Turismo Vinhos Vinhos Franceses Wines

Viajando pelo Mundo dos Vinhos Franceses – Região da Borgonha, parte 1

borgonha-1

Borgonha – Uma amálgama de estilos!

mapa-borgonha
Mapa da Região da Borgonha

A Borgonha é formada por pequenas micro-regiões (mais de 100 AOCs), pequenos produtores, cooperativas e negociantes. Quando um vinhedo pertence a um só dono, é denominado “Monopole“. Por outro lado, existem vinhedos, como o de Clos Vougeot, que possui 51 hectares dividido entre 80 proprietários diferentes, cada um fazendo o que quiser com sua parcela. No total, são mais de 4300 Domaines (denominação de propiedade similar aos Chateaus em Bordeaux) dos quais 85% têm menos de 10 hectares.

clos-vougeot-2

As grandes uvas são as Chardonnay e Pinot Noir, com a presença de Gamay na sub-região de Beaujolais e uma ou outra micro-região em que o corte Pinot com Gamay são permitidos.

Beaujolais
Beaujolais

Diferentemente de Bordeaux, aqui os vinhos são, essencialmente, varietais, mas com uma diversidade de aromas e sabores impressionante devido à grande variedade de terroirs.

Algumas cartas Edafo-climatéricas

a Borgonha tem algo mágico! Durante séculos e séculos o Homem soube moldar sua terra, seu património, e claro! A paisagem que resultou graças aos imensos vinhedos. Gevrey-Chambertin, Meursault, Chassagne-Montrachet, Fuissé, Chablis… as vinhas deram à luz a alguns dos melhores vinhos do planeta. Adeptos da degustação são encontrados em Côte d’Or, em Saône-et-Loire é claro, em Yonne provavelmente e na Nièvre finalmente.

Alguns “Domaine” da Borgonha

Domaine D’Ardhuy à Corgoloin

Domaine Sainte-Barbe et Chazelles

Domaine Sylvain Morey

Le Domaine Maillard Père

Alguns vinhos da Borgonha


Veja ainda:

 

Deixe o seu comentário