Eventos Gastronomia Reportagens Sabores de Portugal

40.º Aniversário do Festival de Gastronomia de Santarém

Cerimónia de apresentação das celebrações do 40.º Aniversário do Festival Nacional de Gastronomia

Este ano, celebra-se o 40.º Aniversário do Festival de Gastronomia de Santarém. Parabéns ao mais antigo e certamente o mais transversal evento gastronómico nacional que celebra em 2020 quarenta anos e estivemos presentes no evento onde se realizou a apresentação das celebrações do 40.º Aniversário do Festival de Gastronomia.

Neste ano, Santarém procura com um conjunto de iniciativas reforçar e promover o seu estatuto de capital da gastronomia Portuguesa, um dos mais marcantes patrimónios nacional a comida, juntamente com os Vinhos Portugueses.

“Santarém é capital Nacional da gastronomia Portuguesa”

No passado dia 17 de Fevereiro de 2020 a convite da organização o Clube de Vinhos Portugueses esteve representado no evento que apresentou oficialmente a programação das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, cujo os anfitriões, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém e Presidente da empresa municipal Viver Santarém, procuraram assim dar a conhecer todas as actividades que visam homenagear o mais antigo e mais amplo festival gastronómico Português em Santarém, entre ano agendado entre 16 de Outubro e 1 de Novembro de 2020.

Entre Fevereiro e Dezembro de 2020 vai ser possível assistir a um conjunto vasto e variado de eventos e acções que visam celebrar o aniversário e a marca histórica de 40 anos de Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, sendo que, podem ser conhecidos com mais detalhe no sítio web para o efeito, para tal, clique aqui.

Festival de Gastronomia de Santarém é um certame amplo porque ao contrário do que é mais frequente procura ser uma montra do que Portugal melhor oferece em termos de comida, e como sabemos a gastronomia e os vinhos é um património histórico, cultural e que, cada vez é mais e melhor valorizado, ao nível nacional e internacional.

No passado dia 17/02/2020 na Casa do Campino em Santarém estivemos a assistir em primeira mão a apresentação pública de todas as celebrações dos 40.º Aniversário do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, depois de uma recepção simpática da Adega Cooperativa do Cartaxo, seguiu-se uma mostra dos produtores da região de Santarém, assim como um apontamento musical pelo rancho folclórico presente.

Depois tivemos igualmente oportunidade de participar no almoço da Ordem da Cabidela, onde foi servido uma Cabidela de Peixe do Rio com ovas de barbo, bode assado no espeto com cabidela de miúdos e grão de bico, tudo preparado pelo Chef Rodrigo Castelo, digno “embaixador” gastronómico de Santarém, coadjuvado pelos igualmente ilustres Chefs Joe Best, Luís Barradas, entre outros que permitiram marcar esta cerimónia com uma experiência gastronómica assinalável e merecedora de destaque e de um brinde à saúde dos cozinheiros.

A seguir ao almoço tivemos um momento não menos especial, que foi a entronização dos novos membros da Ordem da Cabidela

Por fim, foi realizada uma assemblage com a coordenação do Eng. Pedro Gil, enólogo da Adega Cooperativa do Cartaxo e Paulo Amado da revista e-gosto,  com a participação da comunicação social presente, incluindo Clube de Vinhos Portugueses e os chefs de cozinha presentes, e demais convidados estiveram a “desenhar” aquele que será um especial blend no futuro produzido e lançado pela Adega. 

Aqui chegados, foi um óptimo dia passado na capital do gótico, onde se assinala o início das celebrações dos 40 anos de realização do mais antigo e mais amplo evento gastronómico em Portugal, e partilhamos aqui o programa das celebrações onde podem conhecer e também participar em dezenas de iniciativas de amplitude nacional e regional, desde o Dia Nacional da Gastronomia, o evento Portugal à Mesa em Santarém, participações do Festival Nacional de Gastronomia na BTL e na Feira Nacional de Gastronomia, o lançamento do Guia Gastronómico, um conjunto de conferências, e claro, o Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, este ano com uma edição mais extensa em termos de calendário. 

Por fim, deixamos aqui um brinde especial à organização deste evento e de quem organiza as celebrações que vão marcar o aniversário dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, palco privilegiado da nossa gastronomia, certame onde pode ser encontrado e degustado uma ampla oferta gastronómica de Portugal, tão vasta, diversa e rica, tal como a paisagem que nos orgulha, acompanhada de nossa tradição vitivinícola, agora com o merecido reconhecimento, devido à excelência e qualidade dos Vinhos Portuguese, onde quem apreciar o que de melhor se pode comer e beber, numa selecção de restaurantes de norte a sul e ilhas de Portugal, anote no calendário e visite o mais antigo e mais amplo Festival Gastronómico Português de 16 de Outubro a 1 de Novembro de 2020 em Santarém.

Mais informações, visite www.festivalnacionalgastronomia.pt

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe o seu comentário