1ª edição “Falua Wine Talks” reuniu especialistas e convidados num debate colectivo sobre o futuro do sector do vinho.

Para dar início às comemorações dos 30 anos da empresa, a Falua lançou a primeira edição das “Falua Wine Talks”, uma sessão dividida em três painéis temáticos, que juntou especialistas de diferentes áreas para debater o sector, questionar as mudanças, apontar soluções e partilhar propostas entre pares.

A Brotérea, em Lisboa, foi o local escolhido para juntar dezenas de convidados do sector do vinho e abordar “Projectos com Identidade – uma conversa sobre origens, terroirs e pessoas”, que contou com Bento Amaral (HumanWinety), João Paulo Martins (crítico de vinhos), Ivone Ribeiro (Garage Wines) e moderação de Edgardo Pacheco (Jornal Público), incidindo em questões como a inclusão e humanização das empresas, a falta de Recursos Humanos, a diminuição do consumo mundial de vinho, as políticas anti-álcool, a aposta de formação das equipas comerciais num mercado cada vez mais competitivo ou a necessidade de maior profissionalização do sector.

A rentabilidade dos projectos, a partilha de boas práticas de biodiversidade para poupar tempo e recursos e aumentar os resultados, a crise climática, os ciclos da viticultura, os valores que regem as novas gerações, entre outros temas, serviram de mote ao segundo painel, dedicado ao tema “Ventos de mudança – uma conversa sobre o clima, o que nos rodeia e o que está a mudar”, que reuniu Marta Mendonça (Porto Protocol), Nuno Oliveira (NBI) e Rogério de Castro (Professor Universitário), com moderação de Manuel Carvalho (Jornal Público).

Por fim, “A diferenciação como motor de criação de valor – como criar singularidade num mercado tão competitivo?” juntou Frederico Falcão (Viniportugal), Maria João de Almeida (APENO) e Carlos de Jesus (Corticeira Amorim) numa conversa sobre as tendências de consumo, a investigação e as alternativas à cortiça, a necessidade de saber comunicar projectos e produtos de forma transparente e eficaz num mercado global exigente e competitivo, com Célia Lourenço (Revista de Vinhos) a moderar.

Antonina Barbosa, Directora-Geral da Falua, conduziu os três painéis de um debate que incidiu na necessidade de prever, antecipar, estudar e encontrar respostas para o futuro no sector dos vinhos. “A Falua assenta toda a sua atividade na produção de vinhos feitos a partir de terroirs muito diferenciados, acreditando que é a autenticidade de cada um deles que conduz à criação de qualidade com identidade, excelência e valor. A primeira edição das Falua Wine Talks é uma expressão da nossa vontade de trabalhar com maior proximidade com todos os agentes que podem impulsionar o futuro e contribuir para uma mudança que é inevitável, mas que tem de ser preparada de forma estruturada e colectiva”, destaca.

Para dar início às comemorações dos 30 anos da empresa, a Falua lançou a primeira edição
das “Falua Wine Talks”,

Para dar início às comemorações dos 30 anos da empresa, a Falua lançou a primeira edição
das “Falua Wine Talks”,