Dão

GASTRONOMIA BEIRÃ EM PENALVA DO CASTELO – Sopa de Castanhas com Broa, Cabrito no Pote e Papas de Milho

Primitivamente, o homem devorava as ervas, certas raízes, frutos silvestres e a carne dos animais para satisfazer a gula e as necessidades do corpo.

As refeições eram confeccionadas à fogueira de tições e arder, em panelas de barro ou de ferro e só em dias de festa, de ceifa, ou da malha, eram abundantes e melhoradas.
De manhã, ao mata bicho, comiam figos secos, pão, azeitonas e bebiam aguardente. Ao meio dia lá vinha a sopa em grandes tigelas e batatas que estendidas sobre a toalha de linho, cada qual descascava e partia com o garfo para levar ao prato com o molho de vinagre, um pouco de azeite e umas gramas de sal colocado ao centro da mesa.À noite por causa das indigestões comiam uma tigela de sopa ou soro com pão.

Os pratos tradicionais desta terra são: Caldo casado da região (junto com azeite), Caldo de Cebola, Sopa de Feijão com Couves, Sopa de Castanhas secas, Papas Laberças (de farinha de milho com couves), Papas de Milho rolão com mel, Torresmos de Vinho de alhos com batatas à racha, Cabrito Guisado ou grelhado, Vinho do Dão, Queijo Serra da Estrela, Maça Bravo de Esmolfe, Bolos de Azeite ou de Páscoa.

RECEITAS

Sopa de Castanhas com Broa

SOPA DE CASTANHAS COM BROA


Principais ingredientes:
(6 Pessoas)
– Castanhas secas q.b.,
– Broa de milho q.b.,
– Sal q.b.,
– Água q.b.

Preparação:
Coloque um pote ao lume com água a ferver. Em seguida, coloque também a carne gorda e deixe cozer muito bem.
Quando a carne estiver quase cozida, junte as castanhas e deixe cozer. Por fim, adicione a broa esmigalhada e uma pitada de sal.
De seguida, retire do lume e, com o auxílio de uma colher de pau e um garfo, esmague todos os ingredientes. Leve novamente ao lume para levantar fervura e está pronta a servir.

Cabrito no Pote

CABRITO NO POTE


Principais ingredientes:
(8 Pessoas)
– 1 Cabrito Médio,
– Azeite q.b.,
– 1 Cebola,
– ½ 1 De vinho branco,
– Salsa q.b.,
– Alho q.b.,
– 2 Folhas,
– Sal q.b.,
– 4 Kg de batatas,
– Alecrim.

Preparação:
Parta o cabrito em pedaços pequenos e junte o vinho branco, a salsa, o alho, um pouco de alecrim e louro, ficando a marinar de um dia para o outro, para a carne ficar mais tenra e gostosa.
No dia seguinte, faça o lume na pilheira e logo após faça um refogado no pote com cebolada picada, o azeite, uma folha de louro e um dente de alho também picado.
Quando estiver loira adicione o cabrito juntamente com um pouco de sal e a marinada, deixando refogar até estar muito bem apurado.

Sugestão:
Sirva com batatas cozidas também no pote.

Papas de Milho

PAPAS DE MILHO


Principais ingredientes:
– 200 g de milho traçados,
– 7,5 dl de leite,
– 150 g de açúcar,
– Sal q.b.,
– Canela q.b.

Preparação:
Ponha o milho de molho em água fria, durante 1 ou 2 horas e retire as peles que vêm à superfície.
De seguida escorra-o, e leve-o ao lume com água temperada com um pouco de sal.
Quando a água evaporar, comece a juntar o leite a pouco e pouco, mexendo sempre, tempere com açúcar e deixe cozer um pouco mais.
Quando as papas estiverem prontas coloque em travessas.

Sugestão:
Sirva as papas polvilhadas com canela (facultativo).

FONTE: C.M. PENALVA DO CASTELO E CASAS DE RESTAURAÇÃO LOCAIS

Deixe o seu comentário