transferir

 

O concelho de Arraiolos, com uma área de 684,08 Km2, tem uma população de 7616 habitantes (censos 2001) e é constituído por sete Freguesias: Arraiolos, Igrejinha, Santa Justa, Sabugueiro, S. Gregório, S. Pedro da Gafanhoeira e Vimieiro.

1201974
Arraiolos é um dos catorze concelhos do Distrito de Évora e tem os seus limites administrativos definidos desde 1736.

Arraiolos03

 

Com a Vila de Arraiolos situada a uma altitude de 348,50 m (Longitude 7º 59′ W e Latitude 38º 43′ N), o concelho confina a norte com os concelhos de Mora e Coruche, a Oeste com o concelho de  Montemor-o-Novo, a Sul com o concelho de Évora e  a Este com com os concelhos de Estremoz e Sousel.

Arraiolos 5

 

Integrado quase na totalidade na bacia hidrográfica do Tejo, com as ribeiras de Divor e de Tera a constituírem os seus principais cursos de água, tem uma posição geográfica privilegiada, que lhe confere potencialidades turísticas acrescidas se se considerar todo o seu património natural, arquitectónico e artístico.

Arraiolos 6

 

Arraiolos tem um clima de características submarítimas de transição para características continentais atenuadas, em parte devido à inexistência de cadeias montanhosas e à relativa proximidade do mar.

Arraiolos terra dos tapetes  é ainda os séculos de história bordados à  mão por gerações e gerações de bordadeiras que fizeram chegar até aos nossos dias o nosso mais genuíno artesanato o “Tapete  de Arraiolos”.

tapete arraiolos floral

 

Cunha Rivara, historiador Arraiolense, na sua obra  “Memórias da Vila de Arraiolos”, depois de se referir à nobreza e antiguidade de Arraiolos, bem como a alguns aspectos históricos da sua origem, afirma: “… seja como for, tenho por certo que em princípios do século XIII já havia povoação no sítio de Arraiolos…”

Secxvii_1aEpoca

 

Certo é também que a abundância de vestígios relacionáveis com o final do Neolítico ou mesmo com o calcolitico são um sinal de uma significativa ocupação humana a partir do IV Milénio A.C. e, provavelmente, “na proto-História, o grande local de habitat corresponderia já à actual elevação onde se localiza o Castelo de Arraiolos”.

Arraiolos - Vista Parcial (p)
É ainda Cunha Rivara que nos transmite as referências do padre António de Carvalho da Costa, na Corographia Portugueza (tomo2º Pág 525)  e do Padre Luís Cardoso no Diccionario Geographico (tomo 1º pág. 590)  onde atribuem a fundação de Arraiolos a Sabinos, Tusculanos e Albanos, ocupantes que foram da  cidade de Évora antes de Sertório e deram o governo de Arraiolos ao capitão Rayeo, nome grego.

Arraiolos_Castle

 

Deste nome, parece ter então derivado o nome da nossa vila, já que o nome Rayeo se foi denominando Rayolis, Rayeopolis, Arrayolos e  hoje Arraiolos.

Porém, é  em 1217 com a concessão do termo de Arraiolos pelo rei D. Afonso II, ao Bispo de Évora D. Soeiro e ao cabido  da Sé da mesma cidade, que se inicia um novo capitulo da nossa história.

Convento_dos_Loios_-_Arraiolos_(Portugal)

 

Em 1290, Arraiolos recebe o 1º Foral, de D. Dinis, e o mesmo monarca manda edificar o Castelo em 1305, sendo que no dia 26 de Dezembro de 1305  o Concelho representado por João Anes e Martim Fernandes, outorgou com  com o Rei o contrato para a sua feitura.

????????????????????????????

 

Arraiolos foi condado de D. Nuno Álvares Pereira – 2º conde de Arraiolos – a partir do ano de 1387. Antes de recolher ao Convento do Carmo em Lisboa, o Condestável do reino, permaneceu aqui longos períodos da sua vida.

Em 1511 recebe Foral novo de D. Manuel.
Ao longo dos anos foram muitas as alterações do seu território, tendo  limites administrativos definidos a partir de 1736, sofreu, entretanto, várias alterações:
– Inclusão no distrito de Évora (1835) ; Anexação do concelho de Vimieiro (1855) ; Anexação do concelho de Mora (1895) ; desanexação do concelho de Mora (1898).
Situado no interior sul do país, na vasta região alentejana , Arraiolos é hoje um concelho com 684,08Km2, para uma população de 7616 habitantes (censos de 2001) distribuídos por 7 freguesias: Arraiolos, Vimieiro, Igrejinha, S. Pedro da Gafanhoeira, Sabugueiro, S. Gregório e Santa Justa.

mapa3235

 

 

 

ARRAIOLOS TERRA DOS TAPETES  é ainda os séculos de história bordados à  mão por gerações e gerações de bordadeiras que fizeram chegar até aos nossos dias o nosso mais genuíno artesanato o “Tapete  de Arraiolos”.

A referência escrita mais antiga que até hoje é conhecida está no inventário de Catarina Rodrigues, mulher de João Lourenço, lavrador e morador na herdade de Bolelos, termo de Arraiolos, onde, pelo ano de 1598, é descrita a existência de hum tapete da tera novo avalliado em dous mill Reis.

Certo é ainda que  as escavações arqueológicas realizadas na Praça Lima e Brito no inicio do Séc. XXI, sob a responsabilidade da Arqueóloga Ana Gonçalves, sem prejuízo de uma investigação mais pormenorizada,  induzem o inicio da produção de tapetes em Arraiolos para uma fase  anterior ao Séc. XV.

O  concelho, a par da riqueza da sua paisagem, é detentor de um vasto património edificado que a Câmara Municipal tem procurado preservar e valorizar.

Deste conjunto destacam-se diversos monumentos nacionais e outros imóveis, nomeadamente:

Templo Romano – Santana do Campo

(Ruínas Romanas de São João do Campo*)

Cronologia : Séc. 2 / 3 d. C. – templo romano cujas ruínas ficaram incorporadas na cabeceira da Igreja; Séc. 15 – fundação do templo cristão, deduzida do vestígio mais antigo, imagem da padroeira (ESPANCA, 1975); 1534, após – reforma geral do templo cristão; 1715 – data aposta no dintel do pórtico, correspondente a reforma integral da fachada e interior.
Bibliografia : PREREIRA, Gabriel, Antiguidades Romanas em Évoa e seus Arredores in Estudos Eborenses, Évora, 1891; CORREIA, Vergílio, Monumentos e Esculturas, Coimbra, 1924; ALARCÃO, Jorge, Portugal Romano, Lisboa, 1973; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Évora, Vol. 8, Lisboa, 1975; ALARCÃO, Jorge, Roman Portugal, London, 1988.
Observações : *A designação está incorrecta. Não se conhece qualquer afectação do lugar ao topónimo São João de Campo. Chamou-se primitivamente Santana da Franzina e agora Santana do Campo.