Vinhos

Conheça o Tarefa, o “novo”, vinhas velhas da Carmim

tarefa-net-prancheta-1-wine

É dentro do espírito desta procura pela identidade cultural da região de Reguengos de Monsaraz, por aquilo que a torna singular – a genuinidade das gentes e a generosidade das terras – que a CARMIM lança uma nova gama de vinhos. Depois do Primitivo, surge o Tarefa, inspirado numa peça da olaria local que acompanhou muitos de nós nos lares das nossas infâncias. Tarefa é um recipiente de barro utilizado para armazenar pequenas quantidades de produtos tradicionais, nomeadamente, o fruto das tarefas de vinificação das uvas típicas da região. Gerações viram os seus vinhos caseiros fermentar nestes recipientes, expressando dessa forma tão particular a qualidade, tipicidade e identidade de um néctar único.

Partindo da tradição regional, do saber adquirido e da vontade de criar uma memória futura, o vinho Tarefa segundo a Carmim, “é o mais puro elogio à natureza e à História dos vinhos da nossa região“. Baseado numa criteriosa seleção de uvas das castas locais, trabalhadas através de técnicas de outros tempos, este vinho de harmonia ancestral destina-se a homenagear as gentes e as terras que fazem de todos nós aquilo que somos hoje: mulheres e homens com o olhar posto no futuro.  

O Tarefa pertence a uma gama de vinhos cujo propósito é recuperar os sabores de outrora. Fez a fermentação alcoólica com leveduras indígenas em talhas de barro típicas da região onde foram usadas técnicas de outros tempos usando castas em desuso como o Moreto.

Nota de Prova

  • Ano: 2019
  • Tipo: Tinto
  • Castas: Vinhas Velhas ( Alicante Bouschet, Castelão e Moreto )
  • Região: Alentejo

O Tarefa é um vinho distinto, que não pára de evoluir mal se abre a garrafa, é um vinho fresco, com aroma a frutos vermelhos e algumas notas vegetais. Ao nível dos taninos é equilibrado dando a este vinho um  registo elegante e uma elegância muito particular.

Deixe o seu comentário