Concursos Internacionais Nacionais Provas de Vinhos

Novo prazo para o Concurso Cidades do Vinho 2020

wine-tasting

Os Produtores Nacionais, tem até próximo dia 30 de Outubro para participarem com os seus Vinhos num evento único em Portugal, o Concurso Cidades do Vinho 2020.

O Concurso Cidades do Vinho 2020 é organizado pela nossa parceira AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho em conjunto com a ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

Concurso Cidades do Vinho 2020
O Júri de Vinhos a cargo do Eng.º António Ventura.

Objectivo e propósito

O objectivo, é manifestamente promover os vinhos associados ao seu território, estabelecendo deste modo uma aproximação e envolvimento entre os Municípios e os respectivos vitivinicultores locais para, em conjunto, actuarem na promoção e valorização dos vinhos dos seus territórios.

Apesar da primeira edição do concurso decorrer em Lagoa, no Convento São José, de 26 a 29 de Novembro de 2020, já houve anteriormente um certame similar que serviu de inspiração, sendo que este introduz um conjunto de aspectos e factores diferenciadores que o tornam único e a repetir-se poderá vir-se a tornar um óptimo contributo para o mercado dos Vinhos e não só.

Vantagens e benefícios para os produtores de Vinhos Portugueses

Das principais características diferenciadoras do concurso, destacam-se a promoção conjunta dos vinhos e dos territórios, acresce o facto de os produtores que se inscreverem beneficarem de a inscrição que ser também válida sem custos adicionais, para o Concurso Internacional Città del Vino (Itália, maio 2021), logo numa prespectiva de valer 2 em 1, com uma inscrição assegura desde logo a participação no certame nacional e internacional (Portugal e Itália) a no caso da presente edição, também vai incluir a participação dos vinhos mais pontuados na Prova Nacional de Vinhos (Anadia, prevista para próximo mês de Maio de 2021).

copos-vinho-prespectiva

São motivos e razões mais que suficientes para os produtores marcarem presença, logo se ainda não inscreveu os seus Vinhos, clique AQUI e faça a sua inscrição.

Na passada sexta-feira dia 16 na Quinta dos Vales em Lagao foi a apresentação pública e oficial do Concurso Cidades do Vinho 2020, no mesmo dia foi também anunciado o alargamento do prazo das inscrições até dia 30/10/2020 devido à grande afluência de inscrições e à quantidade de produtores que manifestou interesse em inscrever os seus vinhos.

Nesta sessão pública participaram o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Pedro Ribeiro, o presidente da Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, José Calixto, o presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, e José Arruda, secretário-geral da AMPV, entre outros. 

sessao-publica-lagoa-16out2020
Apresentação oficial do Concurso Cidades do Vinho 2020 – Lagoa 16/10/2020

Temos grandes expectativas e pelas manifestações de interesse já verificado pelo concurso que irá decorrer em Lagoa, de 26 a 29 de novembro, integrado no Concurso Europeu Città del Vino, que mereceu contar com o mais Alto Patrocínio de sua Exa. o Presidente da República e de o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O Júri, a Comissão de Honra e Comissão Técnica

Não menos importante e que muito destaca a importância da participação neste Concurso, é o facto de Vasco d’Avillez presidir à Comissão de Honra, uma Comissão composta por quase 90 presidentes de Câmara e 30 personalidades ligadas ao setor do vinho, turismo, enoturismo e gastronomia.

Estando a presidir a Comissão Técnica Científica o especialista e investigador António Curvelo Garcia e António Ventura o presidente do Júri responsável pela avaliação dos Vinhos propostos a concurso.

Os Vinhos Portugueses já mereciam um certame com esta dimensão e características que apontam a um efeito impactante, esperamos muito auspicioso e positivo para o sector vitivinícola em Portugal.

CCV-2020-rodape

Deixe o seu comentário