A Associação Empresarial de Amarante está a promover um curso gratuito na área do enoturismo. Esta é a oportunidade para os operadores e interessados na área do enoturismo e vinhos aprenderem com profissionais de diferentes áreas, renovarem conhecimentos, modernizarem-se e acompanharem as novas tendências. O curso denomina-se “In Vino Expert”, vai decorrer de 19 de abril a 24 de maio, é em horário pós-laboral e totalmente em formato online. As inscrições estão abertas até ao dia 11 de abril e estão limitadas a 20 participantes.

Esta capacitação visa conceber um produto de enoturismo, no contexto de uma região demarcada de vinhos, segmentado por tipo de visitantes/turistas”, resume a Associação Empresarial de Amarante.  Para o efeito pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um produto de enoturismo adequado a uma quinta de vinhos ou a um hotel temático, respeitando as regras das relações públicas e da boa hospitalidade. Ao mesmo tempo propõe-se apoiar na conceção de um plano de marketing com vista à promoção de produtos de enoturismo, nos canais de marketing digital, atendendo aos critérios para a criação de conteúdos, os melhores canais de promoção e as formas mais eficazes de publicitação.

O curso vai ser ministrado tolamente à distância, com aulas online em tempo real. No total vão ser 52 horas de formação gratuita, com 30 aulas assíncronas e 12 síncronas. As sessões estão marcadas para as terças-feiras, das 18h30 às 20h30.

A primeira sessão está prevista para o dia 19 de abril e será sobre Marketing; segue-se a 26 de abril nova formação, desta vez sobre etnografia. No dia 3 de maio, o tema em destaque será: “Relações Públicas e Protocolos”, e a 10 de maio o tema da sessão será a “Indústria de Turismo do Vinho”, a 17 de maio “Conhecimento do vinho”. A capacitação termina a 24 de maio, com uma sessão de comunicação digital.

Este curso está inserido no projeto “In Vino Expertise”, que junta 6 parceiros de 5 países diferentes: França, Itália, Portugal, Eslovénia e Espanha e pretende atuar em zonas especialmente equipadas com recursos enoturísticos, procurando-se uma abordagem transnacional. Assim, tendo como ponto de partida o valor social e educativo do património cultural europeu, pretende-se contribuir para a criação de emprego, crescimento económico e coesão social. Neste sentido, desenvolveu-se um programa com uma oferta de aprendizagem flexível e totalmente adaptada às necessidades do território, validando-se as competências adquiridas, através da aprendizagem informal e não formal.

O projeto In Vino Expertise é apoiado pelo Erasmus+, um programa da Comissão Europeia que se destina a apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto na Europa.