Vinhos

QUINTA DA AVELEDA – DO PASSADO SE CONSTRÓI O FUTURO NO PRESENTE

logo_g

Aveleda – Sociedade Agrícola e Comercial da Quinta da Aveleda, SA
Aveleda – Penafiel ♦ 4560-556 PENAFIEL ♦ PORTUGAL
Tel. (+351) 255 718 200 ♦ Fax. (+351) 255 711 139

AVELEDA SHOP

quinta aveledaNa AVELEDA SHOP encontrará uma colecção seleccionada de produtos e acessórios para vinhos. Para além disto, poderá provar deliciosos queijos e adquirir compotas caseiras.

Venha conhecer!

Horário de abertura:

De Segunda a Sexta-feira das 8H30 às 17H30.

Encerra aos fins-de-semana e Feriados.

História da Quinta da Aveleda

1quinta aveledaQuinta da Aveleda é um vinho nascido e criado na Quinta da Aveleda. Fruto da harmonia perfeita entre técnica e tradição, o Quinta da Aveleda é a imagem fiel do lugar que lhe deu o nome. Todos os anos são cuidadosamente seleccionadas as melhores uvas das castas Loureiro, Trajadura e Alvarinho produzidas nos cerca de 150 hectares de vinhas da Quinta da Aveleda. As suas quantidades são controladas para garantir os elevados padrões de qualidade a que o consumidor de Quinta da Aveleda se habituou.

baner1

Com Quinta da Aveleda honra-se uma tradição de excelentes vinhos que esta Quinta e esta Família produzem desde pelo menos 1671.

casa_vinha_qta_da_aguieira

Saborear Quinta da Aveleda é apenas o princípio de uma experiência que se completa com a visita à Quinta e seus jardins, onde o visitante se pode sentir veradadeiramente imerso no universo da Quinta da Aveleda. Neste blogue poderá conhecer um pouco melhor a visita à Quinta da Aveleda.

blog2007_txt_aveleda05

A garrafa de Quinta da Aveleda com o seu design original e elegante é um símbolo da elegância e sofisticação que o Quinta da Aveleda transmite. A Casa da família Guedes, representada no rótulo é ela própria uma referência de elegância, sofisticação e bom gosto. Tal como acontece com o vinho, a elegância exterior da casa é complementada por uma enorme riqueza interior, bem patente no distinto design do seu mobiliário dos séculos XIX e XX.

MP Guedes1

Portofólio

Aveleda Fonte

AveledaFonte75-jpgO seu Aveleda de sempre agora tem nome QA-jpgpróprio! Aveleda fonte é o seu vinho de confiança que tão bem conhece e aprecia.

O seu sabor especialmente frutado e delicado torna-o num vinho fresco, agradável em quaquer ocasião. Esta composição única faz de Aveleda Fonte o par ideal para marisco, peixe e carnes brancas.

Produzido de acordo com os mais exigentes standards de qualidade a que a Aveleda o habituou, Aveleda Fonte é a garantia de momentos de prazer e descontração. Aveleda Fonte é o Sabor que o acompanha.

Casal Garcia

casal_garcia_2rotCasal Garcia é o vinho da alegria capaz de unir culturas.

Abrir uma garrafa de Casal Garcia é a receita ideal para viver momentos de alegria e festejar a vida!

Uma história de sucesso que começou em 1939.

O aparecimento da marca Casal Garcia data de 1939, sendo já para a época um vinho inovador, marcado pelas novas técnicas utilizadas pelo enólogo francês Eugène Hélisse.
O nome Casal Garcia advém do nome de uma das parcelas da propriedade que ainda hoje é conhecida por este mesmo nome e na qual continuamos a produzir uvas utilizadas na produção do vinho Casal Garcia.
A imagem de Casal Garcia sempre se manteve fiel às suas origens. O seu rótulo representa uma renda antiga da família e simboliza a ligação à história da Aveleda e à tradição. Por isso mesmo o brazão da família Guedes está também presente neste rótulo.

Casal Garcia Hoje

O seu sabor suave e frutado dá-lhe um carácter jovem, fresco e leve que o torna o companheiro indispensável da boa disposição. É ideal para acompanhar pratos de peixe, marisco, saladas ou pratos de gastronomia oriental.

Em 2007 Casal Garcia comemorou a chegada a 60 países, consagrando-se como o maior exportador de alegria, sendo consumido em todo o mundo. Para celebrar esta marca, Casal Garcia lançou uma edição comemorativa, para que todos os seus amantes possam partilhar desta alegria.

CasalGarcia

Haja Alegria, Haja Casal Garcia!

2008 foi o ano que deu um tom rosado a Casal Garcia. Nasceu o novo Casal Garcia Rosé! A partir de agora, a Primavera tem ainda mais alegria com a frescura de Casal Garcia que agora também tem notas de morango e framboesa.

conjcgf

Charamba

Charamba-jpgA Aveleda iniciou na década de 1990 um novo e aliciante projecto com a produção de um vinho do Douro.
Com o nome de uma dança tradicional, frequentemente referida nos livros de Vitorino Nemésio, o Charamba é produzido a partir das principais castas da região: Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca e Touriga Nacional.

O vinho é uma conquista, fruto de um saber antigo que, atravessando um sonho de gerações, alcança hoje a glória e o sucesso. Este é o vinho do século XXI, que o leva a viajar pelos sentidos, numa experiência mágica e sublime, onde as inspirações mais subjectivas da alma têm grande destaque.

Follies

FOLLIES1Esta é uma marca que organiza 5 perfis de vinhos que FOLLIES2proporcionam 5 momentos diferentes de prazer e que por isso se completam num conjunto de situações que todos percorreram nesta família.

