Uncategorized

GRANDE PROVA MEDITERRÂNICA | AZEITES E VINHOS DO ALENTEJO

• 17 e 18 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa
• Mais de 40 azeites e 400 vinhos alentejanos em prova 
• Seminários e Provas comentadas durante os dois dias
• Concerto André Sardet no sábado
• 17 e 18 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa • Mais de 40 azeites e 400 vinhos alentejanos em prova  • Seminários e Provas comentadas durante os dois dias • Concerto André Sardet no sábado
• 17 e 18 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa
• Mais de 40 azeites e 400 vinhos alentejanos em prova
• Seminários e Provas comentadas durante os dois dias
• Concerto André Sardet no sábado

O evento vai decorrer entre as 16h00 e as 21h00 na sexta-feira, e no sábado, 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 21h00.

Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo em Lisboa” é aberto ao público e terá em prova mais de 400 vinhos e 40 azeites, produzidos por um conjunto de 94 produtores. A iniciativa destina-se a todos os interessados em conhecer aquilo que de melhor se produz nesta região em termos de vinhos e azeites.

PROGRAMA:

 

/ PROVAS COMENTADAS /

PERFIL CLÁSSICO E INTEMPORAL DOS VINHOS ALENTEJANOS / RUI FALCÃO / 17 OUT – 16:30 / SALA PROVAS 1
Os vinhos do Alentejo possuem várias características distintivas e uma capacidade invulgar de gerar exemplares que desa_am a lógica do tempo. Terroir, castas e o saber de gerações em vinhos simplesmente memoráveis.

ALICANTE BOUSCHET, UMA CASTA SINGULAR / RUI FALCÃO / 17 OUT – 18:30 / SALA PROVAS 1
Ostracizada na França , a casta Alicante Bouschet encontrou no Alentejo o berço natural. Está na base de muitos dos grandes vinhos tintos alentejanos, aos quais lhe confere um cor densa, enorme estrutura e uma invulgar capacidade de envelhecimento.

VINHOS ALENTEJANOS – CONHEÇA AS BOAS OPORTUNIDADES / ANÍBAL COUTINHO / 18 OUT – 16:30 / SALA PROVAS 1
Um bom vinho não tem que ser obrigatoriamente caro. Nesta prova obtenha dicas úteis que o ajudarão a selecionar um excelente vinho alentejano a preço convidativo e tome nota de uma seleção pensada por quem sabe.

ANTÃO VAZ E OUTRAS CASTAS / RUI FALCÃO / 18 OUT – 18:30 / SALA PROVAS 1
Os vinhos brancos alentejanos são de uma tipicidade reconhecida, muito devido ao recurso a casta autóctones de características peculiares. A mais conhecida é a casta Antão Vaz, que se revela em vinhos perfumados, firmes e encorpados. Mas, o que dizer de outras, como o Roupeiro, o Arinto, o Fernão Pires…

/ CONVERSAS SOBRE O VINHO / / ZONA DAS CONVERSAS
Quem disse que o vinho é apenas tema de conversa para alguns? Conselhos e dicas práticas sobre os vinhos alentejanos para se tornar um autêntico wine lover.

17 OUT – 16:00 – ROSÉS JOVENS PARA PROVAR COM OS AMIGOS
17:00 – GRANDES CASTAS DOS VINHOS ALENTEJANOS

18 OUT – 15:30 – COMO PREPARAR UMA WINE PARTY LÁ EM CASA!
16:30 – TINTOS PARA UM JANTAR ESPECIAL
17:30 – DICAS PARA HARMONIZAR VINHO E COMIDA
18:30 – BRANCOS JOVENS PARA PROVAR COM OS AMIGOS
/ SEMINÁRIOS /

“A DIETA MEDITERRÂNICA COMO ARTE DE VIVER” / 17 OUT – 16:30 / PALCO
Dieta Mediterrânica, é mais do que um regime alimentar saudável. Venha ouvir o que os especialistas têm para dizer sobre o estilo de vida que mais marcou as tendências da alimentação nas últimas décadas.

“MINI CURSO DE INICIAÇÃO À PROVA DE AZEITES” / 17 OUT – 17:00 / 18 OUT – 17:00 / SALA PROVAS 2
Ponha à prova os seus sentidos. TERESA ZACARIAS, da Casa do Azeite, vai levá-lo à descoberta dos aromas e sabores do azeite.

“AROMAS MISTERIOSOS – DESCUBRA-OS E VEJA SE É UM BOM PROVADOR” / 17 OUT – 19:00 / 18 OUT – 19:00 / SALA PROVAS 2
Uma verdadeira aula com o LUIS PEDRO AMORIM (Diretor da Camara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana).

BAR DO AZEITE / Galega, Cordovil, Verdeal… Tal como as castas de um vinho são nomes que correspondem a variedades de azeitonas que ajudam a tornar os azeites do Alentejo particularmente especiais. Quer descobrir mais? Percecionar as diferenças aromáticas e de palato? Pois bem, este é o local certo.

Delicie-se com saborosos petiscos elaborados com uma das carnes mais suculentas do país, a carne bovina de raça alentejana. Conheça ainda as múltiplas aplicações de um recurso que coloca Portugal entre os líderes mundiais, a cortiça.

Visite também o espaço onde com uma “pitada” de CIÊNCIA E ARTE se dão a provar as mais improváveis iguarias com vinhos do Alentejo.

CONCERTO ANDRÉ SARDET / 18 OUT

EXPOSITORES PRESENTES ATÉ AGORA CONFIRMADOS (clique para ampliar)

LISTA

 

Deixe o seu comentário