Mundo dos Vinhos Reportagens Vinhos

Beber Vinho pode ajudar com o coronavírus?

Consumir Vinho faz bem à saúde?

Investigação cientifica mais recente conclui que beber vinho pode ajudar a combater a infecção com Covid-19.

Será que de facto Beber Vinho pode salvar Portugal neste combate com o covid-19?

Ainda é prematuro retirar essa conclusão, mas não era má ideia para nós Portugueses enquanto um dos principais países produtores de Vinho.

Estamos perante uma investigação científica, ainda não se verificando qualquer descoberta de nenhuma espécie de cura ou muito menos uma recomendação para se beber vinho no lugar de medicação, embora como é obvio, era uma boa solução a confirmar-se para nós enquanto Portugueses e “bons” consumidores de Vinho.

Uma coisa é certa, logo em 2020 quando estávamos no início da pandemia na Europa e aqui em Portugal, a Federação Real de Enologia em Espanha defendia que beber vinho ajudava a prevenir ou inibir a infecção com o coronavírus.

Agora surgem notícias sobre estudos mais recentes, desta feita com origem no continente Asiático, numa investigação realizada na CMU – China Medical University, em Taiwan, coordenado por Mien-Chie Hung, sobre o tratamento anti coronavírus, concluiu que os taninos do vinho podem inibir com eficácia a actividade de duas enzimas-chave do vírus.

Artigo-Banner-Vinho-laboratorio-saude
Ensaios laboratoriais e investigações científicas sobre efeitos do Vinho na Saúde

Em declarações à estação televisiva TVBS – televisão de Taiwan-China informou que inicialmente o plano era uma pesquisa cientifica que visava identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a SARS.

O que se percebe destas mais recentes investigações cientificas é que teve como ponto de partida saber-se que os polifenóis podem ter efeitos anti-inflamatórios, aliás, já em 2003 quando a pandemia de SARS existiram outros estudos com relevância cientifica que demonstraram que o tratamento com ácido tânico era eficaz.

Desta vez, o mundo enfrenta um novo tipo de coronavírus e esta equipe de cientistas da CMU pelos vistos realizaram experiências moleculares para novas descobertas.

Beber Vinho ajuda com o Covid-19?

Segundo o Director da CMU Mien-Chie Hung, afirmou que taninos podem prevenir a infecção e controlar o crescimento dos vírus. Os taninos são facilmente encontrados em frutas como bananas e uvas, logo presente em vinho, assim como em chá e vegetais.

Nestas recentes declarações à TVBS foi explicado que os taninos podem vir a ser desenvolvidos no futuro como um fármaco.

Estes cientistas estão convencidos que o consumo de alimentos e bebidas adequadas com taninos também podem ser uma forma de aumentar a imunidade ao vírus.

Uma coisa é certa, a uva e o sorgo têm um conteúdo de taninos relativamente alto e com estas investigações cientificas ficamos com a expectativa ou suspeita que num futuro próximo, possamos ficar a saber que o vinho são um bom remédio.

Enquanto isso bebemos com moderação e satisfação que é uma opção com história e com futuro e esperamos que esta pandemia seja vencida, para já o Vinho continuará a ser uma óptima companhia nesta época atípica.

rodape-artigo-web-licenciamentos-pub

Deixe o seu comentário