Não estão organizadas por regiões, como é habitual no chamado “Velho Mundo”, mas estão ordenadas por sabores, sensações e inspirações.
E por isso, esta marca homenageia o nosso século e os valores que o caracterizam tais como o conhecimento, o reconhecimento, o prazer, a excentricidade, a tradição e a espiritualidade.

E de onde vem o nome “Follies”?

FOLLIES3FOLLIES4Nos códigos da arquitectura, a Folly coincide com uma estrutura decorativa, não funcional, excêntrica e simbólica, erguida por alguém que se alimenta pela simples paixão de construir. Manifestações de pura arte, que também a Aveleda se orgulha de possuir. O impulso criador é isso mesmo. Vale por si não necessitando de qualquer justificação lógica.

Cada uma com a sua história para contar e associada a um vinho específico dentro da gama FOLLIES. Assim, cada um destes 5 vinhos celebra, através do seu rótulo, uma das Follies da Aveleda.

FOLLIES5garrfas_todas

PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO DA QUINTA DA AVELEDA

A FONTE DAS 4 IRMÃS

quintaaveleda

Uma obra ímpar da Quinta da Aveleda é sem dúvida a Fonte das Quatro Irmãs. Para além de constituir um notável exemplo de arquitectura em granito, característica do Norte de Portugal, a Fonte das Quatro Irmãs representa a dinâmica da Vida em constante mutação, o fim que retorna ao princípio, renascendo para uma dimensão nova.
Erguida na década de 1920, a fonte foi finalizada pelo Mestre João da Silva ao gravar nela os perfis em mármore das quatro irmãs Guedes, filhas do proprietário da Quinta, Fernando Guedes da Silva da Fonseca.
Cada Senhora personifica uma das Quatro Estações do ano ou, noutra perspectiva, as diversas fases na dança perpétua da vinha e do vinho, sempre igual mas simultaneamente sempre diferente.

A TORRE DAS CABRAS

3_torrecabras

Numa ode à natureza e às antigas gerações da Quinta da Aveleda, foi edificada uma torre de três andares, com uma rampa em espiral de madeira para albergar cabras anãs.
Símbolo da fertilidade e da abundância, a cabra protagoniza o mito de uma terra que soube sempre dar o seu melhor fruto.

A JANELA MANUELINA

4_janmanuel

Foi numa casa da Ribeira, no Porto, que a Rainha D. Filipa de Lancastre deu à luz o seu filho Infante D. Henrique, o mesmo local onde muitos reis haviam pernoitado aquando das suas visitas à cidade Invicta.
Havia uma janela especial onde, segundo a tradição, D. João IV terá sido aclamado Rei de Portugal.
A janela foi doada, mais tarde, a Manoel Pedro Guedes da Silva da Fonseca, que a transportou para os jardins da Quinta da Aveleda, sua propriedade.
Recordando os gestos dos Descobrimentos, bem como a glória do poder nacional, esta Folly revela-se uma fonte de inspiração através dos tempos, para a realização de feitos grandiosos

A FONTE DE NOSSA SENHORA DA VANDOMA

6_fvandoma

Imponente Fonte de Granito dedicada a Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da Cidade do Porto.
Do homem verde, em granito, brota água cristalina que, silenciosa, corre depois a nossos pés até murmurar de novo em duas pequenas fontes, onde um golfinho numa concha evoca as viagens marítimas do vinho aqui produzido.
A CASA DA AGUIEIRA

9_casasenhorial

Era uma vez uma Casa cujo dono era um ilustre político e viticultor do século XIX, o Visconde da Aguieira.
A propriedade, situada nas terras encantadas de Águeda, encerrava em si o maior dos mistérios – a arte de bem vindimar – tendo sido a pioneira da região no engarrafamento de vinho tinto.
Em 1998, a Aveleda adquiriu este fascinante tesouro, tendo-o enriquecido mais e mais, com a ajuda do sábio e famoso enólogo francês Denis Dubourdieu. Desde então, o vinho tem sido cuidado com sabedoria e paixão que lhe conferem características únicas.

1_cport7_4estacoes

8_capela10_jardins

8845756

blog2007_qtaaveleda05

ashopoutonodocfrescorverao1

vinha_comboio

14_vinhas3

QUINTA DA AVELEDA lV

2614889979_d25bce5c4e_o

AF_Mupi+Aveleda2237X348C

P1010011

nova10

penafiel-quinta-da-aveleda

UMA CURIOSIDADE GENEALÓGICA

arv_port

FONTES: CM Penafiel, Revista de Vinhos e site Quinta da Aveleda

8 Comentários

  1. Uma quinta de tamanha beleza não faz sentido que esteja fechada ao fim de semana, nem que estivesse aberta pelo menos um fim de semana por mês!

    1. É verdade, Liliana. Mas estar também a pagar a alguém para mostrar para aparecerem de vez enquando 2,3 pessoas, tora-se dispendioso para a Empresa. As contas atualmente fazem-se ao milímetro. Nada como colocar a questão à própria casa. Cumprimentos, Jorge

  2. gostava de saber a quem pertence a gerencia
    aguardarei uma resposta obrigado

    1. Sem dúvida, Cláudia. Além de que a Quinta da Aveleda roça os contornos do início de Portugal, como país de fronteiras definitivas mais antigas de todo o Mundo! Cumprimentos.

  3. comprei uma garrafa de vinho quinta da Aveleda com vinho verde mas tomei um excelente vinho branco não era vinho verde

Deixe o seu comentário