Mundo dos Vinhos Segredos Sem categoria

Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial

Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial

Efetivamente podemos concluir que a Morte da Elizabeth II é uma perda para o Vinho Português, e por pouco a celebração do Dia Internacional do Vinho do Porto (10 de Setembro) coincidia com o falecimento da monarca, autêntica embaixadora de Vinhos Portugueses, por sinal talvez uma das mais notáveis e emblemática consumidora no mundo desde há muito tempo. Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial.

Com a morte da Rainha Elizabeth II no passado dia 8 de Setembro, os Vinhos Portugueses, em especial Vinho do Porto deixam de contar com importante consumidora, logo quem fica a perder além do povo britânico e respectiva família é o Vinho Português.

Era conhecido que a falecida monarca dispunha de uma vasta adega escondida sob o Palácio de Buckingham, contendo milhares de garrafas de bebida que valiam cerca de 2 milhões de libras, segundo uma avaliação realizada em meados de 2017.

Além do valor histórico, não podemos ignorar o quanto foi importante e o respectivo valor comercial que representou para o Vinho Português contar com importante “embaixadora”.

Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial
Adega Real situada no Palácio de Buckingham

Quando se afirma que a Morte da Elizabeth II é uma perda para o Vinho Português, resulta de factos históricos vários ao longo de décadas, para além de haver registos seculares. Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial é um facto irreparável no imediato, pode contudo, o sucessor no imediato ou os próximos Reis ou Rainhas continuarem a apreciar com iguais motivos os Vinhos Portugueses, assim esperamos.

Sabe-se também que na adega real, existem garrafas desde o ano 1703.

Nessa garrafeira real sabe-se também que existem Vinhos do Novo e Velho mundo, uma excepcional e impressionante colecção real, onde se destacam um Château Léoville Barton datado de 1988, e um Fonseca e Quinta do Noval de 1963, enquanto brancos da África do Sul e Nova Zelândia abundam nas prateleiras.

Outro facto relevante é a presença de um blend espanhol, nomeadamente uma garrafa de xerez datada de 1660, que foi descoberta quando a nova London Bridge foi construída e apresentada à falecida rainha.

Outro facto interessante, é que, somente os vinhos são armazenados nas salas forradas de pedra, embora também são guardadas caixas de chá Tetley e Carlsberg.

Vinhos Portugueses na Adega Real situada no Palácio de Buckingham
Vinhos Portugueses na Adega Real situada no Palácio de Buckingham

Estas Caves de Vinhos são geridas pelos recursos e serviços reais, que se encarregam de assegurar manutenção, conservação e reposição, assim como também, sempre que necessário realizar as competentes selecções dos Vinhos para ocasiões e cerimonias oficiais.

Por exemplo, o Mateus Rosé ao que se sabe, foi um pedido expresso da rainha a propósito de um evento mais restrito, contudo passou a ser presença habitual do stock da adega real.

Outras marcas, como Taylor’s , Graham’s, entre outras eram solicitações e presença habitual em eventos e recepções apadrinhadas pela Rainha, mais recentemente o Presidente dos Estados Unidos na sua última deslocação ao Reino Unido foi presenteado com um brinde de Churchill’s 1985 Vintage Port.

Em suma, a Morte da Elizabeth II é uma perda para o Vinho Português, embora ao longo da história os Vinhos Portugueses tiveram inúmeros adeptos, e marcaram presença em momentos especiais, desde os fundadores dos Estados Unidos, os Czars da Russia, imperador do Japão, entre outras personalidades e ocasiões mundiais, e os Vinhos Portugueses continuam a fazer o seu caminho, e a fazer as delicias de muitos consumidores por esse mundo, resta-nos brindar à longa vida da Rainha e fazer votos de novo Rei Carlos III tome conta do legado enquanto bem acompanhado de um qualquer Vinho Português.

Morreu Elizabeth II e o Vinho Português perde adepta especial, mas os ingleses é que ficaram no prejuízo, eles ficaram sem a sua emblemática monarca, enquanto nós continuamos com bons Vinhos Portugueses. Cheers!

São vários os Vinhos Portugueses que ao longo de 70 anos estiveram ao serviço de Sua Majestade.
São vários os Vinhos Portugueses que ao longo de 70 anos estiveram ao serviço de Sua Majestade.

©Images: Getty Images and shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.