Bairrada Lojas do Produtor Produtores Turismo Vinhos Wines

QUINTA DOS ABIBES

logo-artigo-abibes

logo-qta-dos-abibes

Com 8 hectares de vinha, este é o projeto da vida do Prof. Francisco Batel Marques, professor da Universidade de Coimbra, e profundo amante do mundo dos vinhos, em particular das castas Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon.

dsc07990
A enologia aqui é de luxo! Eng. Osvaldo Amado, que dispensa apresentações.´

c-eng-osvaldo-amado
Esta aventura vitivinicola iniciou-se em 2002, quando o Prof. Francisco Batel Marques, adquiriu os terrenos totalmente abandonados, e que viriam a constituir a propriedade da Quinta dos Abibes.

Estamos nas imediações à Serra do Buçaco, na freguesia de Aboim.

ADEGA

dsc07998

Em solo essencialmente argiloso com floramentos calcários, houve necessidade inicial de drenar um terreno totalmente encharcado, por forma a adequá-lo à plantação de vinha. O clima aqui, estando a 20km do mar em linha reta, é essencialmente Atlântico, sendo bastante frio no Outono e Inverno.

VINHAS DE VERÃO

« 1 de 2 »

VINHAS DE OUTONO

Tudo aqui foi feito com recurso a um plano de engenharia agrícola (drenagem e correcção de solos) e de subsequente planificação e execução do plantio das vinhas.

SALA DE EVENTOS E PROVAS

As castas estão totalmente adaptadas e adequadas a estas condições edafo-climatéricas.

ALGUM PORTFÓLIO

Consubstancia, assim, um projecto cujo imaginário radica em ancestralidades claras à Bairrada, a Portugal e aos portugueses: a vinha e o vinho como elementos estruturantes da nossa cultura.

quinta-dos-abibes-8
Até uma próxima Prof. Francisco Batel Marques. Bem haja por me ter recebido. À nossa!


Curiosidade: O que são Abibes?

Abibe ( Vanellus vanellus ) Esta é uma das espécies de mais fácil identificação da nossa avifauna, sobretudo quando em plumagem de adulto. O seu característico penacho comprido, mais longo durante a Primavera e o Verão, o padrão escuro (dorso) e claro (abdómen e peito), as patas algo compridas e as manchas brancas faciais permitem distingui-lo facilmente das restantes limícolas. No dorso, apresenta uma tonalidade esverdeada com reflexos, que perdem vivacidade na plumagem de Inverno. Quando em fuga, emite vocalizações extremamente características, parecidos a lamentos.
Abibe ( Vanellus vanellus )
Esta é uma das espécies de mais fácil identificação da nossa avifauna, sobretudo quando em plumagem de adulto. O seu característico penacho comprido, mais longo durante a Primavera e o Verão, o padrão escuro (dorso) e claro (abdómen e peito), as patas algo compridas e as manchas brancas faciais permitem distingui-lo facilmente das restantes limícolas. No dorso, apresenta uma tonalidade esverdeada com reflexos, que perdem vivacidade na plumagem de Inverno. Quando em fuga, emite vocalizações extremamente características, parecidos a lamentos.

 

1 Comentário

Deixe o seu comentário