Vinhos

Luís Sottomayor nomeado para Enólogo do Ano pela Wine Enthusiast

Luis Sottomayor

O Diretor de Enologia da Sogrape, responsável pelos vinhos do Douro e Porto, é o único enólogo português entre os finalistas dos prémios 2021 Wine Star Awards, da prestigiada revista especializada norte-americana.
Num reconhecimento da comprovada qualidade do seu trabalho na produção dos melhores vinhos do Douro e Porto, Luís Sottomayor está nomeado na categoria de Winemaker of the Year (Enólogo do Ano) nos Wine Enthusiast 2021 Wine Star Awards.

Com um percurso de mais de três décadas pautado pelo sucesso, Luís Sottomayor dirige, desde 2007, a equipa de Enologia do Douro da Sogrape, assinando vinhos que se tornaram verdadeiros ícones da região e do País, desde o Barca-Velha aos famosos Vintages de Porto Ferreira e Tawnies da Sandeman.

Apesar de no seu percurso profissional ter já passado por outras regiões vitivinícolas nacionais e internacionais, o seu compromisso com o Douro e o Vinho do Porto valeu-lhe, em 2010, o prémio de Enólogo do Ano de Vinhos Fortificados, atribuído pela Revista de Vinhos, uma das mais prestigiadas publicações portuguesas. Em 2012 esteve nomeado para Enólogo do Ano no reconhecido International Wine Challenge, tendo sido distinguido como Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos em 2012 e 2017. Sempre em busca do vinho perfeito, Luís assume o desafio de se superar a cada vindima, numa ambição que já levou três dos seus vinhos a conquistar 100 pontos na Wine Enthusiast nos últimos cinco anos.

Já na sua 22ª edição, os Wine Enthusiast Wine Star Awards são um dos mais importantes prémios internacionais da indústria do vinho, entregues anualmente a personalidades e empresas que mais contribuíram para o setor. Os nomeados para as diferentes 14 categorias são selecionados pela equipa da Wine Enthusiast e os vencedores serão conhecidos no dia 11 de novembro em https://www.winemag.com/.

Deixe o seu comentário