Vinhos

Rosé Dona Aninhas Reserva recebe Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’

Dona Aninhas 2019

O Dona Aninhas Reserva Rosé 2019, da Quinta de S. Sebastião, na Arruda dos Vinhos, recebeu o Grande Prémio ‘Escolha da Imprensa 2020’ da revista Vinho Grandes Escolhas.

Este Rosé, lançado em julho de 2020, é uma homenagem à mãe de António Parente, mas “sobretudo um reconhecimento a todas as mães que, com sacrifício da sua vida, criaram, educaram e prepararam os seus filhos para esta difícil viagem que é a vida”, dizia o proprietário da Quinta de S. Sebastião aquando do lançamento. Pelo que “este prémio tem um significado ainda maior para mim, mostrando que a nossa quinta tem condições para fazer vinhos muito especiais”, declara António Parente. 

Para esta homenagem, o enólogo Filipe Sevinate Pinto concebeu um rosé clássico e elegante, que reflete o terroir de influência Atlântica da Arruda dos Vinhos. “O rosé Dona Aninhas alia as condições naturais onde é produzido, onde a altitude e a proximidade do mar se destacam, com a evolução e conhecimento adquiridos na última década na produção e comercialização deste tipo de vinhos. É um rosé clássico com muita mineralidade, frescura, profundidade e textura, ao nível do que melhor fazemos na Quinta de S. Sebastião”, explica Filipe Sevinate Pinto. 

Este vinho resulta de um blend das castas Touriga Nacional, Merlot e de Castelão (proveniente de uma vinha velha), de zonas mais frescas e de maior altitude (cerca de 450mt). As uvas foram apanhadas cedo, para manter toda a sua frescura e componente aromática. O início da fermentação foi feito em inox, seguido de fermentação e estágio em barricas usadas de carvalho francês, com bâtonnage durante os primeiros meses. O engarrafamento foi direto da barrica. 

O rosé Dona Aninhas Reserva – já tinha recebido excelentes críticas e pontuações em vários media e blogs: Público; Visão; Vinho Grandes Escolhas; Mutante; No Meu Palato; Comer, Beber e Lazer; Contra-Rótulo; Avinhar; entre outros –  é um vinho de cor salmonada muito clara, nariz muito complexo com notas especiadas, chocolate branco e pêssego. Na prova é muito estruturado e texturado, seco, com grande frescura e mineralidade. 

A revista Vinho Grandes Escolha anunciou, esta sexta-feira, os vencedores do concurso ‘Escolha da Imprensa 2020’, que estava agendado para o final do ano passado mas, devido à pandemia acabou por se realizar agora em março. No concurso estiveram a concurso 678 vinhos nas categorias de Espumantes, Brancos, Rosés, Tintos e Fortificados. Todos os vinhos foram avaliados em prova cega e em cada categoria foram apurados dois tipos de prémios: O Grande Prémio Escolha da Imprensa – atribuído ex aequo aos três melhores vinhos de cada categoria; e o Prémio Escolha da Imprensa, atribuído ex aequo aos vinhos melhor classificados em cada categoria. 

Os vinhos da Quinta de S. Sebastião são distribuídos em Portugal pela Vinalda, a mais antiga distribuidora nacional de bebidas, que colocou no mercado o Dona Aninhas Reserva Rosé 2019 a um PVP recomendado de 14,99€ em garrafeiras, bem como no canal HoReCa. Em breve estará disponível a colheita de 2020.

Deixe o seu comentário