Alentejo

LUGAR À MESA – Alter do Chão: Migas de Espargos, Sarapatel de Borrego e Ensopado de Borrego com Arroz Amarelo

MIGAS DE ESPARGOS

migasespargos

1 molho de espargos frescos; 3 dentes de alho; 1 folha de louro; 6 ovos; vinagre q.b.; uma pitada de pimenta; 400 gr. carne de porco temperada com pimentão, alho e sal; 3 colheres de sopa de banha de porco; sal para a cozedura dos espargos e pão (500 gr), de preferência, duro.

Cortar os espargos aos pedacinhos (as cabeças e o talo mais tenrinho), pôr a cozer numa panela em água temperada com sal.

Entretanto, num tacho, fritar a carne com a banha de porco. Depois de frita, retirar do tacho. Quando os espargos estiverem cozidos, escorrer e esmagá-los com a ajuda de um garfo.

Deitar os espargos esmagados numa pequena tijela, juntar os ovos inteiros, o vinagre e a pimenta. Bater tudo junto.

A seguir, desfazer o miolo do pão.

Colocar novamente o tacho ao lume e fritar, em banha de carne ( a gordura onde esteve a fritar a carne), os dentes de alho e a folha do louro. Juntar o pão e mexer com a ajuda de uma colher de pau. De seguida, juntar o preparado dos espargos, mexer com a colher, sempre sobre chama branda, até as migas ficarem secas. As migas de espargos devem ficar secas e soltas. Retirar a folha de louro.

Este prato serve-se quente acompanhado pela carne frita.

Não está na receita mas por vezes também coloco umas rodelas de chouriço frito a decorar a travessa.

SARAPATEL DE BORREGO

sarapatel

* 2 dl de azeite
* 1 Kg miúdos de borrego
* 1 Kg cebolas (grandes)
* vinagre q.b.
* Chourico de carne q.b.
* sal e pimenta q.b.
* 1 folha de louro

Num tacho deita-se o azeite, a cebola picada e quando estiver cozida, transparente, a comecar a alourar, deitam-se os miúdos do borrego que devem ser cortados aos bocadinhos, juntamente com o chouriço cortado fininho. Vai fervendo em lume moderado até apurar. Estando cozido deitam-se os temperos. Numa tigelinha desfaz-se a colher de farinha de trigo à qual se junta umas gotinhas de vinagre e uma de calda de sopa, o suficiente para desfazer a farinha. Deita-se este preparado no refogado e vai ferver mais um pouco. Finalmente, deita-se a salsa picadinha, ferve-se mais um bocadinho e serve-se enfeitado com azeitonas. Acompanha-se com arroz branco.
O sarapatel deve ficar bem picante.

ENSOPADO DE BORREGO COM ARROZ AMARELO

ensopado borrego

Ingredientes: (4 pessoas)

1Kg de carne de borrego
Sal q.b.
½ dl de azeite
1 Cebola
3 Dentes de alho
1 Folha de louro
2 Cravinhos
Colorau e noz-moscada q.b.

Para o arroz:
1 Chávena de arroz
1 Chávena de água quente
1 Chávena de caldo do ensopado
1 Colher (café) de açafrão

Preparação:

Corte a carne em pedaços, tempere-os com os alhos e sal e deixe assim uma horas. Num tacho, leve ao lume o azeite e a cebola picada e, quando alourar, junte a carne, o louro, colorau, noz-moscada e os cravinhos e deixe refogar um pouco; junte então a água necessária para cozer a carne e para ficar com caldo para arroz; deixe apurar, sem cozer demasiado e sirva depois com o arroz.

O arroz – Seque o açafrão em forno pouco quente (já apagado), depois pise-o, dissolva-o na água quente e passe depois por um passador. Num tacho, leve ao lume o arroz com o caldo do ensopado e a água do açafrão e deixe cozer.

Dica: utilize açafrão-da-Índia .

2 Comentários

  1. credo que nojo disso da primeira foto não coloque mais esses olhos……….bjus

Deixe o seu comentário