Bairrada Vinhos

CAVES SÃO JOÃO – O renascer de um mito na Bairrada

menutopo_r1_c1Contactos

São João da Azenha (Anadia)
3781-901 Avelãs de Caminho – Portugal
Tel: (+351) 234 743 118
Fax: (+351) 234 743 000
E-mail: cavessaojoao@mail.telepac.pt

DSC_4310

O propósito

Aliando a história e a tradição familiar ao longo de gerações à modernidade dos processos produtivos e de gestão, as Caves São João tentam hoje superar todas as expectativas. Dedicando-se à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos, espumantes e aguardentes, produtos reconhecidamente de eleição, o objectivo é satisfazer as mais diversas necessidades nos vários segmentos de mercado, de uma forma rentável e criando valor acrescentado a clientes, colaboradores e sócios, proporcionando aos seus consumidores o mais rigoroso paladar.

01

Uma história que atravessa gerações

01-Cave-3

Fundada em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as Caves São João são uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores.

02

Aquela que é hoje a empresa familiar vinícola mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia, passou, nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, inicia também a produção de espumantes naturais, pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mainousson.

03

Nos anos 40 dá início à exportação de vinhos para o mercado brasileiro e, pouco tempo depois, para as colónias portuguesas em África. No final da década de 50 nasce uma das mais célebres marcas de vinhos da região da Bairrada – o “Frei João” – e, um pouco mais tarde, uma marca da região demarcada do Dão, o “Porta dos Cavaleiros”. Com a designação “Reserva”, iniciada pelas Caves São João, esta inova no mercado dos vinhos, utilizando rótulos de papel revestidos a cortiça natural.

Bairrada

Em 1972, as Caves São João adquirem a Quinta do Poço do Lobo, propriedade rústica com cerca de 35 hectares. A Quinta foi, então, totalmente replantada com castas seleccionadas e rigorosamente parceladas. Com as uvas ali produzidas, a empresa produz o “Quinta do Poço do Lobo – Bairrada”, um Bairrada Tinto com uvas das castas Baga, Moreto e Castelão; o “Quinta do Poço do Lobo – Cabernet Sauvignon”, um vinho varietal com a casta de maior prestígio em todo o mundo; e o “Espumante Quinta do Poço do Lobo”, um espumante natural, com uvas das castas Arinto e Chardonnay.
Hoje em dia, e depois de alguns investimentos na área da vinificação e controlo de qualidade, as Caves São João encontram-se preparadas para fazer face aos futuros desafios a nível da produção, sempre com a preocupação de acompanhar a evolução dos mercados e os gostos de consumidores cada vez mais exigentes e atentos.

Caves

Lenda das Caves São João, em versos de Abel Rodrigues Lapa

DSC_4276DSC_4363

“ Nas Caves de S. João
Está um altar
Com o S. João exposto
Pra quem lhe quiser rezar.

Santo-17

Diz a lenda que o santo,
Depois de muito pregar,
Foi ali beber um copo
Prá alma retemperar.

FOTO3

Ao erguer a sua taça
Ele disse com simpatia:
– Nunca bebi melhor vinho,
É uma categoria!

FOTO6

E a todos os presentes
Disse o santo entusiasmado:
– Bebei bem, que igual a este
Não se encontra no mercado.”

Foto_HFoto_L

Santo-5

PORTOFÓLIO

FREI JOAO

PORTAL DOS CAVALLEIROS

POÇO DO LOBO

ESPUMANTES

CAVES SAO JOAO

FONTE: Site Caves São João

Deixe o seu comentário