Lojas do Produtor Produtores Trás-os-Montes Turismo Vinhos Wines

ADEGA COOPERATIVA DE VALPAÇOS

Adega Cooperativa de Valpaços – Caves Valpaços, C.R.L.

Sede: Bairro do Bonito

5430-429 Valpaços

Telefone: +351 278 712 140

Fax: +351 278 729 590

Web: www.acv.pt

E-mail: mail@acv.pt (Atendimento geral)

apoioaoconsumidor@acv.pt (Apoio ao consumidor)

Na região foi feito um esforço no sentido de reconverterem as vinhas.

Os concelhos de Valpaços e Mirandela fornecem as uvas ao vinho produzido pela Adega Cooperativa de Valpaços é produzido nos concelhos de Valpaços e Mirandela.

Tem capacidade para receber 300 toneladas de uvas por dia.

“As vinificações são todas feitas em cubas de aço inox e com controlo de temperatura.

Os armazéns da Adega Cooperativa de Valpaços estão todos equipados com piso antiderrapante. Todas as cubas de cimento são revestidas com resina epóxi e estão equipadas com tampas em aço inox.

A Adega Cooperativa de Valpaços possui um moderno equipamento de engarrafamento, rotulagem e acabamento.

Os vinhos velhos da Adega Cooperativa de Valpaços são estagiados em barricas de madeira de carvalho novo.

A Adega Cooperativa de Valpaços está dotada de um auditório, onde, além das assembleias habituais, se fazem encontros de esclarecimento aos associados.”

“A Adega Cooperativa de Valpaços – Caves Valpaços, C.R.L. foi criada por um grupo de viticultores que sentiam dificuldades em comercializar o seu vinho.

Organizaram-se, em 14 de Julho do ano de 1956 por escritura pública no Cartório Notarial de Valpaços e fundaram a Adega Cooperativa.”

“No início da atividade da Adega Cooperativa de Valpaços, a área de influência  limitava-se ao concelho de Valpaços e às freguesias de Jou, no concelho de Murça, e de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela.

Ao longo dos anos a sua área de influência foi-se estendendo a todo o concelho de Mirandela.

Atualmente, a Adega Cooperativa de Valpaços tem cerca de 2.000 associados com uma produção media anual de 7.500.000 quilos de uvas que transforma nos preciosos e afamados vinhos de Valpaços.

A Adega Cooperativa de Valpaços tem vindo a conquistar mercado a nível nacional e internacional.

Os vinhos produzidos pela Adega Cooperativa de Valpaços já podem ser encontrados em quase toda a Europa, no Brasil e em Angola.

A nível nacional, temos uma rede de distribuição feita por agentes e estamos nas lojas E.Leclerc em todo o país.”

As zonas mais remotas normalmente têm o mérito de nos surpreender e proporcionar-nos momentos de verdadeiras sensações.

Valpaços representa algo perdido no tempo e na mesma linha moderniza-se para o mundo atual.

As castas regionais compõem os vinhos da região de Valpaços, cujas vinhas estão situadas num microclima único.

Em Trás-os-Montes, é a zona de clima mais quente na altura da maturação da uva determina a concentração de açúcares elevada.

Este conjunto de fatores conduzem a vinhos de teor alcoólicos bastante elevados.

Existem semelhanças entre vinhos das regiões de Valpaços e do Alentejo assim como os respetivos climas.

Existem grandes diferenças entre estes néctares e os produzidos na Região Demarcada do Douro.

Monocastas Trincadeira e Tinta Amarela: vinhos límpidos, aroma a baunilha, de madeira, aveludado e evoluído.

Vinhos tintos: encorpados, cheios de cor, suaves e de degustação fácil.

Vinhos brancos: boa acidez que confere frescura, são bastante leves e com aromas florais.

FONTE: A.C. Valpaços

9 Comentários

1. Já encontrei vinhos da cooperativa de Valpaços no intermarche perto de Lisboa mas era do lote mais barato o patriota porque não se entra em outros supermercados os vinhos da cooperativa de Valpaços.

2. Bom dia.
    Possuo várias garrafas de vinho da Adega de Valpaços, adquiridas por mim em 1986 que são reserva e outras tem o rótulo gravado a dourado na própria garrafa.
    Tenho bebido algumas, oo vinho está bom, mas precisa de respirar pelo menos 1 hora, mas posso dispensar algumas.
    Alguém sabe se há mercado, interessados e eventual valor??
    Agradecido
    João Franco
    joaosfranco@gmail.com

3. Gostaria de ter a vossa tabela de precos para revenda na zona de matosinhos e grande porto

4. Quando é que os nossos dirigentes atualizam os conteúdos deste site de modo a dignificar como deve os vinhos produzidos pela nossa Adega Cooperativa?

1. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano

5. it was really excellent post! i always like to read this blog. thanks.