reg. Algarve Syrah Reserva tinto 2010 Quinta do Barranco Longo
2 João Clara Homenagem Reg. Algarve tinto 2009 Essential Passion
3 Marquês dos Vales Grace Vineyard Reg. Algarve tinto 2009 Quinta dos Vales
4 Monte da Casteleja Clássico Reg. Algarve Bastardo Alfrocheiro tinto 2011 Guillaume Leroux
5 Onda Nova Reg. Algarve Alicante Bouschet tinto 2012 Adega do Cantor
6 Quinta do Francês Terraços Reg. Algarve Syrah tinto 2011 Quinta do Francês
VINHO SEM DOC/IG 
1 Ameal Vinho branco 2012 Quinta do Ameal
2 Campolargo Vinho Bical branco 2011 Manuel dos Santos Campolargo
3 Campolargo Vinho tinto 2010 Manuel dos Santos Campolargo
4 Carapeços Winter Harvest Vinho branco 2008 Quinta de Carapeços
5 Monte da Ravasqueira NA Vinho tinto 2012 Monte da Ravasqueira
VINHO DO PORTO
1 Andresen Porto White 20 anos J.H.Andresen
2 Dow’s Quinta Senhora da Ribeira Porto Vintage 2012 Symington Family Estates
3 DR Porto 30 anos Agri-Roncão
4 Fonseca Porto 10 anos The Fladgate Partnership
5 Graham’s Porto 10 anos Symington Family Estates
6 Kopke Porto 10 anos Sogevinus Fine Wines
7 Messias Porto 10 anos Soc. Agr. e Com. Vinhos Messias
8 Messias Porto Colheita 1965 Soc. Agr. e Com. Vinhos Messias
9 Poças Porto 10 anos Manoel D. Poças Junior
10 Quinta da Devesa Porto 20 anos Soc. Agr. Quinta da Devesa
11 Quinta da Devesa Porto + 40 anos Soc. Agr. Quinta da Devesa
12 Quinta do Noval Porto Colheita 2000 Quinta do Noval
MOSCATEL
1 Alambre Moscatel de Setúbal 20 anos José Maria da Fonseca Vinhos
2 Alambre Moscatel de Setúbal 30 anos José Maria da Fonseca Vinhos
MADEIRA
1 Barbeito Ribeiro Real Madeira Boal Lote 1 – 20 anos Vinhos Barbeito (Madeira )
2 Barbeito Ribeiro Real Madeira Verdelho lote 1 – 20 anos Vinhos Barbeito (Madeira )
3 Cossart Gordon Madeira Vintage Bual 1958 Blandy’s Wine Lodge

Deixe o seu comentário