A convite da Adega Cooperativa de Palmela participamos no Programa de Vindimas na Adega de Palmela no passado dia 6 de Setembro com a ilustre presença e participação activa do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, que deu o mote e exemplo, mostrando-se muito empenhado e identificado com o mundo do Vinho e a época rainha dos Vinhos, as Vindimas. Não fosse o município associado da AMPV (Associação representada pelo ilustre Secretário-geral José Arruda igualmente convidado) e um concelho muito entusiasta do Vinho onde habitualmente se realizam anualmente as tradicionais Festas das Vindimas.

A Adega de Palmela tem vindo a promover um trabalho muito orientado para a qualidade, sustentabilidade e inovação que registamos e saudamos, pois mais recentemente tivemos conhecimento da iniciativa desta organização fundada em 1955 em inovar sem se afastar do rumo que tem vindo a traçar, nomeadamente criando no inicio do ano o Departamento de Enoturismo, uma nova valência e ampliação da oferta deste produtor de Vinhos, orientado para a ligação entre o Vinho e o Território.

Sendo a Adega de Palmela uma cooperativa que reúne mais de 400 viticultores, para uma produção estimada em 10 milhões de litros, envolvendo um território vasto no concelho, produzindo Vinhos de Denominação de Origem Setúbal e Palmela, recebendo aproximadamente 20% da produção total de ambos, já algum tempo que assume-se como um dos principais polos de desenvolvimento do concelho de Palmela, encontrando-se amplamente implantada no mercado interno, com parte significativa da produção destinada aos mercados de exportação.

Agora, com este novo departamento e neste evento realizado a propósito da época rainha do Vinho, permitiu-nos conhecer o Programa de Vindimas na Adega de Palmela, pelo que, quem assim pretender, além de consumir Vinhos produzidos pela Adega de Palmela, pode com este mais recente reforço, da já relevante e grande equipa que constitui a família desta adega, conhecer mais sobre a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, a história e os produtos produzidos na Adega de Palmela e naturalmente fazendo a ponte com o que a região oferece.

O departamento de enoturismo da Adega de Palmela com este Programa de Vindimas na Adega de Palmela visa também dar a conhecer o que o serviço de Enoturismo está apto a proporcionar aos clientes, nomeadamente visitas guiadas às instalações, terminando a visita com uma prova de vinhos na cave, entre outras possibilidades.

Na visita é mostrado o processo de vinificação desde a recepção da uva até ao produto final, passando pela linha de enchimento, loja e cave onde estão armazenadas as barricas, e onde é feita a degustação de vinhos.

Para saberem mais informações sobre horários, datas e valores, assim como contactos podem clicar aqui.

Recepção de uvas

Com esta nossa participação neste dia que estivemos por Palmela a participar e conhecer o Programa de Vindimas na Adega de Palmela, que durante o mês de Setembro de 2022 (Vagas abertas para os Dias 7, 14, 21 e 28 de Setembro 2022) proporciona idêntica experiência que tivemos o privilégio, a toda população em geral, onde também foi possível tomar conhecimento que o departamento de enoturismo da Adega de Palmela proporciona espaço e condições para a realização de eventos diversos, tais como Reuniões, workshops, seminários, formações, casamentos, batizados, etc.

O Programa de Vindimas na Adega de Palmela

9:00 Recepção no Moments in Nature.

9:30 Corte de uvas nas Vinhas com oferta de um kit de vindima e assim realizada a vindima em plena Vinha.

10:30 Momento para descansar do esforço com direito a umas tapas preparadas pelo staff do Moments in Nature.

11:00 Visita à Adega

12:30 Almoço na Cave

16:00 Encerramento do programa com oferta de uma Garrafa.

Todo o evento é acompanhado pelo departamento de enoturismo.

Nós apreciamos o Programa de Vindimas na Adega de Palmela, agora sinta-se desafiado e convidado a participar e inscreva-se enquanto houver vagas.

Programa de Vindimas na Adega de Palmela

Departamento de Enoturismo da Adega de Palmela promove os produtos e o território.