Bairrada

GASTRONOMIA EM ANADIA – Feijoada de Leitão e Bacalhau com presunto à Bairrada

Feijoada de Leitão

feijoada3


Ingredientes

Leitão assado – 750 gr ( costela e lombo )
Pés leitão – 6
Orelha – 2
Chouriço – q. b.
Feijão branco – 250 gr
Cebola – 1
Alho – 2 dentes
Cenoura – 1
Louro – 1 folha
Salsa – 1 molho
Azeite – q. b.
Banha – 1 colher se sopa
Sal – q. b
Arroz branco – q. b.

Coloca-se o feijão de molho de véspera. No dia leva-se a cozer em água e sal. Reserva-se.

Leva-se um tacho ao lume com a cebola picada, os dentes de alho, louro sem a nervura central, a salsa, a cenoura cortada às rodelas, alguns pedacinhos de chouriço, azeite e banha. Deixa-se refogar após o que se lhe junta o leitão cortado em pedaços (é necessário ter em conta o sal que o leitão assado já possui). Deixa-se refogar mais um pouco e, de seguida adiciona-se o feijão cozido e um pouco de água da cozedura do mesmo. Deixa-se apurar, rectificam-se os temperos e serve-se acompanhado de arroz branco.

Bacalhau com presunto à Bairrada
4 pess.

Bacalhau_forno_presunto_pimentos


Ingredientes

bacalhau do lombo demolhado 4 postas
fatia de presunto 4 und.
azeite 2 dl
banha 1 col. sopa
alho 6 dentes
pimenta branca moída 1 col. chá

Demolhe previamente o presunto de 1 a 2 horas. Enxugue bem, num pano, o presunto e o bacalhau. Com uma faca afiada dê um golpe nas postas de bacalhau como se fosse fazer sanduíches. Introduza em cada uma delas uma fatia de presunto e aconchegue bem.

Descasque os alhos e esmague-os num almofariz até ficarem em massa; misture-os com a pimenta e a banha e amasse bem. Com esta mistura esfregue as postas de bacalhau só por dentro, mas com muito cuidado.

Coloque-as num tabuleiro médio onde caibam só as postas e deite por cima o resto da massa; regue com o azeite mas não a cobrir as postas. Leve ao forno aquecido a 200ºC durante 40 minutos mais ou menos.

Entretanto, lave muito bem as batatas; coza-as inteiras se forem pequenas ou cortadas ao meio se forem grandes, em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as, descasque-as e sirva-as a acompanhar o bacalhau assim como grelos cozidos.

2 Comentários

Deixe o seu comentário