Eventos Prémios Restauração Restaurantes

Cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022

Cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022

Para o novo Guia Michelin Espanha Portugal 2022, foram hoje 14 de Dezembro de 2021 anunciados os restaurantes em Portugal e Espanha que merecem destaque no reputado guia, e há Cinco novos restaurantes com estrela Michelin em Portugal.

O sector da restauração apesar dos momentos difíceis que tem vivido com a pandemia, volta a ter notícias boas e motivos de celebração e orgulho.

Ou seja, em Portugal passamos a contar mais mais restaurantes galardoados pela importante publicação, há mais cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022 em Portugal que merecem destaque e distinção.

As boas notícias para a restauração nacional foram conhecidas esta terça-feira dia 14 de Dezembro 2021 quando em Valência, Espanha, foram anunciados os galardões mais desejados do mundo da restauração. Em Portugal no próximo ano, passamos a contar com cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022.

Este importante evento com impacto internacional foi retomado no formato presencial em Valência, trouxe além de boas notícias para Portugal, novidades no que diz respeito à prestigiada marca Michelin, realizada com a presença entre outras figuras do diretor internacional do Guia Michelin, Gwendall Poullence, depois de em 2021 o formato ser exclusivamente digital, este ano a apresentação do Guia Michelin 2022 para Espanha e Portugal, voltou ao modelo ao vivo, desta vez em Valência, Espanha.

Nesta Gala que serviu para apresentação do Guia Michelin 2022 para Espanha e Portugal, e para anuncio das distinções da edição do próximo ano do guia ibérico, foi realizado no auditório do Palau des Arts Reina Sofía, em Valência, perante cerca de 600 convidados, entre chefes de cozinha, responsáveis políticos, empresários e imprensa.

Guia Michelin 2022 para Espanha e Portugal
Guia Michelin 2022 para Espanha e Portugal

As distinções reconhecem a qualidade da cozinha, com base em cinco critérios avaliados pelos inspetores, de forma anónima, nomeadamente a qualidade dos produtos, domínio dos pontos de cozedura e das texturas, equilíbrio e harmonia dos sabores, personalidade da cozinha e regularidade.

Neste certame além do retomar do formato presencial para anunciar os restaurantes distinguidos, serviu para anunciar um novo “prémio” a Estrela Verde, a da sustentabilidade. Além de outras duas diferentes distinções, desta feita de forma individual, uma a destacar o jovem cozinheiro e outra para o Cozinheiro Mentor.

Portugal além de cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022 arrecadarem importante distinção, também estreou-se com dois restaurantes na Estrela Verde, a da sustentabilidade.

Além destas novidades, em 2022, Portugal mantém todas as distinções anteriores e ainda continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima (três estrelas), que acreditamos ser inevitável mais tarde ou mais cedo.

Portugal passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’) e um total de 26 com uma estrela Michelin.

Já em Espanha, quatro restaurantes subiram à segunda estrela, enquanto 27 receberam uma estrela. Mantêm-se os 11 restaurantes com três estrelas da edição anterior.

Por outro lado, dois restaurantes perderam as duas estrelas e 22 perderam a primeira. Os motivos vão desde a avaliação dos inspetores ao encerramento ou mudança de local.

No total, a seleção de 2022 do Guia Michelin ibérico inclui 1.362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais 11 com três estrelas, 40 com duas estrelas e 211 com uma estrela.

Na categoria Bib Gourmand, que identifica restaurantes com uma “muito favorável relação qualidade-preço, com um menu completo por não mais que 35 euros”, foram escolhidos dois portugueses: “Arkhe” (Lisboa) e “Xtoria” (Setúbal).

Portugal contabiliza 36 restaurantes nesta categoria, enquanto Espanha tem 247 (41 novos) e Andorra um, num total de 284 no guia ibérico.

A todos, um brinde com Vinho Português.

Cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022
Cinco novos restaurantes com estrela Michelin em 2022

Deixe o seu comentário